|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 22, 2011 7:15 pm Assunto: caliandra branca |
|
|
Essa caliandra eu comprei como mudinha, a escolhi por causa da leve sinuosidade do tronco. O projeto é um mame ou shorin. Ela passou uns 2 anos nessa bacia de uns 15 litros, agora sofreu a poda drástica e estou esperando as novas brotações. A melhor parte dessa variedade é o tamanho muito reduzido das folhas.
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 7:33 pm Assunto: |
|
|
Nooooooooooossan Marco.. que coragem heim....
Vejamos como vai ficar no futuro e muito boa sorte pra vc.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 7:44 pm Assunto: Re: caliandra branca |
|
|
concordo com o MC eu acho que não teria tamanha coragem!! vamos esperar o resultado pois acho que o Marco sabem bem o que quer.  |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 44 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 7:10 pm Assunto: |
|
|
Pena não ter aproveitado o resto da planta com um alporque :/
Mas eu achei interessante o tronco.
Abraço _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 23, 2011 11:11 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald e Otoniel, eu também, quando estava começando, ficava espantado com as podas drásticas, mas sem elas praticamente não existe bonsai. O bonsai tem que ter de altura uma certa proporção em relação ao diâmetro do tronco. Se eu não estiver enganado, na escola antiga japonesa essa proporção podia ser de, no máximo, 9 por 1, e tinha como o ideal a proporção de 6 por 1. Atualmente essa proporção é ainda menor, chegando a até 2 por 1 ou menos. Ou seja, para que o bonsai tenha um tronco grosso e imponente temos que deixá-lo crescer muito e depois reduzir o tamanho para a proporção que pretendemos. Reparem nas fotos dos bonsais mais bonitos, essa proporção existe e isso significa que eles foram plantas muito grandes antes de serem podados. Essa minha planta chegou a quase 1 metro de altura em uma bacia de 15 litros e isso me rendeu um tronco com cerca de 3cm de diâmetro, ou seja, ele poderia render um bonsai de, no máximo, 27cm, mas eu gosto de bonsais com troncos mais grossos, por isso podei desse tamanho.
Felipe, é isso ai!!! Tem que meter a serra, se não, não tem bonsai.
Helio, obrigado. Mas eu aproveitei, sim, o resto do tronco, só que por estacas ao invés de alporque.
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Set 24, 2011 4:39 pm Assunto: |
|
|
Marco, aproveite e escave um pouco ao redor do tronco e retire raízes cruzadas e mal posicionadas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 24, 2011 5:43 pm Assunto: |
|
|
Elio, realmente eu tenho que dar um jeito no nebari. Quando eu plantei cometi o erro de plantar com o torrão original, ele tem uma grande raiz cruzada, que até dá para ver na foto. Eu ainda vou escavar a base para ver como ficou o prejuízo por não ter mexido direito nas raízes no dia em que foi para a bacia. Talvez eu tenha que refazer o nebari, estou pensando em utilizar um torniquete de arame, assim que o tempo aqui estabilizar e a primavera der as caras de vez vou dar um jeito nisso.
Abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|