FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

FRANCISCO LUSTOSA: BONSAI PARA EXPOSIÇÃO
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 6:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

José Reinaldo, sem duvida nenhuma os dois primeiros, com maior vantagem para o segundo, isto é, a Caliandra spinosa. Ela é um espetáculo e figura entre os melhores trabalhos do Francisco. Mas é claro que há outros, muito bons igualmente, incluso alguns penjing. Veja esse, um ulmus com uma base inusitada:



Um lindo Kuromatsu (pinheiro negro), ainda em desenvolvimento:



Outros lindos trabalhos dele podem ser visualizados nas paginas do nosso site: http://www.brasiliabonsaiclube.com
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gilbertovm



Registrado: 28/08/11
Idade: 45
Mensagens: 92
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, estes bonsais citados estão sendo trabalhados a quanto tempo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 8:52 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Gilberto, há bastante tempo. Eu diria que nos ultimos cinco anos, mais ou menos, é que o Lustosa vem se empenhando em aprimorar esses e outros de sua coleção. Alguns trabalhos, como os shari e jin são mais recentes, mas a formação estrutural dos galhos é algo mais demorado, não há como apressar a "mãe natureza" nesse sentido. É preciso aguardar pacientemente a época correta para intervir numa e noutra planta, e ter respostas adequadas por parte delas.

Um shari como esse executado na Caliandra, por exemplo, pode levar um dia inteiro ou dois ou tres, ou mais até, para ficar perfeito no conceito dele. Algumas espécies não aceitam aramação forçada logo na primeira tentativa, então é preciso estar retirando o arame e recolocando tudo novamente, e depois repetir tudo outra vez, até conseguir a formatação correta. A resposta da planta irá depender de diversos fatores, dentre os quais a rega correta, a adubação corretamente aportada, não só no período certo mais tambem na quantidade e especificação correta. É um trabalho paciente e demorado, isso vc pode ter certeza. Rolling Eyes

E é preciso considerar ainda que o Francisco não fica ali, 24 horas, colado nas plantas. Ele tem uma vida social, familiar, fora do universo do bonsai, e precisa realizar mil outras tarefas, como recentemente ao cuidar da pintura e reforma de sua casa, o que toma não só um tempo precioso mas requer toda sua atenção e cuidado. O bonsai é apenas um hobby para ele, como para todos nós, aliás. Então, os resultados alcançados por seu meticuloso trabalho é fruto de muita persistência, paciência e tenacidade, além da perícia técnica em executá-los bem, como pode ver nas imagens acima.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
blzounem



Registrado: 22/08/11
Idade: 45
Mensagens: 51
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Nick ja penso em usar wordpress? Acho que atenderia e organizaria melhor a ideia do site
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky meu amigo, ouso dizer Lustosa é um bonsaísta completo: técnica, dedicação, paciência e visão artística.
Os bonsai expostos por você são árvores!!!
Transmita meus cumprimentos ao Lustosa e obrigado por compartilhar conosco estas jóias.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/05/11
Idade: 45
Mensagens: 104
Localização: São Luis-MA

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2011 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá nicky.

Realmente a caliandra está maravilhosa, um trabalho digo de premio.
Estou louco para ter uma, como não posso comprar uma muda ou mesmo um pré, gostaria de comprar umas sementes, voce ou francisco tem? Poderia me vender?

O trabalho com ulmus está esplêndido, já o tinha visto em seu site, é muito inusitado essa composição.

Voce pediu comentários e criticas em relação ao trabalho do francisco, aqui aprensentado por vc, mas não ouve criticas, é claro são lindos. Very Happy

Gostaria de saber de vc que é um excelente bonsaista, se tem algum ponto a criticar nesses bonsai feito por seu amigo. Tem algo que poderia ser melhorado? Para mim estão perfeitos.
_________________
"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."

Isaac Newton
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 16/06/11
Mensagens: 484
Localização: Barreiras - Ba

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2011 7:23 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Meu caro Nick, eu bem que gostaria de estar presente a esse evento para aprender com os mais esperientes. A distancia fisica as vezes é bem cruel!!!!
_________________
Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gilbertovm



Registrado: 28/08/11
Idade: 45
Mensagens: 92
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2011 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu nicky pela resposta. Realmente bonsai bom é para quem não tem pressa... Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gilbertovm



Registrado: 28/08/11
Idade: 45
Mensagens: 92
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2011 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu nicky pela resposta. Realmente bonsai bom é para quem não tem pressa... Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/05
Idade: 40
Mensagens: 353
Localização: Gama - DF

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked Shocked

Os trabalhos do Lustosa REALMENTE dispensam comentários.

Como os amigos disseram, ele é um bonsaísta completo: MUITO conhecimento técnico, disposição, paciência e persistência e talvez a maior das qualidades: um olhar artístico fenomenal.

Não canso de tecer elogios a ele e à turma de bonsai de Brasília (Nicky, Glauco, Evandro e outros) pelos trabalhos EXCEPCIONAIS e principalmente pela sempre presente receptividade e sentimento de amizade demonstrado a cada encontro do grupo, pelo desprendimento em ensinar gratuita e pacientemente.

Não tem preço!
_________________
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil