FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Branquilho
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Dom Set 11, 2011 11:46 pm    Assunto: Branquilho Responder com citação

Boa noite pessoal!

Gostaria de pedir umas dicas de como retirar ou preparar para a retirada, um branquilho com as seguintes características:

- Se encontra em uma encosta de rio de água doce;
- Possui cerca de 50cm de altura;
- Fica no barranco, e era, antigamente "surrado" pelas águas do rio;
- Suponho que ele tenha uma idade acima de 70 anos;
- No local onde ele cresceu, havia a entrada de um cano d'água antigo.

Inicialmente conversei com o amigo Elio, mostrando inclusive algumas fotos.
Entretanto, desse branquilho que vos falo, não tenho nenhuma foto.
Acho que essa deve ser a época correta para a retirada, mas como nunca fiz de árores tão longevas, fico com algumas dúvidas.

QQ dica vai valer a pena ok? Abraço a todos e boa noite e início de semana! Wink
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bruno matorizen
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/11/10
Idade: 27
Mensagens: 200
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Seg Set 12, 2011 1:08 pm    Assunto: Responder com citação

eu tenho um branquilho, e bem complicado se eu fosse vc tentaria tira com um enorme torrão pq e uma planta chatinha
ta peguei um monte mais todos morreram
so to com um
e to tentando uma alporquia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/10/10
Idade: 26
Mensagens: 244
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Seg Set 12, 2011 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

ao contrario que o amigo bruno falou eu acho que e uma planta boa para se trabalhar e só saber fazer o yamadori na época certa como agora .
bruno que eu me lembre quando vc fez yamadori de branquilho foi no inverno acho que por isso nao pegava Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Seg Set 12, 2011 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando se possivel posta umas fotos dele ae!! Very Happy
Abraxx
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Set 13, 2011 12:18 am    Assunto: Responder com citação

Opa...
Assim...não tenho foto daquele que eu quero retirar, mas ele é parecido com esses aqui da foto abaixo:



E esse outro:



Esse dois ficam, ao contrário daquele que quero retirar, em área alagada ou que alagam com frequência, têm pouca profundidade e possuem mais ou menos a mesma idade creio.

Quando tiver foto posto aqui.
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2011 6:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Independentemente de onde cresçam, se em area alagada ou seca, a melhor época para a retirada é na primavera, e não agora. Sugiro o nobre colega aguardar um pouco mais, visto que a primavera estará se iniciando a partir do dia 23/09, então lá pelo dia 30 ou subsequente, terá uma ótima oportunidade de recolher o material descrito, sem nenhum risco de perda.

Enquanto isso, vá preparando um bom substrato drenante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, carvão e casca de pinus. Acrescente umas folhas secas recolhidas próximo de onde está a planta, para enriquecer a mistura. Use como recipiente de cultivo uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral (muitos furos, quanto mais melhor), com uma altura maxima de 10cm, o que irá facilitar bastante a recuperação da planta.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2011 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Seph, não contrariando o amigo Nicky que mora no planalto central, vamos regionalizar a informação... Em nossa região e até micro-região as plantas já estão com a brotação a mil. Portanto a primavera climática já começou há algumas semanas, apesar de por vezes a temperatura inda baixar. Desta maneira pode fazer o yamadori de imediato. Sem problemas...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2011 7:48 am    Assunto: bonsai Responder com citação

As informações do nobre amigo Elio são sempre preciosas e eu as aceito, sem restrições. Sobre o clima, porém, é sempre importante ressaltar que para nós, humanos, é bem diferente do que para a fisiologia vegetal: as plantas têm sensores específicos que determinam as alterações climáticas a um nível que nós, infelizmente, não nos apercebemos. Fatores visuais e táteis, como alterações na temperatura e chuvas podem até indicar, para nós, que a primavera chegou. Mas para as plantas, ainda estamos no inverno.

É algo parecido com a contagem do tempo. Alguns cultivadores, erroneamente, pensam que um ano para uma planta tem doze meses, ou 365 dias (exceto o bissexto). Na verdade, esse ano das plantas pode ter para mais ou para menos, a depender sempre da diversidade climática. Quando dizemos que uma planta qualquer levará aí uns dez ou quinze anos para se tornar um bonsai, podemos sempre extender esse prazo para mais, mesmo que o cultivo seja controlado, rigoroso e bem manejado, com rega sistematica e aporte de nutrientes corretamente executado.

Agora, o mesmo vale para o clima. Aqui no DF o pessoal teima em dizer que é igual ao nordeste: só há dois períodos, ou seja, ou é seco e quente, ou frio e chuvoso. As quatro estações climáticas, existentes em todo o globo terrestre por sinal, estariam reduzidas a duas. Para nós, humanos, sempre será dessa forma. Mas para a fisiologia vegetal, não. E mais: há forte influência da lua, do magnetismo terrestre, dos ventos solares e de outros fatores para a maioria de nós, humanos, imperceptíveis ou que não vem ao caso, por não nos apercebermos deles tanto quanto as plantas.

Por isso advogo no sentido de agir de acordo com o posicionamento correto do clima. Cada ação, desencadeada dentro do cronograma correto, para não correr risco de perda. Agora, se ainda assim quiserem insistir e nadar contra a corrente "climática", lavo as minhas mãos. Gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Pressa e impaciência não levam a nada, a não ser a exasperação e malogro. Mas alguns apressadinhos até que dão sorte, então...... Rolling Eyes Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2011 8:42 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Agradeço às informações de todos, primeiramente.

Concordo com o amigo Elio, já que, relamente após o frio intenso houve uma certa relaxada efetuada pelo tempo e nos últimos anos a primavera têm começado mais cedo. Tanto que noto as brotações das azaléias por exemplo, que deram um "plus a mais agregado" nos ultimos dias rsrs... Até fiz um transplante de pitanga que está respondendo muito bem, mas não vêm ao caso...

Entretanto também considero as colocações do Nicky uma vez que, neste fim de semana estaria inicialmente "preparando" o material. Isto é, a real transplantação será efetuada dentro de umas duas semanas ou mais, dentro do período considerado interessante ao transplante. Creio que esse prazo está dentro do que chamamos de início da primavera...
Minha dúvida cresce, na verdade, no processo anterior a troca, onde ouvi falar vagamente que é preciso efetuar um círculo inicial ao redor da planta cuidando para não atingir demasiadamente as raízes. Após essa parte cobrir com parte de substrato que será utilizado no vasilhame citado pelo Nicky. Esses fatos procedem?

Abraço à todos.
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edicarlos Roberto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/06/11
Mensagens: 251
Localização: Toledo - PR

MensagemEnviada: Ter Dez 10, 2013 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Seph1903 vc efetuou a coleta?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 14, 2014 8:30 am    Assunto: Responder com citação

Edicarlos Roberto, desculpe a demora!
Eu não fiz a coleta, apenas fiz um círculo ao redor dela enchendo com pedrisco do próprio rio que cruza ao lado.
Juntei também terra e areia do próprio rio de forma a propiciar um meio macio e mais fácil de retirar depois.
Se tudo der certo eu queria retirar no fim do próximo inverno.

Abraço
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil