FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Romã (mausai)
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 1:12 am    Assunto: Romã (mausai) Responder com citação

Olá amigos do fórum.
Eu já aceitei a definição de mausai e não compraria uma planta q não tivesse alguma coisa para oferecer.. mas ganhei esta romã do meu sogro e por incrível q pareça, to vendo futuro na bichinha....
Adubei ela e pretendo daqui um mês ou depois da frutificação (pois a danada está muito florida)e transplantá-la para um vaso maior.
Por favor me ajudem na condução desta planta.
Ps. Não quero uma planta muito grande. No máximo com uns 30 cm.

Olhem a frente q eu imaginei.

Costas

este galhinho a direita da foto abaixo, acho q dá pra deixar pra sacrifício. o que vcs acham pois a frente q imaginei deixa este galho totalmente escondido

hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 3:23 am    Assunto: Responder com citação

Está com o tronco até grossinho, belo "mausai", abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André dos Santos Guimarãe
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 7:49 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Mcdonald se vc chama o seu romã de mausai o meu então não da nem para imaginar um nome rsrs. Eu ainda não o transplantei também por causa dos frutos e agora ele começou a florir de novo e como eu já arranquei as frutas da foto as outras estão começando a se formar muito rápido, o seu está com muitas flores e se você quiser ter frutos acho que deve escolher algumas e retirar as outras pois durante o tempo em que estou com este ele já está florindo pela quarta vez e na primeira deixei todas as flores e não obtive frutos (é como a cultura da goiaba que temos que diminuir o número para obter frutos bons).
Apenas uma tentativa de ajuda sobre os frutos pois sobre a condução ainda sou muito pato para opnar.
Ah! o romã é esse http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16178
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 8:24 am    Assunto: Responder com citação

Poxa andré... valeu pela dica.. não tenho noção nenhuma de romã... estou pesquisando bastante pra ver no que dá....
abraço
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 1:04 am    Assunto: Responder com citação

Macdonald, apesar de ser uma planta de supermercado, ela está com ótima aparência. olhando a segunda foto, me veio a idéia de dar uma sugestão oposta à de plantar em vaso grande e deixar crescer e engrossar.
pensei em um mame em um vasinho bem proporcional. acho que ficaria bem bonito.
acho que estou em fase de bonsai pequeno rsrrsrsr, mas é uma alternativa.

e vc pode aproveitar os ramos cortados parar fazer novas mudas.

abraço.
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 2:14 am    Assunto: Responder com citação

Nada mal para um mausai.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Quando vi a planta também me veio na cabeça um mame, acho que ficaria bom.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
zeluiz
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

McDonald
você conseguiu uma romã bem interessante, esta planta tem um desenvolvimento muito lento mas compensa pela beleza dos frutos.
Ela possui flores femininas e masculinas, que não se transformam em frutos, quando for retirar algumas flores retire as menores e mais vermelhas (masculinas) o excesso de floração prejudica o desenvolvimento da planta.
Boa sorte
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, como ela está saudável, eu deixaria para transplantar no final do inverno, até porque agora ela começa a frutificar.
Com relação à frutificação uma informação:
A primeira florada primaveril não gera fruto. As flores caem. Agora ela começa outra florada e essa sim gera frutos.
Vc tem uma planta legal. Vale a pena investir.
Eu tiraria aquele galhinho que vc está apontando.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Anderson Murilo

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 12:37 am    Assunto: Responder com citação

olha McDonald
vou ser sincero, não vejo nada de mausai nessa sua planta, vejo um
pré-bonsai com potencial de se tornar um grande bonsai, que só vai depender se dedicação e carinho !!!
um abraço

se puder da umas dicas pra mim lidar com minha pitangueira
como periodo de desfolha, poda etc.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17133
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Mc, como ela está saudável, eu deixaria para transplantar no final do inverno, até porque agora ela começa a frutificar.
Com relação à frutificação uma informação:
A primeira florada primaveril não gera fruto. As flores caem. Agora ela começa outra florada e essa sim gera frutos.
Vc tem uma planta legal. Vale a pena investir.
Eu tiraria aquele galhinho que vc está apontando.
abraço

olá Elio..
Esta é a ideia mesmo... vou cortá-lo.. mas por enquanto estou usando como galho de sacrifício... vc acha q devo esperar mais? se sim quanto tempo?
abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

MC, eu cortaria agora até porque ele irá engrossar o tronco num local impróprio, e quanto mais esperar maior será a cicatriz.
Normalmente galhos de sacrifício se usam em 2 situações:

1. No ápice, para engrossar a planta como um todo
2. Junto ao nebari, para engrossar a base do tronco.

abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, vou começar assim, "se a planta fosse minha", eu esperaria o fim do inverno, reenvazava em uma bacia bem grande, removeria o galho pequeno que esta apontando na foto, faria uma poda aérea para baixar a copa, deixaria ela por 2 anos na bacia para engorda, fazendo podas e desfolhas periódicas, tenho certeza que terás ótimos rezultados.
E quanto aos frutos, remova-os ainda verde, ao menos neste periodo de engorda, pois eles tiram muito dos nutrientes da planta.
Há tenho essa opinião pois não sou muito dos mames, mas mesmo assim tenho alguns.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Elio e Djalmo.. dicas anotadas... no inverno ela vai estar nas minhas mãos hehehehe.... vou aplicar a dica de vcs....
obrigado..
abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 12:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mc, a grande dificuldade em encontrar referencias sobre o cultivo dessa espécie de origem mediterranea está no fato de que, ao pesquisar, quase todos usam apenas escrever o nome aportuguesado: ROMANZEIRA BONSAI. Shocked

Esta espécie, porém, tem um vasto repertório de ótimas imagens e trabalhos na net, que poderiam, por si só, encher vários livros sobre o cultivo visando a formação de um bonsai. Há inumeras variedades, sendo que a mais comum vendida por aqui, os famosos "mausai", são as que produzem frutos pequeninos. Laughing Laughing

Essa variedade é descartada no mundo lá fora. Em troca, muitos preferem a variedade que produz frutos de tamanho médio, cujo tronco, ao crescer e engrossar, vai se retorcendo sobre si mesmo, ficando ao final mais parecido com um parafuso de rosca soberba. Very Happy

Essa caracteristica peculiar dá nome a essa variedade, transformando o nome da planta num estilo todo próprio, que apesar de ser explorado pelos japoneses em outras espécies, teve origem mesmo foi na velha e boa romanzeira: NEJIKAN. Very Happy

Bem, voltando ao principio então, para pesquisar com sucesso e visualizar as imagens que pululam na net, de maneira a que voce possa estudar com calma todo assunto pertinente ao cultivo e trato com essa espécie, digite no google imagens: PUNICA GRANATUM BONSAI. Ou, então, PUNICA GRANATUM NEJIKAN. Very Happy

Esse o nome verdadeiro dessa espécie. Mas poderá encontrar referencias ainda com o nome japones: ZAKURO BONSAI. Ou o nome italiano, POMEGRANADE BONSAI. Ou o nome DWARF POMEGRANATE. Os castelhanos, ou espanhóis, a chama ainda de GRANADO BONSAI.

Tenho certeza de que sua planta renderá, ao final, um lindo shohin bonsai, seguindo as excelentes dicas dos demais colegas foristas, além, é claro, das informações que certamente vc logrará exito em obter agora que domina a nomenclatura completa dessa espécie. Very Happy

Ao cabo disso tudo, eis um link que remete a outra pagina do nosso forum, onde apresento uma Punica que cultivo há alguns anos:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=153358&sid=92da19ff53c7ecd652c02717c0430723

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: