|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Out 02, 2011 8:22 pm Assunto: QUANDO CONSIDERAR UM BONSAI E COMO CALCULAR O SEU VALOR |
|
|
Amigos a tempos me surge umas duvidas,
vou tentar expor minha pergunta o mais simples possivel
primeira duvida.
agora a semana passada fiz umas estacas de amora,como muitos ja viram.
a arvore que coletei as estacas tem mais de 20 anos, as estacas com certeza tem uns 10anos , assim que eu conseguir diminuir as folhas e estiliza-la ela sera um bonsai de 10 anos + o tempo de estilização?
um bonsai de estacas, um bonsai de semente, ou de alporque diferenciam seu valor financeiro,por serem estacas e alporques ou são valorizados sem distinção de forma de plantio?
um bonsai perde valor se for maior,tipo uma planta de 50cm tem valor diferenciado de uma de 10 ?
agradeço as opiniões _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 02, 2011 9:47 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, isso é muito relativo. O primeiro fator é o fator de mercado, ou seja, oferta e demanda. Um bonsai vale o que o dono consegue por ele. Os fatores que mais influenciam no valor são a qualidade do trabalho e o tempo necessário para fazê-lo. Um bonsai de 1000 anos feio e mau feito não terá um valor equivalente à sua idade. Via de regra, os bonsais maiores são mais caros, pois, o tempo que leva para engrossar o tronco é maior, logo esses custos de tempo, investimento em insumos, trabalho e espaço ocupado valem mais que um bonsai pequeno.
A forma de cultivo, semente, estaca, alporque.... também são irrelevantes... o importante é a qualidade do trabalho.
Plantas criadas em grande escala acabam resultando em matérias primas com uma qualidade parecida, se houver mercado consumidor o preço será atribuído como o de qualquer outro produto, com o equilíbrio entre oferta e demanda. Já bonsais "únicos" terão valor financeiro atribuído pela sua qualidade e o interesse que desperta nos compradores, como ocorre com obras de arte (que é o que na verdade eles são).
Agora, ter um bonsai que vale o preço de um apartamento só se for um trabalho perfeito e com "história" como, por exemplo, ter pertencido a um imperador do Japão ou coisa parecida . Mas quem consegue um desses já é milionário e certamente não está preocupado com o valor financeiro do seu bonsai .
Abraço. |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Seg Out 03, 2011 8:38 am Assunto: |
|
|
Já li sobre a muda se tornar bonsai quando 3 pontos tiverem sido alcançado,
Nebari, tronco e copa... isso tudo com ela pronta a ir para um vaso onde o sistema dela como árvore funcione de modo saudável.
Raízes de baixo da terra bem reduzidas, raízes sobre a terra bem definidas.
Tronco com "cara" de tronco
Copa bem definida no estilo escolhido e com as folhas na devida proporção.
O conjunto estando ok, vendo uma árvore formada miniaturizada. Aí sim é um bonsai.
Idade real pouco importa, idade aparente importa mais, um bonsai novo mas aparentando uma árvore milenar vale mais que um tronco de 20 anos aparentando um tronco e suas folhas no vaso, sabe?
não sei bem, mas é algo q tenho lido junto com minha opinião =D
Agora valor é igual arte, cada artista possiu um valor em mente, pode ir pelo mercado próximo, pode ir para vender rapidamente, pode ir para não vender pois pegou afeto pela planta, e por aí vai...
acredito q como toda arte o valor da assinatura vale mais.. quem o fez faz ficar caro ou não... =D (também minha opinião)
Abraço!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 03, 2011 8:49 am Assunto: como calcular idade |
|
|
Marco_Avelar , agradeço ai pela resposta. Eu perguntei por valor só para
entender como se baseia o valor do bonsai, em relação a idade e como calcula idade . Eu estou na arte do bonsai por hobby mesmo.
abs
agradeço muito ai a opinião _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Seg Out 03, 2011 8:55 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 03, 2011 8:53 am Assunto: Como calcular idade |
|
|
Lucas,agradeço muito tb pela opinião.
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Seg Out 03, 2011 11:27 am Assunto: |
|
|
u tambem nao consigo mensurar um valor para minhas plantas, estou pensando sim e vender algumas porem nao sei se consiguiria vender uma planta minha bem formada por 1.000 reais, nao sei se conseguiria mesmo ... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|