Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 9:46 am Assunto: PRIMAVERA - MUDA DE VIVEIRO |
|
|
Olá colegas foristas, bom dia!
Seguem as fotos de uma primavera comprada em viveiro de plantas. R$ 15,00 paguei nela.
Acredito que tem uma boa estrutura de tronco.
Gostaria da opinião dos colegas e digo que pretendo usar apenas a parte que aparece na quarta foto! O resto talvez estacas!
Sem mais, seguem as fotos!
Do amigo, Ricardo.
Conjunto total
Base da planta
Escala
Base do tronco já inclinada para visualização
Comentem a vontade! Aproveito para saber dos colegas, o que deveria fazer com ela no fim do inverno e início da primavera! Transplante? Poda radical? Falso transplante? Bacia maior? Escorredor e Mamadeira? Nada?
ME AJUDEM!!!  |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 12:11 pm Assunto: |
|
|
Ricardo...[
Bela planta heim...
Vc já fez alguma poda nela? é que vi algumas cicatrizes...
Quanto ao que fazer..... SE FOSSE MINHA.
Eu podaria ela logo depois da segunda curvatura.... Está mais do que aparente o estilo moyogi......
Quanto ao transplante deixaria pro final do inverno, colocando em uma bacia grande pra melhorar o nebari.
Boa sorte..
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 12:30 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald, obrigado dos conselhos!
Fiz algumas podas, mas na verdade só retirando galhos mortos e podres. Preservei a massa verde, pois sei que agora as plantas se podadas não responderão tão bem quanto no fim do inverno e começo da primavera, a nivel de brotações.
Penso sim e fazer o corte dela (só ainda não decidi se após a segunda ou após a terceira curva). Moyogi tá bem claro no tronco, e com certeza será o estilo adotado. Deixarei para fazer o corte pós inverno, pois creio que ela retornará com mais força! Agora será que no inverno faço o transplante trocando o substrato atual? Ou faço um falso transplante? Com certeza irá para uma bacia maior, com furos na parte lateral e inferior e com um substrato mais drenante. Mas fica a questão: Transplanto e troco o substrato ou faço um falso transplante, preservando o torrão, no final do inverno?
Abraço!
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 12:43 pm Assunto: |
|
|
Ricardo...
Eu não tenho experiência pra te dizer na verdade... Fiz um transplante faz alguns dias em primavera, mas foi pq fui obrigado... o dono não queria se desfazer do vaso.. e eu estava muito longe de casa... era ali e na hora mesmo....
Vamos aguardar os mais experientes...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jun 15, 2011 1:39 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, ano passado fiz transplante e poda radical nesta época de uma primavera que comprei. Ela ficou latente até a primavera quando começou brotação intensa.
Ontem inclusive comprei uma primavera fiz poda radical e transplante. Mas não tive muita opção, ela estava enterrada no chão e o torrão se desfez. Praticamente um yamadori. Já fiz a poda radical para as brotações virem baixas na primavera.
Na sua eu pensaria em transplantar já para um substrato bem drenante, sem fazer muita poda de raiz, para uma bacia mais larga e menos alta. Deixe para podar no final do inverno, quando já pode´rá iniciar adubação e assim as brotações vêm com tudo.
Eu podaria após a segunda curvatura, mais ou menos no meio. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 10:44 am Assunto: |
|
|
Caro colega Nikkei 100!
Obrigado do direcionamento!
Apenas uma questão que gostaria de ajuda: Farei o reenvase dela para uma bacia maior e perfurada, com substrato mais drenante. Porém desmancho o torrão das raízes? Ou faço um transplante sem o desmanchar? Quanto a poda, farei no fim do inverno e começo da primavera mesmo, muito possivelmente acima da segunda curva, como o colega descreve!
Obrigado!
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 11:11 am Assunto: |
|
|
Eu trocaria todo o substrato, ou seja, retiraria toda esta terra (que deve ser terra vermelha. Se puder, deixe mergulhado em hormônio enraizante (tiamina, biofert, superthrive) por uns 20 minutos e depois coloque na bacia. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

Registrado: 29/03/11 Idade: 40 Mensagens: 146 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 12:08 pm Assunto: |
|
|
bela planta,eu pensaria em algo assim:: mais sou mero iniciante.
estou acompahando o topico..abrçs
essa bem parecida com a sua
 _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 12:17 pm Assunto: |
|
|
Ao desmanchar o torrão cuidado, as pimaveras têm raízes delicadas. Pode usar água sob pressão pra ajudar também. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 1:49 pm Assunto: |
|
|
Rafael Santos, obrigado da projeção!
Nikkei, muito obrigado da dica da água para ajudar a desmanchar o torrão. Mas gostaria de saber se desta forma (desmanchando o torrão), não será melhor aguardar até o fim do inverno?
Segue uma imagem da altura que pretendo fazer a poda, com uma "linha" vermelha marcando.
Criticas, comentários, sugestões, tudo é bem vindo!
Do amigo Ricardo.
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 2:19 pm Assunto: |
|
|
O local do corte é este mesmo ao meu ver.
Se fizer na primavera é mais garantido, mas não vejo problema em fazer agora. Aguarde outras opiniões _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 2:26 pm Assunto: |
|
|
Ricardo!
Material muito bom e pagou bem barato.
Baseado nesta última foto, pode mais baixo do que vc assinalou em vermelho. Pode um pouco abaixo daquela cicatriz. Lembre-se que dali surgirão novos galhos e ápice, ou seja, ela ficará mais alta.
Sugiro fazer tudo no final do inverno.
Retirar desse vaso, lavar as raízes, selecioná-las, podar as que estiverem pretas e as desnecessárias (principalmente as que estiverem debaixo do tronco) plantar num vaso ou bacia grande.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Sex Jun 17, 2011 6:33 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 38 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Qui Jun 16, 2011 5:06 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelo material Ricardo! Não é sempre que se acha uma planta dessas em um viveiro!
Eu faria como o Élio falou, cortaria mais abaixo da linha vermelha, senão a árvore pode ficar pescoçuda.
Abraços! _________________ Bonsai Bagé:
http://bonsaibage.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 17, 2011 3:46 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100!
Obrigado! O colega Élio diz pra aguardar o fim do inverno, então assim será! Fazendo, posto fotos aqui mesmo para os comentários e ajuda do colega.
Élio!
Sempre que posso passo no Ceasa da minha cidade, procurando plantas! Tem algumas proprietárias que vendem plantas lá que até me ligam dizendo que chegou alguma coisa que talvez me interesse, pois já cansei de descrever quais os materiais que mais me agradam...hehe...
No fim do inverno será então!!! Pós intervenção posto as fotos! Mais uma vez muito obrigado mesmo!
João Pedro!
Obrigado! Sempre fico de olho em todos os viveiros de plantas! As vezes as que nos prestam estão até "encostadas" no fundo do viveiro, por serem "feias" para jardins e calçadas, e conseguimos comprar por um preço mais em conta!
Acompanhem sempre! Opinem e ajudem!
Abraços!
Do amigo Ricardo. |
|
|
 |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 2:15 pm Assunto: |
|
|