FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

É possivel adaptar?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 1:21 pm    Assunto: É possivel adaptar? Responder com citação

Amigos,tenho visto em algumas literaturas que as plantas aquaticas conseguem se adaptar ao solo . Ja que elas se adaptam ao meio onde sobrevivem seria possivel fazer com que um bonsai que precisa de muito sol ,viver mais na sombra?

Digo isto ,pois os meus nao tem tomado quase nada de sol,por falta de lugar
mesmo , meus bonsais estão em uma cobertura da casa ,e bate pouquissimo sol, só de manha mesmo mais ou menos umas 2 horas por dia, sera que é possivel eles se adaptarem neste ambiente,sem se prejudicarem quanto ao desenvolvimento?

abs
Marcelo

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei não viu Marcelo..

Dependendo da espécie até aguenta um pouco mais ficar sem sol, agora se for junípero por exemplo, não aguenta não..

Quais são as espécies que vc tem?
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 5:57 pm    Assunto: adaptação Responder com citação

McDonald , eu tenho mudas de romã, umas 4 , figo 2 , limoeiro ou mexerica não sei ainda 2 mudas , 3 mudas de mil cores, é isto ai.

Eu tinha uma jaboticabeira,comprada no supermercado ,mas quando a levei ao sol morreu em uma semana, ai surgiu esta duvida, pois em quanto ela estava na sombra sobrevivia bem e estava viçosa,quando a expuz ao sol secou de uma vez. E ai surgiu esta duvida . Eu estou sem lugar de sol aqui ,
mas tem uma janela que pega sol direto,ai coloquei ela la.

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

MArcelo, minhas plantas estão há mais de um ano no jardim de inverno. Algumas não recebem luz solar direta em nenhuma hora do dia. Mesmo assim todas elas se adaptaram bem e crescem normalmente. Única coisa é que as folhas parecem ficar maiores que o normal, mas isso ainda não me preocupa porque ainda nenhuma delas está precisando diminuir as folhas. Tenho várias espécies (ficus, amora, primavera, duranta, caliandra, etc.). Das que você citou~tenho uma romã, mas 2 horas por dia dá para manter sim.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, as plantas precisam de sol para ter saúde, isso é inegável. Você até pode cultivar algumas espécies com pouco sol, mas elas sempre serão plantas frágeis, com descoloração nas folhas, entrenós longos, folhas tenras, etc...o sol é necessário para fixar a clorofila nas folhas..
O caso de sua jaboticabeira, queimou exatamente porque vivia à sombra.
Sabe-se lá quanto tempo estava no supermercado, sem ver a cor do sol. E não sei se você deixou mais tempo ainda à sombra antes de colocar no sol...
Nunca se pode retirar uma planta que está vivendo em local sombreado e expor diretamente ao sol. Vai queimar, morrer, é claro... Depois de ter vivido por mais tempo em local sombreado a planta tem que ser exposta aos poucos ao sol, aumentando gradativamente até exposição total...
Isso vale também para as plantas que você tem aí..
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Nem preciso dizer mais nada... uma verdadeira aula....

Valeu ai Elio..
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 10:44 pm    Assunto: adaptação Responder com citação

Elio ,eu deixei uma semana na sombra,depois achei que ela tinha que tomar
sol para ser uma planta viçosa, a minha burrice foi expo-la diretamente ao sol e quando vi ela da o grito ja era tarde. Mas fica de lição para nunca mais acontecer .

Quanto as outrtas,ja estou mais tranquilo,ainda mais agora com a resposta do Nikkei 100 , vou continuar a deixar elas como estão, e nao vou fazer nenhuma mudança de local ,pois elas ja estão aqui a mais de 2 anos e estão viçosas ,e desenvolvendo bem.

vou abrir um novo post com umas fotos que tirei hoje de dois bonsais e umas mudinhas de romã

as dicas ajudaram muito e com certeza servira de auxilio a outros participantes ai do forum

abs

希望 (esperança)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: