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ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Shimpaku
30.12.2011
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srandreluiz



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MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 8:18 am    Assunto: Ajuda com Shimpaku Responder com citação

Ola amigos, venho pedir uma ajuda de vcs que são mais experientes..
adquiri essa semana um shimpaku de um viveiro aqui na minha cidade e não sei como trabalhar com ele, fiz uma pequena intervenção em um galho apenas pelo fato de querer dar um trajeto de cascata nele, mas nao sei o que fazer depois... sera q vcs poderiam me dar alguma ideia, a principio pretendo usar o estilo Kengai – (cascata)

segue as fotos tirada do celular.. se estivem muito ruins tiro outras depois.





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Elio
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MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

André, vendo a segunda foto, preserve o galho que será a cascata e pode todos os demais a uns 10 cm do tronco e descasque-os. No futuro virarão Jin.
Com arame grosso, arame o galho da cascata e dê bastante sinuosidade. Para cima, para baixo e para os lados.
Não arame nem desfolha mais nada pq a época não é propícia.
Aguarde para novas intervenlções no inverno do ano próximo.

abraço
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Elio

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srandreluiz



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MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

olha como ficou... para uma primeira tentativa.. acredito q tenha ficado interessante.. rsrsrs eu so mudei o galho que fiz a cascata, pensei em continuar a curvatura do tronco, não sei se é o correto mas acho q ficou legal..
Obrigado.. abrass



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nickyfury
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MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 4:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Voce fez um ótimo trabalho de estilização. Agora, aproveite que estamos na primavera e faça o reenvase. Prepare primeiro o substrato, que deve ser bem drenante: caco ceramico, pedrisco, casca de pinheiro, terra granulada, carvão. Misture tudo muito bem, até ficar bem homogeneo. Prepare um recipiente de cultivo mais baixo que esse vaso, que pode ser uma bacia plastica de tamanho médio, com no máximo dez cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral.

Coloque uma primeira camada de substrato, deposite as raizes da planta (que devem ser bem lavadas em agua corrente, antes do replantio), distribuindo as raizes o mais radialmente possível, em toda a volta do tronco. Amarre as raizes com um arame passado pelo orificio no fundo do recipiente de cultivo (não tem problema usar bacia, mesmo o estilo sendo o kengai, caso não tenha um vaso próprio para acondicionar a planta (vaso para kengai, claro). O importante é garantir a estabilidade da planta, aprisionando-a com o arame, até que suas raízes reiniciem o ciclo de crescimento/desenvolvimento no novo substrato.

Após o replantio, coloque a bacia contendo a planta (ou o vaso) dentro de um recipiente contendo solução enraizante (o melhor enraizador é o superthrive) diluída, até que pare de sair borbolhas. Deixe imerso por uns quinze minutos, escorra bem e deposite em seguida a bacia em um local onde receba luz e calor solar o dia inteiro, para que se recupere bem. Regue sempre ao final da tarde, com agua corrente, e só adube depois de 90 dias do reenvase.
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Mcdonald
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MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Nick... só uma perguntinha...

Não querendo desviar o tópico.. Mas e no caso de uma estilização mais severa. SEria indicado fazer também o transplante?

Te falo isso pq eu fiz uma estilização de um Shimpaku meio doida e muito agressiva e aproveitei pra fazer também um falso transplante, já que a planta sofreu demais...
Dê uma olhadinha
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=187586#187586

Não tenho pressa, por isso vou esperar até o inverno que vem. Mas já fica a lição pra uma nova empreitada...

Abraço
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Elio
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MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, eu já perdi plantas por trabalhos radicais em épocas erradas e por fazer trabalhos sucessivos.

Hoje, tanto eu como os demais colegas da APB, aqui em Curitiba, não transplantamos mais coníferas nesta época.

Eu, particularmente eu, só transplanto coníferas no final do inverno.

Desde então, nunca mais perdi plantas.

Mas, com jeitinho tudo é possível.

abraço
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Elio

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nickyfury
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MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 6:50 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Na verdade há uma inversão: devemos aramar e podar no inverno, mas transplantar na primavera, que é a melhor época para coníferas. Venho fazendo isso há bastante tempo, por isso aconselho nesse sentido. Mas concordo com meu amigo Elio: devemos, sempre que possível, evitar fazer as duas coisas ao mesmo tempo, poda e aramação, aramação e reenvase, ou os tres juntos, e mais poda de raízes, para não causar danos irreversíveis para a planta.

No caso do reenvase ou replante, não devemos podar as raizes capilares, mas sim mante-las em sua totalidade. Entretanto, poderemos estar cortando as raizes grossas e parte das capilares no inverno, que é a estação mais adequada para isso. Daí, derivou o entendimento de que devemos sempre envasar apenas no inverno, por causa da vantagem advinda da dormencia da espécie, que permite intervenção (poda) em suas raízes sem colocar a planta em risco.

Mas vale sempre buscar opiniões e, no caso de trabalhos concomitantes como esse que vc, Mc, diz ter feito, por não ter outra opção no momento da execução, considerarmos como exceção à regra, e não aconselhar nesse sentido, embora vez ou outra todos nós sejamos obrigados, por contigência, a agir dessa maneira.

Na minha humilde opinião, a melhor posição é a do Elio. Mas, guardadas as raízes e a cautela em não corta-las de maneira alguma, podemos reenvasar e replantar na primavera, inclusive pinheiro negro. Hoje mesmo reenvasei, trocando totalmente o substrato, 12 pinheiros que cultivo em meu viveiro, em tamanhos diversos. E ainda tenho mais outros 10 para reenvasar amanhã. Meu compadre Roni, me prestando um grande auxilio, reenvasou 4 shimpakus, 1 itoigawa e 1 tosho. Claro que, em nenhuma das plantas podamos raizes nem aramamos ou podamos galhos.

E olha que o nosso clima aqui no DF é meio birrento..... Twisted Evil
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MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Elio e Nick...

Muito obrigado pela presteza... Agora sanei minhas dúvidas...

Um grande abraço
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Elio
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MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Bem colocado Nicky!

Para os mais novos vale os seguintes esclarecimentos:

1. Quando eu e o Nicky falamos que aramagem e poda de coníferas é melhor fazer no inverno, estamos falando (no meu caso aqui com temperaturas de 5 graus), falamos de inverno mesmo.

2. No transplante agora, o Nicky salientou: SEM PODA DE RAÍZES capilares, justamente porque agora essas raízes finas estão em plena atividade.

3. Quando digo que aqui fazemos transplante no final do inverno, estou falando de setembro. E, no meu caso, SEMPRE com poda de raízes.

E, é claro, ambos salientamos que excesso de intervenções e consecutivas tendem a levar a planta à morte.

A grande verdade é que vc mesmo acaba descubrindo o que o teu clima, a espécie e ambiente permitem.

Como eu disse em outro post, meu ambiente é cercado de alvenaria, sem árvores ou arbustos próximos, o que ocasiona um calor por refração muito ruim para minhas plantas e ainda pelo fato de usar vasos muito pequenos. Por isso cerco-me de cuidados que, em outros ambientes não seriam necessários.

Abraço
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srandreluiz



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MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 8:21 am    Assunto: Responder com citação

bom amigos.. sem querer interromper vcs.. mas agora fiquei na dúvida.. transplanto ou nao esse Shimpaku? lembrando que aqui onde moro o clima é bem quente variando em torno de 26 a 32 graus em dias quentes e chegando até 10 a 8 graus no frio.. moro no centro oeste - MS.
bom, caso eu venha a fazer o transplante creio que terei de cortar raizes pq o "vaso" ond ele esta agora tem a altura de uma garrafa pet de 600ml como mostra na foto, e como o Nick disse teria q colocar em um de no maximo 10cm.
entao o que deveria fazer, transplantar ou esperar o inverno?
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MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 9:05 am    Assunto: Responder com citação

srandreluiz escreveu:
bom amigos.. sem querer interromper vcs.. mas agora fiquei na dúvida.. transplanto ou nao esse Shimpaku? lembrando que aqui onde moro o clima é bem quente variando em torno de 26 a 32 graus em dias quentes e chegando até 10 a 8 graus no frio.. moro no centro oeste - MS.
bom, caso eu venha a fazer o transplante creio que terei de cortar raizes pq o "vaso" ond ele esta agora tem a altura de uma garrafa pet de 600ml como mostra na foto, e como o Nick disse teria q colocar em um de no maximo 10cm.
entao o que deveria fazer, transplantar ou esperar o inverno?



André, vou ser meio sacana!!......rsrsrsrsrs!

Retorno a pergunta a vc: O que vc deduziu baseado no que eu e o Nicky escrevemos?

abraço
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srandreluiz



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MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Ok, a meu ver no verao nao vou poder podar as raizes, entao eu teria que tirar desse recipiente q ele esta e colocar num maior.. eu ja acho o que ele esta muito grande.. entao como o Inverno parece ser o mais seguro vou esperar até la...acredito q assim posso cortar um pouco as raizes e colocar num vaso menor.

bom amigos, Obrigado pela ajuda.
Abraços.
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MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

srandreluiz escreveu:
Ok, a meu ver no verao nao vou poder podar as raizes, entao eu teria que tirar desse recipiente q ele esta e colocar num maior.. eu ja acho o que ele esta muito grande.. entao como o Inverno parece ser o mais seguro vou esperar até la...acredito q assim posso cortar um pouco as raizes e colocar num vaso menor.

bom amigos, Obrigado pela ajuda.
Abraços.



É isso aí!

abraço
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MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 12:17 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Para ilustrar, vou apresentar dois trabalhos realizados ontem, por mim, juntamente com a experiente participação e opinião de dois grandes bonsaistas: Francisco Lustosa e Glauco Felix. O primeiro trabalho consistiu em pegar um Pinheiro Negro, e prender suas raizes numa pedra, no estilo ishitsuki (raiz sobre rocha). Esse pinheiro estava sendo cultivado há dois anos por mim, que formatei seu tronco com arame, para dar a ele um movimento mais sinuoso:




A pedra escolhida foi retirada de um rio, há uns quatro anos, e estava aguardando "ansiosamente" o momento de ser devidamente acondicionada:



Primeiro, lavei bem as raízes do pinheiro, sem cortar nenhuma delas. Lavar é contraproducente a não ser nesse caso, em que é necessário termos maior visão delas, para poder selecionar e separar o raizame, de maneira a poder redistribuí-las por toda a volta da pedra:







Depois de lavar e separar as raízes, faço a disposição delas sobre a pedra, colocando musgo previamente umedecido em solução enraizadora (superthrive) sob e sobre as raizes, prendendo-as firmemente com barbante de algodão:







Na sequencia, foi usado um vaso plastico alto, para conter bem a pedra com as raízes amarradas nela, cobrindo tudo com substrato bem drenante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, casca e acículas de pinheiro devidamente secas:





Como explicado, não foi realizada nenhuma intervenção drastica, como podas e aramação nos galhos nem nas raízes. Ainda que as raízes tenha sido lavadas, procurou-se compensar a perda de micorrizas com a adição no substrato de casca e acículas secas, para enriquecer a mistura ao mesmo tempo que proporciona matéria organica. Nesse vaso a planta deverá ser cultivada pelos próximos 4 ou 5 anos, recebendo nesse período todas as intervenções necessárias: poda, aramação e adubação, além da rega diária. Findo esse prazo, poderá então ser conduzido seu replantio em um vaso de treinamento, para concluir sua formação estrutural.

O sistema radicular permanece intacto, ainda que amarrado e redistribuído.

O segundo trabalho foi realizado com outro kuromatsu, mesmo tempo de cultivo e de preparo que o primeiro:



Primeiro, retirei do escorredor e retirei todo o substrato antigo, mantendo um minimo dele nas raizes próximas da base, apenas para garantir o aporte de micorrizas antigo:



Pelo sistema radicular podemos ver o quanto a planta apresenta-se saudável e vigorosa:



Graças a isso, não houve nenhum perigo nem trabalho em acondicionar as raizes dentro de um vaso de cultivo menor que o escorredor, que irá condicionar o sistema radicular ao cultivo em area reduzida, de maneira que no inverno de 2013 eu possa então estar reduzindo seu volume e acondicionando a planta em um recipiente ainda menor:





O arame prende a planta, fixando-a ao vaso, para evitar que caia antes que suas raízes adquiram estabilidade:



Essa planta tem 56cm e destina-se, no futuro, a um bonsai estilo literati, em que será dado maior enfase à construção aerea em sua parte superior, sendo eliminados os galhos iniciais. Essas intervenções de poda podem ser implementadas no inverno do ano que vem, quando ela estará devidamente recuperada do reenvase atual, com uma saúde e vigor ainda maior, inclusive.



Bem, espero que todos possam estar devidamente esclarecidos sobre o procedimento de envasar ou reenvasar coníferas na primavera, considerando esses dois exemplos. O mais importante é seguir as orientações do nobre amigo Elio, sobre como fazer e o que não fazer, e observar a importancia de não se estar podando nem cortando ou aramando as plantas, nem reduzindo o sistema radicular delas, quando desse tipo de intervenção.

As duas plantas estão agora devidamente acomodadas numa das prateleiras de cultivo de que disponho em meu viveiro, onde receberão luz e calor solar o dia inteiro, com rega apenas no final da tarde.
Dentro de 90 dias darei inicio ao aporte de adubação organica, para que continuem seu crescimento/desenvolvimento vigoroso, que irá permitir, então, as intervenções mais drásticas em sua estrutura aerea, sem comprometer nada. Paciência e segurança, sempre. Wink
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Anderson Neuhaus
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MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

muito bem encaminhado! parabens....
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