FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TESTE COM AMINOMIX E OUTROS PRODUTOS..(TESTE ENCERRADO!)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 16/06/11
Mensagens: 484
Localização: Barreiras - Ba

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, eu acho que simplesmente o negórcio é mesmo o osmocote15.9.12 e o biofert plus. Parabéns e obrigado pela disponibilidade de nos passar tal esperiência.
_________________
Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

marco_avelar escreveu:
Elio, parabéns pela grande iniciativa.

Esse resultado é muito ilustrativo e sem dúvida servirá de referência para novatos e veteranos, tanto pelos os resultados obtidos quanto pelo método aplicado.

Em particular me surpreendeu o resultado da planta 8, que obteve um ótimo crescimento mesmo em areia.

Se você me permitir eu gostaria de colocar um link do seu tópico no tópico em que escrevi sobre "engrossamento de tronco" para ilustrar melhor a parte sobre adubação, seria muito importante para evitar o erro na adubação e traçar uma linha de tempo de acompanhamento de resultados.

Um grande abraço e um bom final de ano.


Marco, realmente uma boa avaliação já podemos obter nesses 4 meses. Com certeza pode colocar o link, Marco!
Abraço e bom final de ano!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Meu xará! Que resultado surpreendente e rápido. Para que medir??? Só o olhômetro diz tudo mesmo. Olha, me surpreendi pelo resultado negativo do Aminomix. Pela pompa que andavam fazendo dele, esperava que ele desse um resultado muito melhor, até melhor que outros. Ou seja, parece que caiu um mito aí, não acham??? Também me surpreendi pelo excelente desenvolvimento em substrato somente areia. Confesso que por falta de tempo em replantar alguns yamadori, eu já tinha percebido isso na prática, mas como nunca avaliei comparado a outra planta de mesma espécie e condição, nunca me pareceu conclusivo...
Xará, quero parabenizar o amigo por este trabalho realizado e que em muito vai nos ajudar a reavaliar certas coisas em termos de adubação. Claro, um deste destes deveria vir com a célebre frase dos laudos técnicos: "os resultados são válidos apenas para as amostras testadas" .... Bom é uma forma de não se comprometer...rsrsrssrsrs
Valeu mesmo!!! Surpreeendente!!!!!!!
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 9:43 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado, Otoniel!

Xará, realmente este é um teste simplório. Talvez com outras espécies ocorra diferente.

Mas, eu particularmente, tirei grandes lições com esse teste, até agora.

Inclusive a sobrevivência de uma planta somente em areia e água.

A eficácia do Osmocote eu já tenho experiência de 4 anos.

O aminomix , realmente, foi uma decepção.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
samerali



Registrado: 03/10/11
Idade: 41
Mensagens: 35
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2011 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

volto a dizer que falta no teste aminomix associado a algum adubo npk da vida ,.... aqui em casa usando peters 20-20-20 associado a aminomix e puro os resultados são diferentes desse mostrado no estudo com aminomix puro ...as plantas com aminomix+peters realmente estão crescendo mais e estão florindo mais cedo do que somente com o adubo puro e em algumas orquideas ateh obitive florações fora de ehpoca.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2012 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Sanerali, beleza!
para tirar as dúvidas, irei incluir Biofert Plus nos vasos 4 e 9 e não incluir nos vasos 5 e 10. Todos os 4 estão com aminomix.
Veremos se ocorrerá diferença, muito embora, cientificamente, eu acredite que não haverá diferença pois não deve haver interrelação entre adubo químico e aminoácido, sendo que o primeiro independe de microorganismos e o segundo é justamente para os microorganismos.
Contudo, a experi~encia mostrará!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
samerali



Registrado: 03/10/11
Idade: 41
Mensagens: 35
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 02, 2012 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

elio otima ideia , assim realmente teremos os dados das formas que o produto vem sendo usado pelo pessoal e tem dado bons resultados ....entaum em meios de cultura laboratorial para micropropagação são incluidos alguns aminoacidos e se eh conhecida a funcionalidade deles no metabolismo vegetal ....depois vou achar o texto que tenho e posto(fato eh que dna e parede celular são formados por cadeias de aminoacidos em qq ser vivo ),temos que levar em conta tambem que as formulas mais modernas usadas fora do pais contem aminoacidos tb se eh assim alguma função tem com certeza ... mais oque ocorre eu acho mais sem embasamento cientifico muito aprofundado , mais achismo q uma teoria muito bem fundamentada e me baseando em estudos de laboratorio feitos para micropropagação eh que os npk's são a base da alimentação e os aminoacidos são como um suplemento ,temos que atentar tambem para hipervitaminose que pode ser um retardador de crescimento muito importante de considerar ....mais eu acredito que a formula de aminoacidos e vitaminas pura do aminomix sem os owtros nutrientes basicos terminam por fazer uma dieta como daquelas pessoas que soh comem carne vermelha sem fibras,carbohidratos e td mais ..falta alguma coisa entende ...

abraços ...
inteh logo mais e sorte!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
samerali



Registrado: 03/10/11
Idade: 41
Mensagens: 35
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 02, 2012 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

" ..... b) Aminoácidos e amidas

A suplementação pode ser realizada pela inclusão de uma proteína hidrolisada ao meio. Qualquer efeito benéfico pode ser avaliado pela substituição desta proteína por uma mistura de aminoácidos e amidas. Os aminoácidos e amidas têm importância na amplificação das respostas morfogenéticas, proporcionando maior crescimento e facilitando a diferenciação no sentido da regeneração. As formas "L" dos aminoácidos são de ocorrência natural. A tirosina apresenta influencia na iniciação de parte aérea em cultura de calos, L-arginina no enraizamento e L-serina na obtenção de embriões haplóides mediante o cultivo de micrósporo. As amidas L-glutamina e L-aspagarina são benéficas na obtenção de embriões somáticos, e a cisteína é incluída .....
..... "
esse recorte eh de uma apostila de biotecnologia sobre cultivo de tecidos vegetais da universidade federal de santa catarina o link completo da apostila esta aqui http://www.lfdgv.ufsc.br/Apostila.htm vale a pena ler e entender bem essa apostila ..pois explica bem direto oque faz cada vitamina, aminoacido , nutrientes minerais basicos ,secundarios ,carbohidratos ...e ateh as fontes mais comuns dos nutrientes ....eh voltada para o cultivo in vitro mais tem otimos ensinamentos para nós sobre a função dos nutrientes e o resultado esperado para cada substancia em ambiente controlado , no nosso caso naum temos um ambiente controlado mais o funcionamento biologico eh o mesmo ; podemos ter alguns ganhos ou perdas pela ação climatica porem se no tubo de ensaio tem essa resposta na "vida real" naum tem porque responder diferente ...
abraços !!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2012 12:22 am    Assunto: Responder com citação

Olha, muito satisfatório o teste, no momento o que utilizo em minhas plantas é somente osmocote NPK 15-9-12 Com micronutrientes, e o resultado é satisfatório.

Obrigado por se prestar a fazer experiencias e postar aqui no forum, para que iniciantes como eu tenham boas bases de fundamentação no bonsai.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 11:34 pm    Assunto: Responder com citação

Elio

Mais uma demonstração de como a Adubação é importante para o desenvolvimento das nossas árvores... e ajudando a desmistificar produtos milagrosos...

Em paralelo a sua experiência eu fiz uma para verificação da questão da superadubação x adubação x não adubação, porém ao contrário de você, eu me preocupei em medir e não em fotografar...

Na sequencia eu vou postar os resultados.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
samerali



Registrado: 03/10/11
Idade: 41
Mensagens: 35
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

quando teremos novas fotos ???
essas plantas tambem passaraum por procedimentos como podas ,desfolhas e outras coisas no periodo do estudo?? desfolha naum eh muito usada pra especie embora aceite bem (naum tem muito oque diminuir nas folhas eu sei Very Happy ).. pergunto para termos dados sobre o retorno das plantas com cada produto ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Mar 19, 2012 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Samerali, esta semana posto a última foto do teste. Vamos ver como ficou.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Mar 20, 2012 9:33 am    Assunto: Responder com citação

É, o aminomix decepcionou mesmo... Crying or Very sad
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2012 12:22 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, últimas fotos! Teste encerrado.

Lembrando:

01-substrato orgânico+caco de telha= só água
02-Substrato idem= água e Biofert Plus
03-substrato idem=água e Osmocote 15-9-12
04-substrato idem=água e Aminomix
05-substrato idem= água e aminomix (dobro da dose)

Os vasos 6 a 10 seguem a mesma ordem, somente o substrato que mudou= Só pareia grossa.

A pedido do Samerali, de 2 meses para cá apliquei Biofert nos vasos 04 e 09.

É isso aí, pessoal!

É só ver e tirar conclusões.

abraço



_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2012 7:49 am    Assunto: Responder com citação

É, para mim não há dúvida, o osmocote é o vencedor!!!
E o animomix....Decepcionou... Crying or Very sad Very Happy
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 3 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil