|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 10:40 am Assunto: A melhor forma de engordar uma planta |
|
|
Amigos de forum, nós, os novatos, ficamos doidos vendo tantos bonsais lindos que os amigos possuem e lendo os artigos e tópicos do forum, mas, sempre temos muitas duvidas.
Uma dúvida que eu tenho é sobre a melhor forma de engordar uma planta. Então, gostaria que esse tópico funcionasse com os amigos experientes dando suas respostas e nos ajudando.
A minha dúvida é a seguinte: Qual a melhor forma de engordar uma planta?
Eu estou com várias mudinhas para transplantar e colocar para engordar no final do inverno e inicio da primavera, mas, quero tirar logo essa duvida.
Então, vou colocar a pergunta e possibilidades para que vocês nos ajudem:
Qual a melhor forma de engordar uma planta? Quando falo sobre melhor forma, estou pensando no conjunto tempo/eficiência, ou seja, qual o método que dá um resultado melhor em menos tempo:
a - Processo da mamadeira - usar escorredor de macarrão com substrato bem drenante em cima de uma bacia com terra muito boa.
b - Colocar a planta em um vaso grande, de 18 a 25lt com material bem drenante.
c - Colocar a planta em um escorredor e o escorredor no chão.
d - Colocar a planta diretamente no chão.
Amigos, fico no aguardo das respostas _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 11:34 am Assunto: |
|
|
Marco, considerando apenas o objetivo que vc citou, engordar, a ordem é a seguinte:
d, b, c e a
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 12:06 pm Assunto: É |
|
|
CADA ESPÉCIE REAGE DE FORMA DIFERENTE,,,TEM PLANTA QUE PREFERE CHÃO,,OUTRAS SE DÃO MELHOR NA MAMADEIRA E ASSIM POR DIANTE. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 8:53 pm Assunto: |
|
|
gostei da idéia do tópico, é a dúvida de muitos aqui, inclusive minha... |
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 8:55 pm Assunto: |
|
|
para engrossar algumas plantas que eu tenho, coloquei num recipiente bem maior, mas não com um materia muito drenante, coloquei terra preta e um pouco de cascalho, acho que fiz errado... mas até agora as plantas mostraram resultado positivo.. coloquei uma mudinha de jabuticaba, e 2 juniperus, depois posto algumas fotos.. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 9:13 pm Assunto: |
|
|
Concordo com meu xará. O melhor lugar se for somente para engordar é o chão. E vale para todas as plantas. O que muitas vezes acontece é que o local onde se coloca no chão é disputado por raízes de outras plantas próximas que já exauriram ou continuam sugando muito do solo, disputando com a nova planta colocada ali. A adubação feita no chão também é procurada pelas raizes de outras plantas próximas. A vantagem de usar mamadeira, vasos grandes, etc... é que a adubação é melhro aproveitada apenas pela planta que desejamos. Porém a limitação de espaço para raiz, por maior que seja o recipiente, sempre é um limitador também do crescimento. Uma técnia que nunca usei até porque tenho disponível uma área de mais de 12 hectares, é utilizar sucessivas bacias grandes, colocando outra bacia sempre em baixo da anterior sempre que as raízes estiverem saindo por baixo. Assim você não vai fazer replantio e a raiz irá crescendo para baixo, dando um empuxo significativo no crescimento.
A desvantagem do plantio no chão por muitos anos é a perda do controle de raízes, tendo que ser feito no futuro um yamadori com mais cuidados do que se tivesse a planta em vaso ou bacia.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 10:46 pm Assunto: |
|
|
Gostei dessa ideia de fazer "andares" de bacias. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2012 10:52 pm Assunto: |
|
|
Esta técnia é utilizada pelo bonsaista e mestre Charles Ferrante Jr. Ele que me passou a técnica, que como eu disse só não utilizo por ter espaço disponível sobrando. Pensando bem, tenho sim uma oliveira que coloquei um segundo recipiente em baixo, no caso uma lata de 18 litros de material com mais de 50% esterco de gado. A planta bombou bem...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Jamerson Pereira
Registrado: 11/06/12 Idade: 37 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Qui Jun 14, 2012 11:24 pm Assunto: |
|
|
Elio Secchi, que post excelente. Parabéns! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias) |
|
|
 |
MARCIO MACIEL

Registrado: 24/03/12 Idade: 45 Mensagens: 73 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 8:04 pm Assunto: |
|
|
Excelente post...sempre coloco minhas plantas no sistema de escorredor e mamadeira e nem todas tem uma boa resposta com relação a técnica. Plantar no chão sempre fiquei na dúvida, pq aqui em casa o jardim é gramado e tem sempre muitas plantas... esse lance de roubo de adubação por plantas vizinhas sempre me deixou intrigado!!!! Vou começar a comprar vasos grandes ou a usar aquelas banheiras velhas de dar banho em bebês pra poder plantas... acho que seria uma boa! _________________ Muitos querem o perfume das flores, mas não querem sujar as mãos para cultivá-las. Muitos querem um lugar no pódio, mas desprezam a labuta dos treinos. |
|
|
 |
LuandosSantos
|
Enviada: Qui Jun 21, 2012 1:37 am Assunto: |
|
|
Otimas dicas para inciantes como eu! _________________ A beleza está nos olhos de quem vê! |
|
|
 |
Acacio Vasques
Registrado: 20/06/12 Idade: 44 Mensagens: 18 Localização: Patos-PB
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2012 12:18 pm Assunto: |
|
|
Amigos, estou com uma mudinha de Juazeiro ela tem dois meses e está num copinho descartável de 180ml e amanhã vou fazer um alporque num limoeiro.
Minha dúvida, onde coloco a muda? no escorredor+lata de tinta 18L, ou direto na lata? e quando?
E quando o alporque enraizar? Sigo os passos da mudinha ou há diferença?
Grato desde já! _________________ No fim tudo dá certo, se não deu, ainda não era o fim! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|