|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gustavoceolin

Registrado: 14/03/12 Idade: 42 Mensagens: 58 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 10:37 pm Assunto: Meu ficus e minha...??? Preciso de ajuda! |
|
|
Então pessoal, sou principiante, bem newba mesmo... eu tenho esse Ficus faz uns 10 anos, peguei de um galho e virou isso ai, já corte a raiz umas 4 vezes.
Estou querendo/precisando fazer uma poda drástica, mas não sei como proceder corretamente. No inverno, estou pensando em podar assim
O que vocês acham?
Outra dúvida, tem uma raiz circular bem grossa por baixo dele, quase da grossura do tronco, e essa à esquerda por cima da terra (nunca tive muito tempo pra mecher).
Posso retirá-las quando for podar e fazer o transplantio?
Última dúvida, eu peguei essa muda na casa de um parente, queria saber o nome e se dá pra fazer bonsai disso?
Agradeço desde já, e desculpem a newbisse! hehe
[]'s
Editado pela última vez por gustavoceolin em Seg Mar 19, 2012 1:09 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
junior elias
Registrado: 09/02/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Caxias do Sul-RS
|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 4:09 am Assunto: |
|
|
belo ficus sua ideia de poda esta boa so nao corte os dois galhos superiores na mesma altura.
a su segunda muda parece cer uma azalei e sim da para fazer bonsai. |
|
|
 |
Marcos Jose Hereck 2.o PASSO

Registrado: 02/06/10 Mensagens: 237 Localização: Nova Alvorada do Sul-MS
|
Enviada: Sex Mar 16, 2012 1:53 pm Assunto: |
|
|
Gustavo eu podaria um pouco diferente, cortaria o primeiro galho o da (esquerda)bem mais curto, o galho principal o mais grosso (do meio)sairia fora, e como novo apice ficaria o galho mais fino (da direita), o qual eu cortaria no segundo nó (proximo do tapuer), com isso vc daria mais movimento a sua planta com uma boa conicidade.
mais um detalhe aguarde até o final do inverno para estas interverções.
Quanto a azaleia plante ela no chão ou uma bacia bem grande, ou escorredor aplicando a tecnica da mamadeira e deixe-a cresce-la livremente isso pra que ela possa engordar bastante.
No entanto aguarde os mais experientes opinarem tambem.
att.
Marcos Hereck |
|
|
 |
gustavoceolin

|
Enviada: Sáb Mar 17, 2012 10:16 am Assunto: |
|
|
Obrigado pessoal! Vou pensar direito até chegar a época da poda. Mas como nunca deixei esse Ficus sem folhas fico meio preocupado dele não recuperar. Em relação à essa raiz circular enorme que ele tem em baixo, posso cortá-la na época da poda?
Valeu pessoal! |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Sáb Mar 17, 2012 8:20 pm Assunto: |
|
|
Gustavo eu podaria diferente, onde esta em vermelho eu podaria, o galho da direita eu podaria onde marquei e daria movimento a ele com aramação, onde esta em azul faria um alporque ok
Deste jeito:[img]
No inicio da primavera replantaria inclinando um pouco para a esquerda e começaria a construir a parte aerea mais ou menos desse jeito sempre lembrando de deixar galhos de fundo e frente ok.
[/img]
abraços... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
gustavoceolin

|
Enviada: Dom Mar 18, 2012 9:09 pm Assunto: |
|
|
Vou tentar fazer essa Alporquia, nunca fiz... tenho que olhar onde compro o material aqui em BH...
Em relação a poda do galho direito eu devo aramar reto, certo?
Dureza é esperar até o final do inverno, to doido pra começar os trabalhos nele! hehe
Obrigado pessoal! |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 4:05 pm Assunto: |
|
|
Gustavo o galho da direita vc vai podar e aramar dando a ele um leve movimento parecido com um '' S '' este galho vai ser o novo apíce da planta ou seja a continuação do tronco ok... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 4:26 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
Acho que pode fazer a alporquia agora. Ficus pega facinho por este método. Mas esteja atento a só retirar quando as raízes começarem a escurecer.
Para a alporquia em ficus, caso não disponha de outros recursos, eu faço com areia grossa mesmo.
Primeiro eu faço o anel (observar o procedimento correto)
Depois, corto uma garrafa pet e aproveito o funil da parte de cima. Deste eu retiro o gargalo duro, e corto transversalmente para poder envolver o galho. Daí, é só prender no lugar, enxer de areia, e regar com o enraizante.
Depois de algumas semanas, já dá para notar as novas raízes pelo plástico da garrafa (algumas vezes, elas até começam a sair por cima da areia).
Abraços, e boa sorte. |
|
|
 |
gustavoceolin

|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 8:12 pm Assunto: |
|
|
Beleza Thiago, vou fazer dessa maneira assim que possível e posto as fotos! Brigadão!
[]'s |
|
|
 |
gustavoceolin

|
Enviada: Qua Mar 21, 2012 9:17 am Assunto: |
|
|
Thiago, eu encontrei fibra de coco, posso usar?
Outra dúvida, vou fazer uma espécie de "bombom" no galho, não precisa deixar entradas para futuras regas?
Uso o enraizador apenas uma vez?
Estou procurando sobre o anelamento para Alporquia, mas a parte do Fórum de contém esse material está com os links quebrados.
Obrigado e até +
[]'s |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 21, 2012 1:44 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
Fibra de coco contém um hormônio que dificulta a emissão de raízes. No entanto, pode ser usada, sem problemas, mas deve ser bem fervida antes. Ferva por uns 5 minutos em bastante água, e depois troque a água e ferva por igual período, pois isso elimina a maior parte desse hormônio.
Para regar o "bombom", você pode utilizar vários métodos. O mais usual é apertar bem a parte de baixo para dificultar o escoamento da água, e manter a parte de cima bem frouxa, para que consiga, molhando o galho, fazer a água escorrer para dentro do alporque. Outros métodos também podem ser empregados, como o uso de uma seringa, perfurando o plastico, por exemplo, ou mesmo uma mangueirinha saindo pela extremidade do "bombom", para injetar a água lá dentro. Vale da criatividade pessoal. Eu uso o método que eu mencionei abaixo, porque minha irrigação é automática, e como a garrafa cria um "funil", eu não preciso me preocupar com as regas.
O mais importante é manter o alporque sempre úmido. Se secar totalmente, a chance de sucesso diminui.
Abraços. |
|
|
 |
gustavoceolin

|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 11:17 am Assunto: Alporquia |
|
|
Bom dia pessoal, acabei de realizar a Alporquia:
Aqui seguindo as recomendações do Thiago:
Agora já com o tronco pincelado com Biofert Enraizante e um pouco no substrato que foi previamente fervido:
Molhei bem e deixei na sombra por enquanto, agora é aguardar e torcer!
Obrigado!
[]'s |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 3:50 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
Pode botar um pouco mais de substrato, pois as raízes nascem acima da parte descascada.
Completa mais essa garrafa, que assim o volume de raízes será maior.
Abraços. |
|
|
 |
gustavoceolin

|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 5:35 pm Assunto: |
|
|
Beleza Thiagão, e novamente, obrigado! _________________ []'s |
|
|
 |
gustavoceolin

|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 8:06 am Assunto: |
|
|
Então pessoal, fiz a Alporquia nesse Ficus (21/03) e duas em uma Romã (25/03)... até agora não apareceu NENHUMA raiz, só na Romã, um fiapo de raiz! hehe É normal, ou será que tem coisa errada??? Um ou dois dias a alporquia ficou quase seca. Será que perco tudo por um dia quase seco???
Aproveitando, queria perguntar também se posso fazer estaquia de Caliandra Rosa agora em Abril. Perto do meu trabalho tem um emaranhado de Caliandra Rosa e vermelha no muro de uma casa, dá pra escolher o que quer, sem o dono ver, claro! Então posso fazer agora, tô doido pra trabalhar em alguma planta...
Obrigado _________________ []'s |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|