|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 04, 2011 8:44 pm Assunto: Entrenós |
|
|
Olá ! gostaria de saber qual o procedimento correto para podar ou reduzir os entrenós, se tiver fotos explicativa belezaaaaaaaa.......
Abraço a todos......  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
Becker, ajudaria se vc dissesse a que espécie está se referindo. Há variações de técnicas conforme gênero e espécies.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 10:54 pm Assunto: |
|
|
De forma geral eu uso algo parecido com o processo de desfolha.
é bom tambem reduzir agua e o nitrogenio da adubação para conseguir um melhor efeito, alem disso, costumo ir podando os brotos novos que saem, deixa o 1º corto o segundo.
o problema que cheguei a essa conclusão "sozinho".
não lembro de ter lido algo especificamente sobre isso, mas juntando as pecinhas e tentando, consigo reduzir os entrenos dessa maneira, não sei se e a correta ou mais eficiente.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 05, 2011 3:33 pm Assunto: |
|
|
Meus ilustres amigos! se trata de plantas que crescem seus galhos longos com vários entrenós, tem várias espécies que se ramificam com galhos longos e vários entrenós, a intenção é de saber como se aplica esta técnica para reduzir os entrenós......
Abraço a todos........  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 9:43 pm Assunto: |
|
|
Como bem disse meu xará: depende da espécie. Mas para não ficar sem nenhuma resposta, e falar de forma genérica pode usar a técnica do metsumi. Quando o novo broto tiver 2-3 folhas ou pares de folhas, com a unha corte e retire a pontinha dele. Desta manera ele freia o crescimento, contribuindo bastante para a redução do tamanho dos entrenós...Mas como eu disse, isso de forma bem genérica. Para um melhor resultado deverá ser visto a cada espécie...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 10:29 pm Assunto: |
|
|
Complementando o que meu xará bem orientou, essa é uma das técnicas.
Outra, principalmente para Aceres, é deixar o galho crescer até lignificar até o 2º nó. Aí, corta entre o 1º e o 2º nó. Dali sairá novos brtos com entrenós bem mais curtos.
Já em PInheiros a técnica é bem diferente. Requer a pinçagem com as 4 técnicas aplicadas rigorosamente (Metsumi, Mekiri, Hanuki e Mekaki)
Além disso, em todas as espécies temos que observar os seguintes procedimentos:
1. Jamais fazer em planta débil, doente, fraca.
2. Não deixar a planta à sombra. Quanto mais sol, melhor.
3. Abortar a adubação 4 a 6 meses antes.
4. Rega, só o estritamente necessário.
Bem resumido, é isso aí!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|