Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JohnTavares

Registrado: 11/08/11 Idade: 41 Mensagens: 25 Localização: São Miguel dos Campos-AL
|
Enviada: Dom Ago 14, 2011 5:17 pm Assunto: Qual fertilizante para Cedro Nanã e Enraizador ? |
|
|
Primeiramente boa tarde pessoal, mas como a própria área diz SOU PRINCIPIANTE então ai vão minhas questões:
1- Tenho o Cedro Nanã com 3 anos e gostaria de saber se o fertilizante N-P-K 10-10-12 pode ser usado nele.
2- Como na cidade que moro não consigo encontrar enraizador e minha ida a capital é um pouco complicada devido minha falta de tempo por causa do trabalho, gostaria de saber se existe algum enraizador alternativo(pode natural ou quimico) que eu possa usar quando for feitas estaquias. _________________ "Não basta obter conhecimento, é preciso usá-lo." |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Dom Ago 14, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
JohnTavares,
usa Cloridrato de Tiamina (vitamina B1). Vá na farmácia e compre Benerva ou Beneun e dilua 2 comprimidos em 1,5 litro de água.
Aí você tem um excelente enraizador. Tenho usado com bastante sucesso.
Abs. |
|
|
 |
JohnTavares

Registrado: 11/08/11 Idade: 41 Mensagens: 25 Localização: São Miguel dos Campos-AL
|
Enviada: Dom Ago 14, 2011 6:03 pm Assunto: |
|
|
pmaia muito obrigado vou dá uma procurada e fazer os testes
muito obrigado ! _________________ "Não basta obter conhecimento, é preciso usá-lo." |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 8:03 am Assunto: Re: Qual fertilizante para Cedro Nanã e Enraizador ? |
|
|
Jhon, quando vcê postar, sempre que possivel poste com fatos.Assim facilita a ajuda da galera pois vendo as fotos pode-se dar um auxilio mais concreto.
Quanto ao hormonio vc tanto compra pela net ou no caso da B1 citado pelo ilustre Pmaia se vc não encontrar naa farmácias convencionais vc pode tentar pedir pra manipular em farmacias de manipulação (vitamina B1 300mg) |
|
|
 |
JohnTavares

|
|
|
 |
JohnTavares

|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 8:12 pm Assunto: |
|
|
uhn... a imagem nao apareceu... foi so o link... :S _________________ "Não basta obter conhecimento, é preciso usá-lo." |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
O segundo link apareceu.
Sugestão: esta é uma pequena mudinha que precisa ser transplantada, pois o substrato que ela está não é adequado; assim como aquelas pedrinhas brancas que enfeitam, mas atrapalham a visualização do solo.
Se você decidir pelo transplante, aproveite e já coloque ela direto no escorredor de macarrão; e futuramente, quando as raízes estiverem saindo pelo fundo, coloque o conjunto na mamadeira.
Se isto for estranho para você, pesquise aqui no excelente tópico do Arzivenko:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359&highlight=mamadeira
Abs. |
|
|
 |
JohnTavares

|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 12:01 pm Assunto: |
|
|
PMaia muito obrigado pelas dicase acho que vou fazer isso mesmo já estava com a ideia do mamadeira + escorredor em mente, mas com isso surgiu mais algumas duvidas:
1- Que substrato uso para este Cedro ?
2- Posso usar o mesmo substrato e so completar com um pouco mais de outro ou usar totalmento novo ?
3- Tenho uma Jabuticabeira do mesmo jeito, uso o mesmo substrato q vc irá sugerir para o Cedro ?
4- Adubação ? conforme passe 30-45 dias após transplante pode ser feita via foliar com N-P-K 13-13-15 ? ou preciso de algo mais ? ou este não serve ?
Desculpa pelo volume de perguntas, mas sou novissimo na area tenho bastante duvidas. Desde já agradeço ! abraço _________________ "Não basta obter conhecimento, é preciso usá-lo." |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 06, 2011 12:29 pm Assunto: |
|
|
JohnTavares,
não há problemas em perguntar. Porém vou deixar estas respostas com os mais experientes, pois também sou iniciante como você. Com isto aproveitar para aprender um pouco mais. _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 1:22 pm Assunto: |
|
|
JohnTavares escreveu: | PMaia muito obrigado pelas dicase acho que vou fazer isso mesmo já estava com a ideia do mamadeira + escorredor em mente, mas com isso surgiu mais algumas duvidas:
1- Que substrato uso para este Cedro ?
R: Como é novo, pode usar 50% substrato orgânico (condicionador de solo, turfa, terra peneirada (a parte grossa)) + 50% caco de telha misturado ou não com pedriscos.
2- Posso usar o mesmo substrato e so completar com um pouco mais de outro ou usar totalmento novo ?
R: Sempre é recomendável um substrato novo a cada transplante, pois o antigo, com o tempo vai se acidificando em função dos aportes de dubo.
3- Tenho uma Jabuticabeira do mesmo jeito, uso o mesmo substrato q vc irá sugerir para o Cedro ?
R: Altere para 70% + 30%, na mesma ordem
4- Adubação ? conforme passe 30-45 dias após transplante pode ser feita via foliar com N-P-K 13-13-15 ? ou preciso de algo mais ? ou este não serve ?
R: Só adube após 60/90 dias. . Pode usar o 13.13.15. Veja se tem micronutrientes, que é muito importante. Se for só o NPK, não serve.
Outra coisa, não faça via foliar e sim no substrato.
Desculpa pelo volume de perguntas, mas sou novissimo na area tenho bastante duvidas. Desde já agradeço ! abraço |
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
JohnTavares

|
Enviada: Ter Set 06, 2011 2:07 pm Assunto: |
|
|
Elio,
muito obrigado
valeu parceiro _________________ "Não basta obter conhecimento, é preciso usá-lo." |
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 3:52 pm Assunto: |
|
|
outra alternativa tbm é homonios
Como os nossos experientes amigos falo arrespeito de enrraisador e tenho visto muita gente falar que é um otimo enraizador , tenho mais uma dica vc pode procurar em locais que vende insumos acricolas, vc procura pro hormônios Auxina, citocinina e giberinina, o responssavel pelo crecimento radicular é a auxina .
Boa Sorte |
|
|
 |
|