|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marau
Registrado: 17/10/11 Mensagens: 21 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 2:30 pm Assunto: Shimpaku - ultimo trabalho |
|
|
Olá Pessoal, sou novo por aqui e hj vou mostrar o trabalho que fiz final de semana. Faz 2 semanas comprei esse shimpaquinho de 7 anos em uma floriculturo (60 reais), vi futuro nele e mandei bronca.
Inicialmente era assim:
Reparem que a planta esta bem saudável, porém com uma copa muito denta e com muitos galhos, então para melhorar a estética, a saude da planta a insolação e o arejamento, pincei ela, depois podei, depois aramei e por ultimo fiz o refinamento ficando assim:
Espero que tenham gostado, agora ela vai ficar em repouso para adensamento da copa.
Gostaria muito de sugestões para o futuro dela.
Abraços e obrigado a todos. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 5:03 pm Assunto: |
|
|
Um ótimo trabalho Marau!
Gostei da segunda foto como frente, está mostrando bem o tronco e ramificação dos galhos.
O que acha de posicionar o final do primeiro galho apontando um pouco mais para baixo, seguindo a linha dos demais galhos mais altos?
É só uma idéia que me surgiu, mas o trabalho está impecável! _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
marau
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 5:20 pm Assunto: |
|
|
Nikkei.
Concordo com vc, esse era um dos meus objetivos, ocorre que na poda foi retirado um galho grosso muito proximo ao 1 galho, então fiquei com medo de tracionar demais ele e rachar a planta. assim meu plano é esperar iniciar a cicatrização e ano que vem com auxílio de ráfia ou borracha dar o movimento que vc citou ao 1 galho.
Esta anotada a idéia, obrigado. |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 6:03 pm Assunto: |
|
|
Parabens Marau otimo trabalho e belo achado na floricultura quando achar mais plantas deste tipo e por esse precinho me avise rsrsrs abraçosss.. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 27, 2011 6:14 pm Assunto: |
|
|
Marau, em se tratando de um shimpaku, esse foi o melhor dinheiro gasto nessa espécie que eu já vi. A planta é muito boa e você fez um bom trabalho.
Abraço. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 6:24 pm Assunto: |
|
|
Marau vou acompanhar por que não sei nada de como tratar esta planta e já percebi que vou aprender muito com você. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 6:41 pm Assunto: |
|
|
60 reais??!
aqui em vitoria vc só consegue comprar uma mudinha com essa grana... tem mais de onde veio esse?!
otima aquisição e otimo trabalho.. rapaz, não fico feliz enquanto não dou um pitaco e nesse caso, acho que faltou um shari bem na frente dele. só sugestão mesmo, já ta LINDÃO!
ABRAÇOS _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 7:26 pm Assunto: |
|
|
Linda cara...muito linda. |
|
|
 |
marau
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 8:53 pm Assunto: |
|
|
Legal que vcs se agradaram do shimpaquinho,
De fato pessoal, também achei 60 reais barato, pela etiqueta no vaso vcs ja devem saber quem é o produtor. Na floricultura aqui de Florianopolis os bonsais tem o preço tabelado pelo ano e não pela estrutura ou espécie, logo como esse tem 7 anos o preço ficou 60 pila rssss ... eu sempre olho os bonsais em todo lugar que vou, volta e meia a gente encontra uns achadinhos, fica a dica, pra vc ter uma planta ajeitadinha não precisa pagar caro, é só ter paciencia e ficar de olho que volta e meia surge plantinhas bacanas por preços bem razoaveis.
Boa idéia Filipe, olhando pra ela acho que um chari na frente vai cair muito bem, se a frente for a 1 foto da pra aproveitar a cicatriz da poda do primeiro galho, faltando apenas abrir o mesmo para baixo. Ótima dica, esta anotada e será feita ano que vem junto com o transplante para um vaso mais apropriado. Por enquanto, troca de vaso, chari e sinuosidade no 1 galho serão os trabalhos do ano que vem.
Pedro esse é meu primeiro shimpaku, vamos aprendendo juntos, no que puder lhe ajudar estou a disposição. Fiz todo o trabalho seguindo os videos do Graham Potter a disposição no youtube.
Marcio pode deixar, quando encontrar o proximo achado te dou um toque, pq moro em apto e meu espaço é muito limitado, máximo 3 bonsais, ai quando acho um bacana ou faço uma doação de um dos meus para abrir espaço ou dou a dica para alguém rsss |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
|
|
 |
marau
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 9:27 pm Assunto: |
|
|
Sim Thomas, agora é esperar a copa encher novamente, porém de forma mais organizada, veja que com a organização dos galho, poda e a pinçagem foi somado mais um componente ao visual da planta que é a visualização da estrutura, ela deixou de ser uma planta "bidimensional" e passou a ter 3 dimensões, pois ganhou profundidade. Agora a copa vai adensar em harmonia com a estrutura da planta, quando houver resultados atualizei as fotos para comparar o antes e o depois. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 10:06 pm Assunto: |
|
|
Belo trabalho! acompanhando. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 10:43 pm Assunto: |
|
|
marau escreveu: |
Ótima dica, esta anotada e será feita ano que vem junto com o transplante para um vaso mais apropriado. Por enquanto, troca de vaso, chari e sinuosidade no 1 galho serão os trabalhos do ano que vem. |
atente que não é recomendavel trabalhar parte aerea e raizes ao mesmo tempo, essa especie é bem chata quanto as estaçções do ano e as intervenlções.
- shari parte descascada do tronco
- jim galho morto
vc pretende matar o 1º galhos e transforma-lo em jim?
marau escreveu: |
Marcio pode deixar, quando encontrar o proximo achado te dou um toque, pq moro em apto e meu espaço é muito limitado, máximo 3 bonsais, ai quando acho um bacana ou faço uma doação de um dos meus para abrir espaço ou dou a dica para alguém rsss |
quando quiser fazer uma doação, eu to na fila e pago o frete!
kkkkkkkkk
grande abraço _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
marau
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 11:37 pm Assunto: |
|
|
Rsss, pode deixar Filipe, vc paga o frete e mando rsss.
Sim, a intenção é um shari. Veja na primeira foto depois da planta trabalhada, ela tinha tronco duplo que foi podado, ficando ainda um toco do tronco e uma cicatriz logo abaixo, pretendo puxar o shari a partir dali até a base, gostei da sugestão, vai ficar ótimo, mas pra respeitar a sazonalidade dela, farei ano que vem junto com a poda de raiz e troca de vaso. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 7:39 am Assunto: bonsai |
|
|
Um ótimo trabalho vc realizou quanto à pinçar o excedente de acículas para permitir uma otimização quanto ao acesso de luz e calor solar e oxigenação. Isso certamente irá proporcionar novos pontos de brotação, que poderão no futuro ser usado para melhor a estrutura aerea. Apenas um ponto negativo: a retirada do galho grosso. Ele poderia ter sido convertido em um jin, que é o galho seco, muito comum nessa espécie e que agrega alem de certa beleza, mais idade para a planta.
Para a próxima, sugiro ainda a confecção de um shari no tronco, iniciando na base e subindo por todo o caule até o ápice. Um shari nejikan, ou seja, que siga dando voltas pelo tronco, irá favorecer um trabalho ainda mais técnico e bonito, quanto ao resultado final, vez que agregará tambem mais idade para a planta. Lembrando sempre que um bonsai, por mais nova que seja a planta, deve parecer velho, sem forçosamente ter que ser a planta velha. O uso de técnicas como a confecção de jin e shari agrega beleza e idade, aumentando com isso a qualidade do seu trabalho.
Então, para o futuro, antes de sair cortando galhos grossos, pense bem antes, arame e dê ao galho um movimento bem sinuoso, para depois de um ano ou mais converter esse galho num lindo e atrativo jin.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|