FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvidas com areia...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2011 1:58 pm    Assunto: Duvidas com areia... Responder com citação

amigos hoje plantei uma muda de ficus pumila, plantei em areia pura pois tinha pouca raiz duvidas:
quanto tempo tenho que deixar ela em areia pura para um bom desenvolvimento de raiz?
quando tiverem raiz é possivel fazer uma aramação mesmo ela estando plantada em areia, ou melhor fazer um transplante para um substrato melhor e dai sim fazer a aramagem?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2011 2:50 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio,

muita calma e paciência. Nós, como iniciantes, temos a tendência a querer acelerar o processo. Já fiz isto muitas vezes. Sugestão: deixe ele na areia por algum tempo sem fazer nenhuma intervenção. Uma boa dica da recuperação é quando ele estiver emitindo muitas brotações saudáveis (como diz o nosso amigo Nickyfury). Otra coisa importante seria você colocar fotos para que todos possam opinar melhor.

grande abraço.
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2011 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Além da paciência, já recomendada eu lhe aconselharia ler muitas matérias relacionadas a substratos e sobretudo trocar idéias com os mais experientes. Isto feito vc irá constatar que a areia não precisa ser um substrato temporário. Eu, a exemplo da grande maioria dos praticantes da arte, uso a areia de "obra" como base para todos os substratos. Com excessão das frutíferas e floríferas, onde eu uso duas partes de areia para uma de terra vegetal, o resto é areia 100%.
Aliás eu tbm uso um pouco de pedrisco, ou as vezes 100% pedrisco...
Deixemos os mais experientes opinarem...

Voltando a sua pergunta, vc pode fazer todos os procedimentos e técnicas com uma planta num substrato arenoso.

Forte abraço...
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2011 9:04 am    Assunto: Responder com citação

eu, tenho algumas mudas que ja estão fazendo 2anos e ainda estão na areia, e acho que vou esperar mais alguns meses para retirar....
eu cometi uma burrada de tirar um reseda antes da hora e perdi uma linda planta...

mesmo ele soltando muitos brotos não quer dizer que ele esta totalmente recuperado.

Se vc adubar certinho pode ficar na areia por muito tempo.
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2011 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Leandro. É bom deixar mais tempo a planta em recuperação na areia. Só adube depois que emitiu brotação e deixe até 2 anos. Com adubação adeuqada já poderá fazer os primeiros procedimentos ali mesmo, ganhan do bom desenvolvimento e farta formação de raizes.
abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: