FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JM Desfolha de Ligustro - 31/01/12
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 10:58 am    Assunto: JM Desfolha de Ligustro - 31/01/12 Responder com citação

Boa dia amigos

Em apenas uma noite e um dia, um ataque de formigas carregadeiras "depenou" 5 ligustros e várias mudas de Serissa... Aliás, serviço bem feito e me poupou um pouco de trabalho...

Assim me vi estimulado a trabalhar nas árvores. A primeira que trabalhei foi essa aqui, um pré-bonsai de ligustro produzido pelo Bonsai do Campo do Tramujas.

Em julho eu já havia feito uma poda de formação, aramagem de posicionamento, trabalhado em alguns pontos de madeira podre e melhorias alguns Uros que não estavam bons:



Durante a primavera a árvore se desenvolveu bem, bem adubada, fiz as podas para melhorar a ramificação.

Depois da desfolha e aramação ficou como abaixo. Fiz apenas uma aramagem básica de posicionamento dos galhos principais.





Pelas imagens dá para ver que o uro já melhorou, aproveitei também para retirar um pequeno anel do "calo" do uro para estimular sicatrização.

Tem um vazio acima do primeiro galho à esquerda, mas espero que com o tempo o segundo galho possa preencher este espaço. Seria um galho que eu não desfolharia agora, mas...

Aguardo opiniões.

Abraços


Editado pela última vez por prumodeq em Ter Jan 31, 2012 8:58 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2012 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza de trabalho: o seu e das formigas. Pode agradecer mesmo a elas porque o ligustro depois de uma desfolha, especialemten por formigas, brotará com muito vigor e muito mais pontos de folhagem. Está ficando bom... Vai em frente.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2012 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando, com a nova brotação, 20 dias depois da desfolha. Trabalhar com ligustro é muito prazeroso, pois as respostas são muito rápidas!

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/07/07
Idade: 39
Mensagens: 175
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2012 10:51 am    Assunto: Responder com citação

20 dias e já brotou assim?

faz 15 dias que fiz uma poda total na minha (pode ver aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20180&highlight=) e até agora quase nao apareceram brotos novos. As únicas folhas que estão na foto foram as que eu deixei.

Vc teria alguma ideia do que pode agilizar um pouco o crescimento da minha?

Quando estava folhada, crescia rapidamente tbm, mas agora esta demorando mais... a sua esta muito bonita. bem verdinha... parabens!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Djalma Dourado



Registrado: 29/06/11
Idade: 38
Mensagens: 53
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2012 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns Prumeq pelo belo trabalho e obrigado pela a grande ajuda que me deu com o meu Acer Kaede, foi de muita ajuda mesmo inclusive já postei os resultados espero que esteje no caminho certo.

vlw e parabéns mais uma vez Very Happy
_________________
Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu. (Steve Prefontaine)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2012 7:21 pm    Assunto: Responder com citação

prumodeq,

Tá bonito se recuperou bem, parabéns.

romeucr

Você desfolhou o seu praticamente junto com o meu, fiz a desfolha no dia 13 de janeiro e hoje 31/01 que começaram a aparecer pequeninas folhas no meu, nos dias de mais calor estou borrifando água. tenha um pouquinho de paciência e vai cuidando que logo estará bonitão de novo.


Abraço
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2012 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

fantastico parabens..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Romeu

Não sou experiente (esta é a segunda vez que eu aplico a desfolha no verão em minhas árvores), mas o ligustro logo depois que emite os primeiros brotinhos, em questão de uma semana já viram grandes brotos. O mesmo para o Ulmus, que foram desfolhados juntos.

O importante, conforme fala a literatura e principalmente a entrevista que o Tramujas deu para o Élio sobre a desfolha:

1) As folhas tem que estar maduras
2) A árvore tem que ser adubada na estação anterior à desfolha, para que tenha reservas para rebrotar

Após a desfolha eu retiro do tempo e coloco na estufa, pois nesta época do ano aqui chove muito e as necessidades hídricas da planta desfolhada reduzem-se.

O Élio ainda conselha a fazer a pulverização das árvore três vezes por dia, mas isso eu nunca fiz...

Abraços


Editado pela última vez por prumodeq em Ter Fev 07, 2012 9:06 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 02/09/11
Idade: 42
Mensagens: 652
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 6:52 pm    Assunto: Responder com citação

Como ele se recuperou rapido esta otimo parabens...
_________________
" A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil