|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 6:18 pm Assunto: Yamadory de Goiabeira!meu primeiro material de qualidade! |
|
|
Amigos, neste feriado de carnaval fui pro sitio do tio da minha esposa,ontem pela manha sai para dar uma explorada em busca de um bom material para bonsai,e consegui encontrar o que procurava,selecionei um pé de goiabeira
para um yamadory.
Este é meu primeiro material de qualidade,eu ja andava em busca de um belo tronquinho ,para poder trabalhar e futuramente ter um belo bonsai.
prosseguindo com o yamadory, após encontrar a planta,voltei para casa e
preparei a tralha para fazer a retirada,chegando la no local primeiramente fiz uma analise de como proceder sem danificar as raizes
e retirar com menos impacto possivel preservando a planta o maximo .
primeiramente medi 45cm de tronco e serrei,usei esta altura para posteriormente ao planta-la ter margem de acertar altura ideal.
fiz uma escavação em circulo em torno de 40 cm e uma profundidade de uns 20 cm em toda a volta da planta. fazendo isto fiz uma escavação
de uma faixa reta em direção ao tronco deixando a circunferencia intacta,chegando ao tronco cavei por baixo cortando a pivotante,após 1 hora e meia consegui fazer a retirada da planta sem danificar suas raizes e deixei o torrao ,pois nao quis arriscar de desbasta-lo.
depois de mais uma hora de sacrificio pra leva-lo pra casa,pois o local que ele estava éra de dificil acesso,e inclusive tive de atravessar um riacho com ele rsss cheguei em casa com ele intacto
bom eu peguei dois sacos plasticos bem reforçados coloquei um pouco de areia no fundo e coloquei o tronco com o torrao e completei com mais um tanto de areia. umideci bem e fechei o plastico para segurar umidade, onde ficou até hoje de manha, peguei meu carro e voltei do sitio pra plantar ele ,e amanha eu vo voltar,só vim mesmo pra planta-lo
chegando aqui nao tinha onde plantar e entao improvisei uma banheira de criança rss foi o que melhor encontrei ,onde provavelmente permanecera até reestabelecer.
seguem as fotos
ele antes de serrar o tronco
foto 1
tronco ja serrado ,pivotante cortada e pronto pra sair .
OBS: Deixei exatamente este torrao de terra vermelaha, e o restante do vao da banheira completei com substrato para plantar sementes de ortaliças e areia na proporção 50% de cada
Haja braço pra cavar tanta terra rsss!!!quase morri rsss!
foto das raizes e torrao agora ja em casa hoje depois do almoço
ele ja plantado
O correto seria desbastar e usar areia pura,mas pensei bastante e resolvi deixar assim pois vi uma aqui no forum com o terrao e pegou,e inclusive eu disse que seria ideal planta na areia,mas como o dele pegou eu arrisquei também e sai do convencional.
agora é esperar até vim as brotações. e ver se vai vingar, mas confesso que pela quantidade de raizes estou bem otimista. _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Seg Dez 15, 2014 7:28 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 38 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 6:36 pm Assunto: |
|
|
Maravilha.
Vamos acompanhando.
Não esquece de nos manter atualizado hein  |
|
|
 |
M.A.Passarini
Registrado: 07/07/09 Idade: 36 Mensagens: 28 Localização: Ivaiporã-PR
|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 7:02 pm Assunto: boa |
|
|
Opa Marcelo...
gostei do movimento de tronco ótimo material..
Então, eu usei só terra na minha tentativa por não ter outro material disponível no momento, mas acho que vc fez certinho, e com a quantidade de raízes capilares que ficaram há um grande chance da mocinha vingar, a goiaba é muito forte, boa sorte amigo. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 9:36 pm Assunto: |
|
|
Conseguiu manter algum torrão de terra? Por que para Yamadori de raiz nua a época não é das melhores. Ideal seria ter esperado o inverno. Mas o tronco é belo e promete bons resultados. Vamos torcer pela recuperação. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 10:22 pm Assunto: goiabeira |
|
|
Oi Elio, consegui manter toda estrutura do terrao, todo este terrao da segunda foto eu trouxe comigo ,foi uma luta atravessar um riacho com este torrao sem molhar,mas consegui deixar intacto. so cobri com areia pra completar os espaços da banheira,mas o terrao ta ai todinho.
agora vo atualizando de acordo com as brotações.
espero que de certo Elio,este é meu primeiro material de qualidade ,que eu vo poder trabalhar.
abs
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 27, 2014 8:02 pm Assunto: yamadory goiabeira |
|
|
Bom amigos esta semana iniciou-se a brotação,alguns na parte de baixo ,acho que só dois até agora mais na parte de cima, assim que ficarem um pouquinho maiores ,e surgirem mais alguns mando as fotos _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Sex Mar 28, 2014 10:26 pm Assunto: acompanhando |
|
|
acompanhando _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 09, 2014 7:30 pm Assunto: goiabeira |
|
|
Bom amigos amanha o mais tardar a tarde irei tirar foto da planta com brotação.
Não sei se fiz certo,havia uns 5 brotos nascendo na parte de baixo do tronco,
uns bem rentes a terra, ai cortei eles,após isto os brotos começaram a sair mais em cima,estes estou deixando crescer.
Obs Tenho um outro tronquinho bem menor ,mas com quase a mesma bitola deste, ele esta na areia e as brotações estao bem maiores do que este que ta com o terrão, acho que se estivesse com a areia iria ter muito mais brotação
,estou percebendo isto na pele. até me arrependi de nao ter colocado na areia e arriscado .Bom agora no final do inverno vou tirar o torão de terra e
da uma ajeitada nas raizes ,e planta com um substrato de 50%areia 50%
terra vegetal misturada com uns 20% de humus de minhoca.
o que acham desse substrato seria bom pra acelera a brotação? pois ela esta brotando bem lentamente em comparação a outra goiabeira.
poderiam me dar opinião do substrato ideal para esta situação? _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 38 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Abr 10, 2014 7:47 am Assunto: |
|
|
No lugar da areia, não seria melhor pedrisco ou caco de tijolo?
O maior espaçamento entre os grãos facilita o crescimento das raízes.
Quanto ao húmus de minhoca, eu não recomendo, pois podem vir com ovos de minhoca que podem virar um problema de super população no futuro. |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Sáb Abr 12, 2014 4:18 pm Assunto: |
|
|
Bela bitola do tronco, vai ser uma linda planta, sorte na recuperação. _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 13, 2014 12:42 am Assunto: Goiabeira Yamadori |
|
|
Meu pé de goiaba esta brotando,mas nao como eu queria,os brotos que sairam na parte baixa eu cortei todos,só deixei os da parte de cima ,eu gostaria que os brotos circulassem a planta,mas estao nascendo só de um lado ,inclusive eu virei a planta pro lado da claridade ,pra ver se nasce brotação ao redor do tronco,
vamos ver se a luz pegando onde nao nasceu brotação ira forçar a brotação nesses espaços .
seguem as fotos tirada hoje 13/04 /2014
bom esta vai ser a frente do bonsai, observem que ja fiz o corte em cima chanfrando,assim feito fica esteticamente correto a definição da frente da planta .
esta foto abaixo é a parte de tras da planta
esta foto abaixo é uma lateral da planta ,onde mostra o que eu digo ,falta nascer brotação nesta area livre
Gostaria que me dessem dicas ,sobre brotação nesta area, como incentivar brotação se for o caso,ou devo deixar assim mesmo até que a natureza cuide disso ou se ha nescecidade de aplicar alguma tecnica?
eu adotei virar este lado para o local de mais claridade pra ver se a luz icentiva brotação .
na parte de baixo esta nascendo brotos e eu estou tirando todos, estao brotando la em baixo rente ao solo,posso continuar retirando?
Quanto a recuperação do yamadori ,na minha opinião nao havera problemas,e nem considero estas brotações como falsas,pois a quantidade de terra e raiz que ta nessa banheira é enorme,inclusive as capilares que estão em maior numero como mostro nas primeiras fotos
No mais aguardo opiniões
ABS
MARCELO _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 14, 2014 5:43 pm Assunto: goiabeira |
|
|
em breve atualizo de novo,assim que nascerem mais brotações! _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Seg Abr 14, 2014 7:14 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcelo,
Na minha opinião você deve deixar crescer os brotos que estão na planta atualmente para que a planta se recupere. A sua planta tem uma boa conicidade na base, mas logo depois segue praticamente da mesma espessura.Após a recuperação uma alternativa seria cortar logo acima dos 3 primeiros brotos, deixar 2 como galhos e eleger 1 como novo ápice. Com isto você teria 2 galhos em direções opostas e poderia ir direcionando os do ápice na direção desejada.
Abraço |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 15, 2014 12:28 am Assunto: goiabeira |
|
|
Beleza Gilson,obrigado pela opinião,bom agora o problema sao essas brotações,que tao nascendo la na parte de baixo do tronco,tipo uns 4 cm da terra,to tirando eles porque nao servirao pra nada a nao ser suga a planta,esses que por acaso nascerem ai na altura da sua projeção pra cima é que irao me atender futuramente. nao sei se ta certo corta essas brotações que tao saindo la em baixo também,mas que to tirando to .
A minha esperança é que no final do inverno quando eu passar ela para areia ,com uma porcentagem de substrato é que vou ter algum resultado,
pois neste torrao de terra ta dureza as raizes propagarem,a resistencia é enorme,estou tirando esta base,pois tenho um tronquinho que plantei na areia,e ele ta brotando igual chuchu rss e um outro que é igual a este tronquinho que sito estar na areia ,fico na terra e nao chega nem perto deste que esta na areia.
valeu pela dica da projeção!
a minha idéia até hoje seria mante-lo com os 34 cm de altura, e seguir com o estilo hokidashi ,em relaçao ao tronco, com a foto fica meio dificil perceber,mas ele é bem curvo, na parte de cima ,a foto nao ta mostrando direito a curvatura dele, a primeira foto ja mostra ele com a curva acentuada. depois da uma olhadinha que voce percebera.
mas nao vou descartar a possibilidade de baixa-lo também, vamos espera pra ver o que vai sai de brotação e onde vai sair pra gente poder ter uma noção melhor.
e também estou aceitando mais idéias de projeções que serão possiveis
fazer neste tronco.
obrigado pela sua sugestão, eu nao tinha pensado nesta possibilidade.
Abs
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 21, 2014 11:07 pm Assunto: meu primeiro material de qualidade |
|
|
Amigos o pé de goiaba ta lindo e viçoso, estes dias postarei as fotos para que possam acompanhar
dei uma sumida,pois esto reformando aqui em casa e dei uma viajada pra sao paulo pra mata a saudade da minha terrinha
abs
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|