FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

MINHA ARVORE SUA OPINIÃO - LIGUSTRUM
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 04, 2011 10:12 pm    Assunto: MINHA ARVORE SUA OPINIÃO - LIGUSTRUM Responder com citação

OLÁ PESSOAL, COLOCO A FOTO DO LIGUSTRUM QUE COMPREI FAZ 1 ANO, ELE ESTÁ BEM BONITO (EU ACHO!!!)
GUARDEI DENTRO DE CASA NOS DIAS DE MAIOR FRIO E VENTO AQUI EM GUARAPUAVA, PARANÁ. TENHO DUAS SERISSAS E UM COTONEASTER. MAIS UMA JABOTICABA E UM JUNÍPERO OS QUAIS AINDA NÃO SÃO BONSAIS MAS, PRETENDO TRANSFORMÁ-LOS.

URL=http://imageshack.us/photo/my-images/832/dsc04748x.jpg/][/URL]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 05, 2011 12:04 am    Assunto: Responder com citação

Está bonito seu ligustro. E poderá ficar ainda melhor com seu trabalho e aprendizado no bonsai.
Vai podando ele e deixa crescer livremente o galho mais baixo da esquerda, que por ser o primeiro galho do bonsai sempre deve ser o mais forte e mais longo. Depois que ele estiver bem crescido (pode deixar ficar com mais de 30-40 cm, vai ficar meio feio, neste período, mas é necessário), eu dizia depois de crescido, volte a podar ele mais curto, mas sempre levando em conta que ele deverá ser mais longo do que todos os outros galhos. Então você vai ficar podando ele para formar toda uma nova folhagem, dando mais volume neste local, perimitindo uma boa triangulação da copa e assim um melhor equilíbrio do seu bonsai.
Quanto a guardar no inverno, mesmo em Guarapuava, que é muito frio, para o ligustro não é necessário. Eu moro perto de Gramado (RS) a 750 m de altitude e tenho muitos ligustros, tanto em vaso quanto no chão e todos ficam ao relento, mesmo abaixo de temperaturas negativas, sem problemas...
abraços
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 07, 2011 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Está bonito seu ligustro. E poderá ficar ainda melhor com seu trabalho e aprendizado no bonsai.
Vai podando ele e deixa crescer livremente o galho mais baixo da esquerda, que por ser o primeiro galho do bonsai sempre deve ser o mais forte e mais longo. Depois que ele estiver bem crescido (pode deixar ficar com mais de 30-40 cm, vai ficar meio feio, neste período, mas é necessário), eu dizia depois de crescido, volte a podar ele mais curto, mas sempre levando em conta que ele deverá ser mais longo do que todos os outros galhos. Então você vai ficar podando ele para formar toda uma nova folhagem, dando mais volume neste local, perimitindo uma boa triangulação da copa e assim um melhor equilíbrio do seu bonsai.
Quanto a guardar no inverno, mesmo em Guarapuava, que é muito frio, para o ligustro não é necessário. Eu moro perto de Gramado (RS) a 750 m de altitude e tenho muitos ligustros, tanto em vaso quanto no chão e todos ficam ao relento, mesmo abaixo de temperaturas negativas, sem problemas...
abraços

Elio

Obrigado pelas dicas!

Como o clima nas regiões serranas no sul é muito parecido,
poderia me informar se a Serissa Foetida e a Serissa chinensis
podem também ficar para fora no inverno, pelo que li elas não gostam
muito de temperaturas baixas, tenho também um cotoneaster microphilla , este também pode ficar no relento? Comprei todos da bonsai do campo vou por as fotos no forum mais abaixo, desde já agradeço!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: