Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 8:28 pm Assunto: Poda de raízes para melhorar o Nebari |
|
|
Srs.
Sei que muitas vezes devemos podar as raízes para melhorar a aparência do nebari que é, junto com o Tachiagari, a parte mais relevante e marcante do Bonsai.
Como nunca fiz esse tipo de intervenção, gostaria da ajuda dos amigos + experientes.
Tenho uma Calliandra que pretendo começar a trabalhar seu nebari e não sei com ela está abaixo substrato. Já estou me antecipando e perguntando como fazer com as raízes que aparecem na foto abaixo.
Se quando eu remover ela da bacia, a parte de baixo não for atraente pretendo mexer com as raizes que aparecem na foto para que elas comecem a ramificar do corte marcado.
Na última foto fiz duas marcações nas raízes. As cores indicam a inclinação do alicate e a forma que o corte ficará.
Gostaria de saber qual a melhor inclinação? Azul ou Vermelho?
Se for preciso cortar ali, pretendo mexer o mínimo possíves com o torrão e colocar um prato plástico pouco abaixo das raizes marcadas para poda, separando as raízes de cima das de baixo, e cobrir com substrato para que elas cresçam horizontalmente por uns 2 anos. Findo este prazo poderei ver como está a evolução.
Agradeço desde já a ajuda dos amigos.
Grande abraço a todos,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 2:15 pm Assunto: |
|
|
Ainda não Mcdonald...
Ela está 3 anos neste substrato formado por 50% pedrisco e 50% substrato para mudas adubado com esterco animal.
Abraço,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 4:00 pm Assunto: |
|
|
Hummmmmmmmmmmm.. e no caso o vaso é grande? ou está no escorredor?
Nestes 3 anos já foi transplantado alguma vez?
Desculpe o monte de perguntas. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 6:22 pm Assunto: |
|
|
E se além das podas das raízes referidas, fizesse um alporque nesta altura? As caliandras respondem bem a aeste procedimento. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 11, 2011 10:02 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Hummmmmmmmmmmm.. e no caso o vaso é grande? ou está no escorredor?
Nestes 3 anos já foi transplantado alguma vez?
Desculpe o monte de perguntas. |
O vaso é grande sim e não está em escorredor.
Antes disso, ela estava em outro vaso um pouco menor e + raso ai passei ela para o que está atualmente....
Quanto as pergunta, não tem problema... fique a vontade para especular  _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 11, 2011 10:14 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | E se além das podas das raízes referidas, fizesse um alporque nesta altura? As caliandras respondem bem a aeste procedimento. |
É essa a idéia!...
Com o prato plástico, encaixado abaixo das raízes marcadas, fazer o anel da alporquia e começar o trabalho do nebari; isso se a parte de a baixo do substrato não for interessante...
Mudando um pouco de assunto + continuando no mesmo...
Será que a inclinação do corte, para as raízes marcadas, é importante?
Tenho para mim que se eu cortar as raízes com o alicate em posição de 90° em relação as raízes terei melhores resultados.... Estou certo ou não?
Abraço,
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 12, 2011 12:03 am Assunto: |
|
|
Rogério...
Sei que a resposta não é a que espera, mas visto que estamos quase na entrada da primavera e já faz um tempo que vc não transplanta ela, aproveita e já faz o transplante bem feito... ai se vc achar que o nebari não tá legal, tesoura e alicate nas raízes... hehehehe... só deixa coberta pra enraizar mais... ...
Acho que é a única resposta plausível pro seu caso. [
Sem contar que calliandra enraiza que é uma beleza....
Abração meu véi. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 6:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Creio que o nobre colega está cometendo um equivoco em relação às raízes dessa caliandra, ao pensar em cortá-las. Para melhorar o nebari, é preciso fazer o replantio na próxima primavera, de preferencia em um recipiente maior tipo uma bacia plastica de no maximo 10cm de altura, contendo o mesmo substrato até agora usado. Esse recurso amplia a area de formação radicular, estimulando o engrossamento das atuais raízes, que irão ficar bem melhores estando mais grossas que mais curtas e finas.
Num recipiente maior, com mais uns cinco anos de cultivo sistemático (rega, exposição solar e adubação regular), essa planta engrossará o tronco, bem como ficará com um nebari mais grosso, denotando um trabalho técnico superior. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|