FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estou de visita, parabéns
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mizuno



Registrado: 22/11/04
Mensagens: 69
Localização: Santo André-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2004 7:32 pm    Assunto: Estou de visita, parabéns Responder com citação

Olá a todos,
Mário, vc está de parabéns, muito organizado o seu local aqui.
Vcs sabem que, lecionando em 2 colégios e 1 faculdade me é impossível visitar contantemente os 3 fóruns mais ativos (aqui, o do BBrasil e o do Nipon).
Aqui vai uma pequena colaboração, sobre a filosofia do fazer bonsai.

Esses dias, recebi um e-mail de um rapaz, há pouco ordenado monge (pelo que eu entendi).
Ele me perguntava alguns detalhes sobre o bonsai-do.
Do, o mesmo do Ju-do, aiki-do e karate-do, significa caminho.
Na filosofia zen budista sempre se referindo ao caminho da harmonia e da perfeição internas.
Respondi, entre outras coisas, que o bonsai-do (caminho do autoconhecimento pelo bonsai) não deve ser desvinculado da prática e das técnicas do bonsai.
O fazer bonsai deve fluir da pessoa para a planta e vice versa, buscando a compreensão mútua e o desenvolvimento, tanto da árvore, quanto do ser humano.
Em nossos cursos, descobrimos também que essa harmonia pode ser extrapolada para todo um grupo de pessoas, desde que tenham um objetivo em comum: aprimorar a planta e cada um de nós.
Infelizmente, há pessoas no meio do bonsai que não seguem o bonsai-do, apenas querem prestígio ou dinheiro com isso.
Viva os bons bonsaístas (profissionais e amadores), e que nós consigamos trilhar o 'do' do bonsai por muitos anos, seguindo o exemplo de nossos mestres. Very Happy
_________________
[]s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2004 11:38 pm    Assunto: Caminho Responder com citação

Eduardo, já está esclarecida a mensagem particular que enviei. Sempre recebo em primeiro lugar aos que chegam e depois dou uma geral no Fórum. Que bom que você apareceu e com um assunto bastante pertinente, aliás assunto da matéria que escrevi na última revista da Casadois Editora, Como Cultivar Bonsai, na seção PONTO DE VISTA. Tenho comigo esta preocupação de que cada um tem de encontrar o seu caminho e procurar seguí-lo embora seja difícil para muitos.
Que você possa estar sempre presente valorizando nosso Fórum.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2004 2:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mizuno, SEJA BEM VINDO!!!

Fico muito feliz em vê-lo participando também desse fórum. Você sempre será uma grande referência na arte do bonsai no Brasil.

O texto traz uma bela mensagem, na verdade, a essência do bonsai que é busca do equilíbrio. Infelizmente, muitas pessoas não percebem isto.

Esperamos contar mais vezes com sua participação.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Nov 25, 2004 4:31 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mizuno, como vai?
Realmente a vida é uma grande correria... entretanto a sua presença é sempre feliz.
Você realmente é referência nesse assunto... sempre desejando e ajudando as pessoas a sairem da escuridão.
Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil