FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Enxertia em Acer palmatum
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marceljp

MensagemEnviada: Seg Set 12, 2011 9:30 am    Assunto: Enxertia em Acer palmatum Responder com citação

Comprei recentemente uma muda de Acer palmatum, mas os galhos estao meio baguncados... os galhos sao compridos e somente na extremidade se tem uma boa ramificacao. Gostaria de saber do pessoal que tem mais experiencia, se posso usar tecnica de enxerto p diminuir o comprimento do galho. Por exemplo: pegar um galho longo, cortar o excesso e utilizar a ponta p ser aplicada no mesmo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2011 6:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O enxerto não funciona dessa maneira que voce escreveu. Para entender melhor o processo, sugiro ao nobre colega pesquisar a respeito no site do Atelier, na seção matérias. Lá irá encontrar diversas modalidades de enxertia, e poderá então entender melhor o procedimento correto para melhorar a estrutura de sua planta.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marceljp

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2011 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nickyfury, justamente sua resposta que estava esperando, um dos mais sabios do forum... Eu postei pq vi uma vez senao me engano uma foto na internet, em que era feito varios enxertos em varios galhos simultaneamente, embora ja fosse uma arvore formada e velha. Dai pensei. bom sera que e possivel isso. Tbm pesquisei em varios sites japoneses para ver se encontrava algo a respeito, estou pensando em importar um livro japones que fala sobre os momiji...
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2011 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Marcel, como bem disse o amigo Nicky a coisa não é bem por aí... Para facilitar um pouco sua pesquisa, citarei os tipos mais usados de se enxertar que são: enxertia de garfagem, borbulha, encostia, transfixia e outras...
Apesar de já ter feito centenas de enxertos em várias espécies nunca houve a ocasião de fazer em acer palmatum, portanto não tenho experiência prática de enxerto com esta espécie. Mas por analogia com outras espécies, creio que a transfixia ou encostia devam ser as mais adequadas...é apenas uma dedução. Pesquise a forma de fazer dentro destas técnicas...
abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2011 7:39 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcel, lamento dizer mas não há livros japoneses que ensinem a lidar com enxertia em aceres. O que existe, na verdade, são artigos em revistas especializadas, como a Kinbon, editada pela Kindai e a Bonsai Sekai. A revista espanhola Bonsai Actual (vendida no Brasil pela empresa O Bonsai) vez ou outra traz matérias bem formuladas e datalhistas sobre esse tipo de aplicação técnica.

O melhor livro que trata especificamente de acer foi escrito pelo bonsaista Peter Adams, com excelentes imagens (desenhos e fotos) em que ele explica detalhes sobre o cultivo, técnicas e outras informações pertinentes a inumeras variedades de aceres, incluso o palmatum. O título do livro: BONSAI WITH JAPANESE MAPLE (editado em ingles). Eu comprei um exemplar, recentemente, pelo site da livraria Cultura, pagando no total (livro e frete) R$78,00. Vale a pena, posso dizer. A aquisição, para mim, foi por que gosto da variedade Acer Burgerianum (tridente ou Kaede), que cultivo há vários anos.

As revistas japonesas citadas acima podem ser adquiridas mediante assinatura/pagamento antecipado junto da livraria FONOMAG, sediada no bairro Liberdade, na capital paulista:

http://www.fonomag.com.br/

Revistas de bonsai não fazem parte do catalogo da empresa e devem ser encomendadas via telefone, diretamente com o gerente ou uma de suas auxiliares diretas. Eu assinei a Bonsai Kai durante uns cinco anos e a Kinbon por uns dois anos. Atualmente, porém, estou preferindo a revista Bonsai Actual, em lingua espanhola, que considero excepcionalmente boa, vez que é editada sobre revistas japonesas, acrescida de matérial de excelente qualidade escritos pelos bonsaistas europeus.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: