FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dica para renomear Fotos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 3:58 pm    Assunto: Dica para renomear Fotos Responder com citação

Oi pessoal!

Estava eu aqui organizando as diversas fotos que tenho das minhas plantas.
E como minha máquina cria uns nomes meio aleatórios aprendi uns macetes pra renomeá-las.
Levando em conta que precisamos da data da foto em que foi tirada para melhor adubar, podar e tal,
quando precisamos voltar no tempo e pegar uma foto antiga.
Mas como renomear diversas fotos tiradas ao mesmo dia, sem criar uma pasta para cada dia?
Então lá vai. As dicas são simples e talvez muita gente conheça.

Como exemplo, temos 3 fotos com os nomes IMG0005A, IMG0006A e IMG0007A do exemplar pitanga:
1 - Baixe as fotos para o pc.
2 - Se você não sabe quando as fotos foram tiradas, clique em uma delas
com o botão direito do mouse, vá em "Propriedades", aba "Resumo", onde aparecem diversas informações sobre a imagem.
Busque a informação "Data em que a foto foi tirada".
Se você possui data e hora configuradas na sua máquina, aparecerá a data correta aqui.
3 - Bom agora dê um OK ou saia dessa tela e volte aos e arquivos de imagem.
4 - Selecione os três arquivos arrastando o mouse sobre eles.
5 - Aqui atenção! Com os 3 marcados, clique com o botão direito do mouse sobre o primeiro arquivo da série a ser renomeada e
escolha "Renomear". Ex. IMG0005A
. Isso fará com que seja habilitado somente a caixa do nome desse arquivo.
6 - Digite a data encontrada anteriormente. Eu uso o padrão xx.xx.xxxx (22102011, data de hoja).
7 - Dê um "Enter" no teclado. Após esse comando, todos os arquivos vão ser renomeados com a data padrão contendo entre parênteses um número sequencial colocado pelo PC, automáticamente.
Ex.: Se eu digitar "22102011", os arquivos serão renomeados para "22102011, 22102011(1) e 22102011(2)".

Funciona com letras também.

PS.: Entretanto para a ordem cronologica ser mudada corretamente, a numeração das fotos deve estar na sequencia em que foi tirada.
Ao copiar para o pc elas podem ficar de tras para frente, ok?

Achei legal ter esse Bê-a- Bá, pois imagine mudar uma por uma... Wink
Bom fim de semana a todos!
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

sou tecnico a 4 anos e ainda num conhesia esse comando heh... muito bom, agente sempre aprende com o Windows né... ex te do 5 conto se vc conseguir criar uma pasta com o nome "CON" , sem as aspas e claro...

vlw pela dica...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 4:17 pm    Assunto: Responder com citação

Boa, Seph!

Eu costumo renomear da seguinte forma;

Exemplo: cal5.1110a , cal5.1110b

cal= Calliandra
5= é a 5ª planta da mesma espécie
10= é o mês (outubro)
11= é o ano
a= é a primeira foto dentro do mesmo mês
b= é a segunda foto dentro do mesmo mês

Dessa forma, posso ter 1000 fotos que elas ficarão devidamente ordenadas por espécie, qual delas da mesma espécie, ano,mês e sequência dentro do mesmo mês.

Obs.: Tem que colocar o ano antes do mês, pois se colocar o mês antes, sai fora de ordem quando mudar de ano, pois, o computador entende que: 0112 (janeiro de 2012) vem antes de 1211 (dezembro de 2011)

Já se colocar o ano antes:

1201 (2012, mês janeiro) sempre estará depois de 1112 (2011 mês dezembro)

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

SMART2 escreveu:
sou tecnico a 4 anos e ainda num conhesia esse comando heh... muito bom, agente sempre aprende com o Windows né... ex te do 5 conto se vc conseguir criar uma pasta com o nome "CON" , sem as aspas e claro...

vlw pela dica...

smart.............EU CONSIGO!!

Pode depositar os 5 contos na minha conta!!!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:

smart.............EU CONSIGO!!

Pode depositar os 5 contos na minha conta!!!

corigindo, criar via WINDOWS e não via DOS ou LINUX...

Por que não é possível criar pastas com o nome "Con" no Windows?

Você pode até tentar, mas o Windows não permite que você crie uma pasta com o nome “con”. No XP, o nome será simplesmente ignorado, já no Windows 7 e Vista você receberá uma frustrante mensagem de erro. A verdade é que qualquer versão do Windows impede que você crie ou renomeie arquivos e pastas para nomes como “con”, “prn”, “aux”, “com1” e “ltp1”.

Trata-se de uma antiga herança que os sistemas operacionais Windows carregam do MS-DOS. Essas palavras são reservadas para a comunicação interna do SO e designam comandos e estruturas. Portanto, mesmo o mais recente sistema da Microsoft é incapaz de interpretar tais sentenças como simples nomes através do Windows Explorer.

O termo “con”, por exemplo, origina-se da palavra “console” e prepara o sistema para entradas de texto a partir do teclado. O motivo para que tais comandos continuem presentes é a compatibilidade das versões modernas do Windows com programas e bancos de dados antigos. Confira a lista de comandos reservados ao sistema:

CON, PRN, AUX, CLOCK$, NUL
COM0, COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, COM7, COM8, COM9
LPT0, LPT1, LPT2, LPT3, LPT4, LPT5, LPT6, LPT7, LPT8, LPT9

Não adianta, o Windows não deixa!

Através da Janela de Comandos do Windows (atual “cmd” e antigo Prompt de Comandos) é possível criar pastas e arquivos com qualquer um dos nomes acima. Mas, da mesma forma, o sistema impede que os documentos sejam excluídos pelo Windows Explorer.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Rsrsrsrsrsrs.........tente os seguintes passos:

1. Clique no arquivo a ser renomeado, com o botão direito em RENOMEAR
2. Digite CON
3. Após digitar não dê ENTER mas clique com o botão direito em: Inserir caractere de controle unicode
4. Ele vai abrir uma janela. Clicar em Ativar Formato àrabe

Voilá, pronto!

Pra que serve.............não sei!!!

SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

num conseguie nem achar esses passos ae de troço arabe...
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 10:54 am    Assunto: Renomeação Responder com citação

Smart e Elio

Realmente, falando pelo lado da informática sempre aparecem alguns macetes não conhecidos e alguns que são impossíveis de executar. Até que alguém apareça e mostre uma nova forma. Esse é o princípio dos crackers (mas não me pareça o caso do amigo Elio Very Happy Very Happy )

Smart
Eu sabia que não era possível utilizar arquivos com extensão con. Ex.: *.con. São arquivos que as bibliotecas do windows utilizam para efetuar comandos. Como o Elio falou, é provável que existam meios de efetuar essa troca, embora não seja recomendado e muitas vezes nem se sabe para que será utilizado. Eu digo não ser recomendado, pois pode ser utilizado por crakers, para efetuar comandos maliciosos do pc. Não sei como funciona mas é isso.

Elio
Achei interessante o meio como ordena as fotos. Para separar por tipo de planta eu apenas criava uma pasta com o nome e uma numeração. O esquema de colocar a data de trás pra frente é uma bela sacada. Não havia me tocado. Mas havia percebido que ficava trocada a ordem de meses.
Agora está tudo certo. O melhor benefício é não ter que ir renomear só para colocar a letrinha no fim do nome padrão. Eu ficava louco... Mad
Vou unir os dois para criação do nome aí vai ficar 10...

Ps.: Não tentei o lance árabe...vai que o Tio Sam rastreia. Very Happy Very Happy Very Happy
Abraço a todos!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: