|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Matsu
Registrado: 30/10/05 Mensagens: 70 Localização: Vinhedo - São Paulo
|
Enviada: Dom Dez 18, 2005 8:47 am Assunto: Ajuda para substrato |
|
|
Olá a todos.
Gostaria de opiniões sobre o substrato q eu uso .Desculpe por postar esse assunto nesta sessão ,porém foi o melhor lugar q eu pensei .
Em partes iguais ele contém :
-terra vermelha de barranco
-areia grossa
-pedriscos
-pó de café
- ferrugem vinda de pequenos pedacinhos de ferro como preguinhos etc
- 1/3 de terra vegetal sem adubos ( pratic . terra preta )
Além disso eu coloco pedacinhos de carvão .
Qdo replanto um Bonsai eu submerjo o vaso c a planta em uma vasilha com água para retirar o ar de dentro do vaso .
Estou percebendo que preciso mudar algo para q ele esse substrato fique mais macio e menos sólido/compacto . Do resto tenho q concordar q ele é ótimo .
Gostaria de ajuda para melhorá-lo , pois eu leio leio leio e leio mais um pouco e mesmo assim na prática é bem diferente, nada como um conselho de alguem q já tenha a solução .
Abraços. _________________
Reflexões, sensibilidade, harmonia, paz interior, proteção a incoerência e ignorância humana, lembranças de que tudo morre e que a vida espiritual é eterna . |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Dez 18, 2005 10:44 am Assunto: |
|
|
qual a % de cada tipo de substrato?
na minha opinião vc deveria usar uns 50% de pedrisco ( 2mm a 5mm) + caco de tijolo 30% ( 2mm a 5mm) e + materai organica.
para coniferas usar substrato com pouca ou nem uma materia organica.]
o substrato deve ficar +- assim, deve ter drenagem e manter umidade (+ ou - umidade dependendo da planta) e não precisa ter nutrientes isso se da a planta com o adubo |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Dez 18, 2005 11:06 am Assunto: |
|
|
Oi Matsu
vou dizer o que uso para a maioria das plantas aqui no nordeste:
- 30% de pedrisco (2mm a 5mm);
- 30% tijolo/telha triturado (2mm a 5mm);
- 30% terra vegetal;
- 10% carvão triturado 2mm a 5mm)
Dá uma olhada no tópico ''substrato'' no fórum MATÉRIAS
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Matsu
|
Enviada: Dom Dez 18, 2005 4:26 pm Assunto: |
|
|
Nossa, mas notei que vcs não usam terra vermelha então...
* Eu coloco todos os ingredientes citados em quantidades iguais .
Basicamente é pedriscos, caquinhos de telhas/tijolos, e algum tipo de terra como a vegetal .
Irei ler sim.
Abraços. _________________
Reflexões, sensibilidade, harmonia, paz interior, proteção a incoerência e ignorância humana, lembranças de que tudo morre e que a vida espiritual é eterna . |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Dez 18, 2005 10:50 pm Assunto: |
|
|
Matsu, seu substrato está ficando duro e compacto, justamente por causa da terra vermelha, ela endurece e prejudica a drenagem, tente substituí-la por cacos de telha triturada que vc vai ver como vai melhorar...
Outro coisa, vc não deve usar um substrato único para todas as plantas, cada uma tem uma necessidade maior ou menor de pedrisco, caco de tela ou de matéria orgânica, que seriam os componentes básicos, ok?
Um abraço. |
|
|
 |
Matsu
|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 7:38 am Assunto: |
|
|
Eu entendi .
Eu uso esse em todas pelo fato de o cara q me deu o curso afimar por décadas da família dele q esse substrato serve para qq tipo de Bonsai.
Por outro lado percebi que " eu" estou colocando muita terra vermelha .
Então irei substituir a terra vermelha por pedacinhos triturados de caco de telhas correto.....e tentarei ao máximo fazer um substrato bem mais drenável .
Vcs poderiam me passar uma boa receita para o substrato ideal para pinheiros ?
Abração e obrigado. _________________
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Dez 20, 2005 2:53 pm Assunto: |
|
|
Matsu, Pinheiro gosta mesmo é de pedra e areia (meio a meio), coloque apenas 10% de matéria orgânica, que pode ser casa da Pinus, ok?
Um abraço. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Dez 21, 2005 10:31 am Assunto: |
|
|
Oi Matsu, tudo bem?
O link para a matéria substrato é este: http://www.atelierdobonsai.com.br/substrato.html
Voce falou em sua mensagem que coloca o vaso de bonsai na vasilha de água para eliminar o ar do vaso.
É importante lembrar que um aspecto importantíssimo do substrato com boa drenagem é extamente permitir eliminar o excesso de água. Assim, o substrato retém umidade e, a mesmo tempo em que o execsso de água escoa pelos furos de drenagem, o ar na superficie do vaso é "puxado" para dentro do substrato.
Em resumo, o substrato de boa drenagem retém umidade e permite a presença do ar entre seus grânulos, oxigenando as raízes. Ou seja, a presença do ar no substrato é fundamental para a boa saúde das plantas.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Matsu
|
Enviada: Qui Dez 22, 2005 5:09 pm Assunto: |
|
|
Pois é, eu aprendi assim : submerger o vaso numa vasilha de água para acentar melhor a terra e retirar o ar de dentro para q no calor nao tenha aquecimento e q no frio nao fique ar gelado nesses espaços, será q me ensinaram errado?
O q percebo é q terei q começar a preparar muito melhor meu substrato, acho q pretendo fazer algo misturando pedacinhos triturados de telhas, pedriscos bem pequenos, terra de cupinzeiro ( me falaram q é ótima ), areia grossa, um pouco de terra preta , poquissima terra vermelha, pedacinhos de carvão, pedacinhos de toquinhos de madeira e etc .
Já percebi q o grande detalhe é deixar a terra soltinha, leve e maleável para q a drenagem ocorra bem e q essa terra não fique compacta e nem sólida .
Quem puder colocar aqui o " seu substrato " eu agradeceria,pois na região onde eu moro é demais o calor e mormasso e isso muitas vezes é fator de morte de muitos Bonsai, eu tenho q regá-los o dia todo .
Abração. _________________
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Dez 22, 2005 8:54 pm Assunto: |
|
|
Fala Matsu!
Olha, no começo eu experimentei muito substrato. Inventei, misturei,pesquisei e acabei no substrato atual. Descobri que o importante são os nutrientes da adubação e não propriamente o substrato, o qual deve apenas ter uma boa drenagem. Pelo menos eu penso assim e minhas plantas estão com boa saúde.
Uso Pedrisco e turfa. Só !!!
Proporção? Conforme a espécie.
Adubos? Depois de experimentar vários, agora só uso Osmocote.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Dez 22, 2005 9:52 pm Assunto: |
|
|
Olá Matsu,
Tambem ja utilizei bastante substratos, inclusive no começo cheguei a utilizar terra vermelha tambem, e posso garantir que nao é boa, realmente. Hoje utilizo somente Cacos de Tijolos ou Telhas, Pedriscos e Terra de Cupinzeiro Granulada, para a maioria dos Bonsai (somente especies mais exigentes é que deverão receber uma mistura mais balanceada), a unica fonte de nutrientes que envio para o substrato é através da adubação (torta de mamona e farinha de osso), e todos estao otimos, a drenagem é excelente. Para matsu eu utilizo apenas areia e pedriscos, mas irei ano que vem fazer testes em alguns com este substrato, veremos no que da. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Matsu
|
Enviada: Sex Dez 23, 2005 10:04 pm Assunto: |
|
|
Olá colegas, obrigado...
Acho q irei " com certeza " rs, começar a usar isso mesmo q vc disse Illex :
* pedriscos, pedacinnhos de telhas e tijolos e terra de cumpinzeiro, pois aqui em vinhedo tem muitos cupinzeiros onde eu moro...
Acho q irei misturar areia grossa tbm, o q vc acha?
Realmente não vou mais colocar terra vermelha,pois mais pura q seja, o calor não permite pois ela fica dura como uma pedra mesmo qdo bem misturada c outros ingredientes .
Outra coisa é q eu as fertilizo usando torta de mamoma, farinha de osso e estrume de vaca ressecado ( todos em quantidades iguais ) . Tbm misturo pó de café contra pragas.
Abraço a todos..opinem sobre minha primavera por favor. _________________
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|