Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 9:19 pm Assunto: Caliandra rosa 2 troncos?? |
|
|
Galera boa noite!!!!!, comprei uma muda de calindra num viveiro na estrada e tive que cortá-la logo no local pois de tao caneluda não cabia no carro. Preciso de opiniões pois ela já veio com dois troncos.[img]
Uploaded with ImageShack.us
no supertrive junto com umas provávei estacas...
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Editado pela última vez por Otoniel Santos em Ter Ago 23, 2011 9:44 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 9:20 pm Assunto: |
|
|
Gostei. Quero acompanhar. |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 9:22 pm Assunto: |
|
|
Gostei, as raizes dela estão muito boas.... acompanhando |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 12:20 am Assunto: |
|
|
Olá Otoniel.
Se minha tirava um dos troncos pois eles tem o mesmo calibre, não ficando bem como tronco duplo que pede troncos de expessuras diferentes.
Outra coisa, eu podaria muito mais baixo do que você deixou, a não ser que você queira uma planta alta.
Dá uma ohada nesta minha caliandra. Não éw be igual a sua mas também tinha um tronco bem próximo da base.
Poda:
Atualmente:
Outras fotos deste trabalho você pode ver no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-3/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 8:31 am Assunto: |
|
|
Novamente o Ricardo mandando muito bem. Se fosse minha optaria por cortar um deles. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 9:07 am Assunto: |
|
|
Se optar por dois troncos, terá que deixar um engrossar mais. Como o Ricardo falou, doi troncos não podem ter a mesma espessura. Também podaria ela mais baixo. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
Eu não entendo nada sobre as regras. Mas vejo na natureza dois troncos de mesma espessura, com perfeita harmonia.
Ele tem a possibilidade de engrossar um dos troncos deixando-o o crescer livremente, enquanto reduz o outro e faz um controle.
Ele também pode se inspirar em trabalhos assim:
Ou neste, que é ainda mais belo:
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 10:15 am Assunto: |
|
|
Tiago, esse negócio das regras já deu muito pano pra manga aqui no forum.
Eu não gosto de falar em regras, gosto de pensar nelas como orientações e meu post foi a respeito do que eu faria se a planta fosse minha. Inclusive completei minha sugestão dizendo "a não ser que você queira uma planta alta".
Aqui entra muito o gosto de cada um e se a planta passa uma coisa legal pro autor. Eu mesmo tenho um tronco duplo em que os dois troncos tem uma leve diferença de espessura e mesmo assim gosto muito do resultado.
Olha ela aqui:
PS.: Por causa dessa história das regras é que tem muita jabuticaba com cara de pinheiro.  _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 10:37 am Assunto: |
|
|
Otoniel, coloca as estacas em mini estufas que elas vem com certeza.
Não sei se necessário aí na Bahia, mas aqui no sul deu certo.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | Tiago, esse negócio das regras já deu muito pano pra manga aqui no forum.
Eu não gosto de falar em regras, gosto de pensar nelas como orientações e meu post foi a respeito do que eu faria se a planta fosse minha. Inclusive completei minha sugestão dizendo "a não ser que você queira uma planta alta".
Aqui entra .... |
Exatamente Ricardo. Sua caliandra é muito bonita e expressa bem o que eu quis dizer.
Eu já vi algumas plantas que seguem nessa proporção na natureza e acho muito bonito.
Mas é o gosto de cada um que faz a diferença. No momento eu estou procurando um material de tronco duplo ou triplo, e isso influenciou a minha opinião.
Achei a base muito bonita para 'desperdiçar' um tronco.
Ah, aproveitando gostaria que você atualizasse algumas plantas no seu blog. Gostaria de ver como estão. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 12:45 am Assunto: |
|
|
Tiago, estou iniciando a mudança em várias delas.
Aguarde. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
Cortando um dos troncos ficaria com uma base bem interessante... Se for cortar, retire o da esquerda, nas primeiras fotos pois o tronco da direita tem mais conicidade e um pouco de movimento. Gosto de cada um, mas eu também ficaria com um tronco só.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|