|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
zmartins

Registrado: 10/10/11 Idade: 35 Mensagens: 11 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 4:27 pm Assunto: Jabuticaba de viveiro (15 anos de solo) |
|
|
Senhores, tudo certo?
Fui hoje em um viveiro aqui de Limeira/SP para ver se encontrava alguma muda de Caliandra já mais grossa para transformar em bonsai!
Infelizmente não tinha, porém, pude perceber que tinham várias jabuticabeiras lá e de vários tamanhos e idades espalhadas por lá.
Estava eu conversando cm o dono do viveiro e ele me disse que tinha na frente do viveiro, várias jabuticabeiras de exposição e que por um grande engano, um rapaz foi instalar uma placa de propaganda no viveiro e acabou cortando as jabuticabeira que tinham lá seus 2.5, 3 metros de altura praticamente para metade da metade. Devem estar com cerca de 80 centímetros a 1 metro.
Ele me disse que caso eu quisesse, poderia comprar uma delas e então lá fui eu analisar os caules para ver a grossura. São fantásticos e com certeza, com habilidade dariam bonsais MARAVILHOSOS.
Bom eu queria saber se vocês podem me ajudar nessa. Eu tirei algumas fotos do caule de algumas(, são todas bem parecidas e pelo o que pude perceber, todas já frutificam e muito. Devem ter cerca de uns 15 anos (para mais) plantada em solo.
Queria saber como devo proceder, se posso fazer essa compra e planta-la na bacia de 32L que tenho aqui em casa. Além disso, como devo podá-la? Cortar as raizes? Não mexer? Plantar da maneira que está? Enfim, todo tipo de dica/conselho/ajuda que vocês puderem dar em relação a isso, será muuito bem vindo.
Eu realmente fiquei empolgado com essa possibilidade.
Grande abraço e aguardo respostas pois desejo comprá-la amanhã na hora do almoço.
Segue as fotos de algumas.
Muito obrigado,
Abraços. _________________ Para o conhecimento, não há limites! |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 9:53 pm Assunto: |
|
|
Fantasticas as plantas, mas vc tem um problema meu amigo. Fazer o yamadori dessas plantas e pagar por elas? vc tem o risco de perder a planta e assim mesmo te que desembolsar. Mas o material é muito bom mesmo acho que vale a pena o risco dependendo do valor. boa sorte. abraço. |
|
|
 |
zmartins

|
Enviada: Seg Out 24, 2011 10:20 pm Assunto: |
|
|
Boa noite Anderson...
O valor que o cara me pediu foi de 60 reais por uma planta. O que eu achei fantástico. Neste porte é muito dificil de se encontrar.
Quais as dicas para eu proceder com isso? Retiro ela do local e planto na minha bacia? Corto raízes? Corto já os galhos e faço uma seleção? preciso dessas dicas para prosseguir!
Muito obrigado por enquanto.
Ah, a ideia é manter este formato, claro em um porte bem maior pois o caule é bem grande!
 _________________ Para o conhecimento, não há limites! |
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 7:28 am Assunto: |
|
|
Pelo menos peça aos funcionários do viveiro para retirar as plantas, pq as raízes devem estar mt profundas. Cavar buraco dá uma canseira  |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 8:26 am Assunto: |
|
|
zmartins
O que escrevo abaixo é sobre o que li e sobre o que já fiz e funcionou (quase sempre):
A melhor época para retirada de mudas é final do inverno/começo da primavera, antes da jabuticabeira voltar com a brotação primaveril... ainda dá para coletar, mas o risco de perda é maior...
Procure a maior bacia que encontrar, uma grande caixa de madeira ou um tambor cortado ao meio, para que você consegua retirar a um torrão grande do solo e com a maior quantidade de raízes possível. Use como substrato uma mistura drenante, mas que contenha 50% de material orgânico (pode ser a própria terra do local), coloca no fundo uma camada de pedriscos para ajudar na drenagem. O recipiente tem que ser bem furado para permitir a drenagem.
Passe cola branca nos cortes maiores tanto dos galhos quanto das raízes e amarre bem a planta nas bordas do recepiente. Corte boa parte dos galhos aéreos para evitar a desidratação da planta (eu sempre mantenho alguns galhos com folhas para poder perceber como está a planta). Mantenha umas três semanas em local sombreado e cuidando das regas para manter apenas úmido o substrato. Depois deste período coloque ela em lugar em que receba somente o sol da manhã ou do final da tarde, evitando nos períodos mais quentes do dia. Se depois de mais três semanas ela se manter viva, aí é só alegria.
Escolha uma planta que você consiga visualizar a estrutura de troncos final sem que tenha que fazer nenhuma intervenção grande ou corte maior, pois as cicatrizes nas mirtáceas não cicatrizam com muita facilidade e cortes grandes vão ser difíceis de disfarçar ou formar um uro bonito...
Abraços |
|
|
 |
zmartins

|
Enviada: Ter Out 25, 2011 12:09 pm Assunto: |
|
|
gilbertovm
Pode deixar, vou pedir isso sim. Hehehe
prumodeq
Muito boa as suas dicas. Pois é, ainda estamos na primavera porém estou com medo de fazer errado e matar a planta. Nada pelo dinheiro e sim pela planta mesmo.
Será que essa bacia de 32 litros é muito pequena para ela? Será que ela aguenta ter os galhos cortados e as raizes no mesmo dia? Só assim eu conseguiria tirar do viveiro. Outra coisa, com quantos centimetros eu deixo a árvore? Eu digo, quando eu posso cortar do galhos? Posso deixar apenas toquinhos? bem pequenos próximos ao caule principal?
Outra coisa, preciso deixar folhas na planta?
Eu posso cortar mais ou menos nessa altura, como esta na foto abaixo? (isso seria bem baixo)
Muito obrigado,
Abraços. _________________ Para o conhecimento, não há limites! |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 12:56 pm Assunto: |
|
|
Zmartins
Eu sempre gosto de entender os motivos antes de efetuar os procedimentos, gosto de saber a fundamentação teórica antes da prática para ter certeza que um procedimento é correto e, claro, não fazer (muita) besteira.
De forma grosseira as raízes nas plantas tem basicamente duas funções: sustentação e captar água e nutrientes. As raízes mais grossas tem a função de sustentação e as mais finas (capilares) tem a função de nutrição. As raízes finas são muito delicadas e ficam mais profundas nas pontas das raizes grossas. Veja na foto abaixo:
De forma também grosseira as folhas tem por função fazer fotossíntese, ou seja, transformar os nutrientes em alimento para a planta. Porém as folhas também transpiram desidratando-se e desidratando a planta.
Assim no yamadori são eliminadas muitas raízes capilares, reduzindo a capacidade de a planta obter alimento e água, logo se faz necesário reduzir proporcionalmente a parte aérea, pois não tem como a planta fornecer material para as folhas. Muitas folhas vão perder água e em conjunto com os galhos em crescimento vão consumir as reservas da planta.
Logo, corta-se a maioria das raízes grossas, principalmente a raiz central (pivotante), e por consequencia os galhos da parte aérea.
Quanto a questão de onde cortar os galhos, eu não gosto de cortar muito baixo, pois eu não tenho capacidade de avaliar rapidamente o que dá para fazer com um planta. Assim corto mais alto e deixo a planta lá se recuperando, e neste meio tempo fico observando e imaginando o que dá para fazer. Já me arrependi de cortar galhos que depois fizeram falta...
Lembre que após yamadori é necessário deixar a planta se recuperar, assim outros procedimentos só na primavera do ano que vem (ou depois)
Abraços |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
recomendo que ao podar, corte um pouco acima do lugar onde pretende formar a copa... dessa forma vc não corre o risco de eliminar uma parte que daria pra arpoveitar. planta ela em uma bacia, tira umas fotos e manda pra galera opnar.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qua Out 26, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Meu amigo realmente vc vai ter um trabalhao para retirar. se vc conseguir que os funcionarios ajudem é melhor mas fique de olho para que nao se danifiquem as raizes nessa época do ano não se aconselha a fazer yamadori a nao ser que se faça um ótimo trabalho tirando com quase todo o torrão pois a planta pode sentir. o bom seria vc comprar tirar do solo mas ter alguma garantia caso ela venha a óbito. o material é de excelencia!! boa sorte e mantenha-nos informados |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|