FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Folhas morrendo
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daelin

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 7:37 pm    Assunto: Folhas morrendo Responder com citação

Minha cerejeira continua com problemas.

Primeiro as pontas das folhas comecaram a secar e perdi muitas folhas. Agora as folhas estao murchando e caindo. No momento tenho quatro folhas so, todas murchas a ponto de cair.

Acho que amanha terei a planta sem folha nenhuma.

Nao sei o que pode ser. No comeco achei que fosse falta de sol, entao tentei deixar num lugar onde o sol pega mais, mas nao e intenso.

Minha mae viu as primeiras folhas murchas e percebeu que a terra estava seca. Colocou agua e nos aguardamos pra ver o que acontecia.

Nada mudou. Eu sei que a terra esta umida. Estou regando por cima e colocando o vaso num prato d'agua por meia hora dia sim, dia nao.

Nao sei mais o que fazer.

Hoje fui ver a terra e tinha uma minhoca subnutrida na parte de cima da terra. Se a minhoca esta subnutrida e nao esta dentro da terra isso significa o que? Que a terra esta seca demais?

Eu tinha levado essa arvore pro viveiro quando apareceram as folhas secas, e o cara disse que ela estava morrendo de cima pra baixo, e que ele tinha dado uma aparada nas raizes. Sera que ele tirou raiz demais?

Socorro! O que eu faco, gente???

Shocked
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Daelin,

me parece que sua planta está com problemas de raízes ou intoxicada, talves por excesso de adubo ou outro produto, ou adubação sem ter raízes saudáveis após replante,

se for isso vc deverá retirar todo o substrato, lavar demoradamente as raízes e colocar em vaso somente com areia grossa em local, fresco, e sem sol direto até aparecerem os primeiros brotos.

Responda a algumas perguntas:

- qto tempo vc a tem?

- quando foi o último transplante, quem e como a fez?

- que adubos está usando, quando e quanto está sendo adubada?

- está usando outros produtos além de adubos? Quais?

responda e talvez possamos ajudá-la.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
daelin

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada por responder Smile

La vao as respostas:

Citação:
- qto tempo vc a tem?

Ela é uma muda que comprei em maio. No viveiro onde comprei o rapaz ja fez a poda da raiz principal e envasou. Isso em maio.

Citação:
- quando foi o último transplante, quem e como a fez?

Foi ha uma semana. Ela estava com as folhas secando na ponta e caindo. Entao levei no mesmo viveiro onde comprei e o mesmo rapaz mudou ela de vaso e disse ter aparado as raizes. Eu confio bastante nesse rapaz. Ele cuida de muitos bonsai nesse viveiro e foi treinado pelo dono do viveiro, um japones.

Citação:
- que adubos está usando, quando e quanto está sendo adubada?

Eu perguntei a ele que tipo de terra ele colocou e se adubou. Ele disse que nunca usa adubo quimico, mas so uma terra propria para bonsai. Ele usa bastante humus de minhoca, tanto que vejo sempre uma ou outra minhoca zanzando pela terra.

Citação:
- está usando outros produtos além de adubos? Quais?

Nada, so a terra normal mesmo. Eu estou molhando um dia sim, um dia nao, colocando o vaso dentro de uma vasilha com agua e deixando por meia hora. Por cima existem pedrinhas brancas, o que me deixou preocupada porque parece que a agua nao consegue entrar direito por cima. Eu nao estava regando por cima, mas a umidade do ar em Brasilia tem estado muito baixa.

O mais estranho é que o ficus que tenho passou pelos mesmos processos que a cerejeira, mas esta super cheio de folhas e todo dia tem folhinha nova nascendo.

Eu estou com medo de fazer isso que voce sugeriu. Tenho medo de secar as raizes de vez.
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

daelin,

eu faria isso que sugeri, ou seja, faria o transplante, as raízes devem ficar úmidas durante o processo de reenvasamento e o substrato somente de areia evita o apodrecimento das raízes por ser de boa drenagem e deixaria assim durante um mês.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
daelin

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada, amanha vou procurar substrato so de areia. Sera que ela aguenta alguns dias ainda?

Estava vendo ela agora. Tirei todos as pedrinhas brancas, pra facilitar a verificacao da terra, pra ver se ta umida, etc...

Vi o caule tb e notei que ele esta verdinho ainda. Acho que esta mais marrou e descascando na parte de cima.

Nao sei se o lance de estar morrendo de cima pra baixo é real ou nao.

Bom, amanha vou catar o substrato e depois passo aqui pra contar como andam as coisas.

Obrigada!!!
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Daelin, já falamos sobre a areia e vc continua desconfiada, né? (risos)
Coloque essa planta na areia, use o hormônio da Biofert logo após o envasamento e aguarde, é só o que vc pode fazer...
Sua Calliandra está brotando com bastante vigor, em breve estarei mandando ela pra vc.
Me passe seu e-mail em Mensagem Privada , para que eu possa te mandar uma foto dela, ok?
Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
daelin

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2005 8:02 am    Assunto: Responder com citação

Marco, a desconfianca é comigo mesma Very Happy Eu fiz o que o pessoal disse. Coloquei ontem a noite na areia lavada. Misturei com umas pedras brancas roubadas descaradamente das plantas do meu trabalho Smile

Nao coloquei o Biofert. Vou ter que procurar na cidade.

Notei que a planta estava com poucas raizes fininhas, tinha umas cinco raizes meio grossas e a principal.

Sera que ela ta com pouca raiz de alimentação?

Bom, deve ser isso. De qualquer forma misturei um pouquinho da terra normal com a areia, porque nao tinha nenhum produto como o Biofert.

Vou te mandar a mensagem agora mesmo Smile
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

O fato dela estar com poucas raízas finas, realmente é preocupante, uma vez que as raízes finas que são as responsáveis pela alimentação da planta, as grossas são mais pra fixarem a planta ao solo...
Vamos torcer... Vc fez o certo, agora é aguardar...
Um abração.
daelin

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2005 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Eu andei lendo e vi que a cerejeira perde as folhas em determinada epoca do ano. Isso esta certo?

Sera que é por isso que a coitadinha esta pelada? Very Happy
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2005 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Daelin, minha experiência com Cerejeiras é de menos de um ano, porém nunca as vi sem nenhuma folha. mas no seu caso, o correto é mesmo desfolhá-la totalmente, assim sua chance de recuperação é maior.
Um abração.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2005 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Daelin !!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Nossa !!!!!!!!!! Aqui chove torrencialmente e depois de ficarmos 30 min sem luz, agora estou aki de passagem visto que os trovões são de ensurdecer qq um... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

O Marco já lhe deu as dicas, a única coisa que faço diferente do que você fez..... coloco a planta somente na areia, não misturo com terra.

Tenho atualmente 3 cerejeiras... uma trabalhei com Tramujas e pretendo envasá-la amanhã, outra nunca floriu, ela é pequena e estou podando as folhas, podando as folhas, podando as folhas e elas estão bem diminutas... é uma experiência, mas já está em bandeja e se acostumando num local de pouco sol e a outra.... está bruta ainda e cheia de frutos.......

A cerejeira é bem diferente de qq tipo de ficus.... este requer pouca água, a cerejeira não.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daelin

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2005 8:42 am    Assunto: Responder com citação

Oi Angela, aqui também caiu um temporal. Foi otimo pq estava muito quente.

Obrigada pelas dicas. Agora vou relaxar quanto a essa planta. Ontem vi que o tronco esta verde em algumas areas, entao acho que ela esta viva. Vou esperar pra ver no que da.

Quanto a areia, eu so misturei pq nao tinha o fertilizante, mas colocou bem pouca terra na mistura.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2005 9:38 am    Assunto: Responder com citação

Oi Daelin !!!! Laughing Laughing Laughing

Como está reagindo a cerejeira ????

Se você tiver dificuldade em adquirir qualquer produto para utilização em bonsai, não se esqueça que temos sempre onde recorrer... são os sites dos amigos, Mizuno, Romagnole, Tomio e etc... Há alguns produtos que temos que ter sempre, tipo Biofert raiz, eles despacham para qualquer lugar do Brasil.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daelin

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 3:25 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Angela,

sinceramente, eu nao sei como ela esta reagindo. Ela nao tem mais nenhuma folha. O tronco esta mais escuro do que costumava ser, mas em alguns pontos ele esta verde.

Como o tronco da cerejeira costuma se descamar eu fico achando que pode ser isso. Uma fase de descamação do tronco. Estou deixando na areia, tomando cuidado pra manter sempre umido.

Ela nao esta pegando sol. Achei que fosse melhor mante-la na sombra.

Nao vou desistir dela. Ja vi minha mae recolher uma planta morta do lixo do meu predio. Ela tava morta, serio. E dali a duas semanas a danada tava vivinha, cheia de flor.

Estou confiando que o mesmo aconteca com a cerejeira.

Quando a tuia morreu eu nao pensei muito nisso porque o tronco tinha se tornado mole, meio esponjoso. Mas a cerejeira nao esta assim. O tronco continua forte (tudo bem, a madeira da cerejeira é super forte, mas sei la.. Very Happy )

Eu vou ver se compro algum produto pra dar um empurrao nela.

Obrigada por perguntar Angela Smile
Marcelo

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

daelin escreveu:
Nao vou desistir dela. Ja vi minha mae recolher uma planta morta do lixo do meu predio. Ela tava morta, serio. E dali a duas semanas a danada tava vivinha, cheia de flor.

É a famosa planta JC! ehhehe Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: