|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
calil
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 2:19 pm Assunto: Amora |
|
|
Fazem 15 dias que fiz um alporque com um galho de amoreira e olhem o tamanho do broto que ja surgiu, comentem, grato.
 |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 7:25 pm Assunto: amora |
|
|
Calil nao estou querendo te desanimar,mas é sedo pra comemorar, existe uma falsa brotação que é danada pra enganar agente,eu havia plantado um
tronquinho de goiabeira, sem nada de raiz e um com raiz ,mas vou comentar do tronquinho sem raiz, eu estava entusiasmado com ele ,era da espessura mais ou menos de um copo ,e estava enchendo de brotação ai me comentaram dessa falsa brotação que eu não sabia que existia, e nao deu outra era mesmo uma falsa brotação,depois de um tempo seco.
Não estou dizendo que é o seu caso,mas comentei só para vc saber que existe esta possibilidade e eu não sabia.
Pelo que li até agora a amora pega muito facil,esta é a boa parte.e é uma ótima planta.
estou doido pra fazer umas estacas,amanha vou coletar de um pé,que ja ta cheio de frutos. ta até dificil escolher rsss o tronco ja ta é pronto
é uma beleza amanha vou postar as fotos e fazer um passo a passo ai pra todos acompanharem. ja li que é entre 30 a 90 dias.a brotação inicial
Vamos aguardar ai mais opiniões pra saber como é que agente vai saber quando a planta realmente pego ,pois eu gostaria de saber quando agente ja pode comemora rss
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 9:03 pm Assunto: |
|
|
Como foi um alporque diria que pode comemorar. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 11:58 pm Assunto: amora |
|
|
Nikkey,nao tinha observado que era alporque,agora que citou eu li la em cima a postagem dele,com certeza ja enraizou,a minha era estaca.
Nikkey, no caso das estacas,vc saberia mais ou menos o tempo para elas pegarem,começar a enraizar, estou perguntando,pois vou tenta com estacas mais grossas de amora,sei que galhos mais grossos devem ser mais dificeis
de enraizar,mas vou tenta com algumas. vou uzar 60%areia e 40% terra comprada pronta
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 8:05 am Assunto: bonsai |
|
|
Podemos dizer que a amoreira é uma espécie extremamente fácil de "pegar" por estaquia, mas é bem melhor de responder via alporquia. Como estamos na primavera, estacas de qualquer grossura, plantadas na areia grossa brotam e emitem raizes rapidamente, retornando com um bom material, e mais rapidamente que as obtidas via alporquia.
No caso dessa planta do nobre colega Calil, minha sugestão é esperar que a brotação se desenvolva um pouco mais e em seguida cortar o tronco um cm acima dela, favorecendo o desenvolvimento da planta todo sobre essa brotação, que graças a seu posicionamento, permitirá uma formatação no estilo moyogi. Veja uma possivel continuação no exemplo abaixo:
Seguindo a orientação acima, é possível em pouco tempo construir uma estrutura aerea que, depois de alguns anos de cultivo, possibilite um resultado como o da imagem abaixo:
[img]http://pendekars.files.wordpress.com/2010/10/style-moyogi.jpg?w=203[/img] _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 10:24 am Assunto: |
|
|
Saudaçoes a agradecimento aos comentarios e dicas , ficarei no aguardo aqui. |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 26, 2011 11:36 am Assunto: |
|
|
Calil, me desculpa, mas vou pegar uma carona no seu tópico e acredito que será um acréscimo para muitos de nós.
Nickyfury, tenho algumas estacas de piteco, fincadas no pedrisco, desde junho deste ano. Está com uma brotação muito boa, mas temendo aquela tal brotação falsa não criei muitas esperanças.
Enfim, eu apliquei a técnica de criar uma estufa, mediante a utilização de uma sacola plástica envolvendo a planta e substrato.
Agora, ontem, observei que algumas raízes já estão saindo pelo fundo da bacia e que consequentemente a estaquia deu certo. A minha dúvida é a seguinte: quano li esta matéria falava alguma coisa de aos poucos ir climatisando a planta ao ar ambiente, fora da estufa, mediante a pequenos furos abertos na sacola. Pois bem quanto tempo dura este processo? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 12:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sinceramente não sei. Não costumo adotar o uso de estufas na produção de mudas. De uma maneira geral, considerando que estamos na primavera e é uma ótima estação para a produção de plantas via estaquia e alporquia, sugiro a retirada total da estufa, liberando suas plantas, passando a fazer o cultivo em local sombreado, onde elas possam estar recebendo luz e calor solar indiretos, até as 10 horas da manhã, resguardando-as do calor opressivo após esse horário.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 27, 2011 9:32 am Assunto: |
|
|
De qualquer forma muito obrigado pela disposição em me responder. Vou fazer isso, deixá-los debaixo de um sombrite 50%. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|