FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Eugênia
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jaderson de Oliveira



Registrado: 23/09/11
Idade: 38
Mensagens: 21
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2011 11:14 am    Assunto: Eugênia Responder com citação

Bom dia a todos

Bem sou iniciante e a uma semana garimpei num viveiro da minha cidade, Fortaleza-Ce uma muda pra começar a perder o medo de podar e colocar a mão na massa depois de mais de 1 mês lendo artigos, fórum e revistas sobre Bonsai.

encontrei essa Eugênia, na visão de um inicante achei o tronco dela bem grosso e acreditei nela, segue o retrato dela como chegou em minha casa:

Visão geral


Uploaded with ImageShack.us[img]

Tronco


Uploaded with ImageShack.us[img]

Então, chegou o grande dia, hj (08/10), resolvi podar minha Eugênia, incrivel como a gente se apega a uma planta no simples fato de rega-la todos os dias, na minha competa falta de tato com a tesoura e querendo econimizar miseros 20 reais numa tesoura de podar galhos mais grosso me lasquei todo, podei um mais grosso a tesoura não aguentou e formou dentes, o suficiente pra tesoura nao fechar por completo, agora entendo pq indicam ela, já pensaram acontecer isso com aquelas japonesas??putz..bem segue o retrato do resultado da minha 1ª poda na vida:

Visão geral


Uploaded with ImageShack.us[img]

Copa


Uploaded with ImageShack.us[img]

E então, alguem pode me ajudar comentando os meus erros e exageros??alguem pode me ajudar no que fazer daqui pra frente?

valeu galera!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOCIELDES



Registrado: 04/07/11
Idade: 35
Mensagens: 62
Localização: SANTA RITA-PB

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 12:23 am    Assunto: Responder com citação

Pronto.. agora é só fazer uma poda drástica deixando uma boa triângulação e esperar ela brotar!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 7:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Poda drástica, nessa espécie, pode levar à morte da planta. Minha sugestão é aproveitar que estamos na primavera e fazer um reenvase, reduzindo o volume de raízes, cortando fora primeiro as mais grossas e depois as outras até que fiquem reduzidas o bastante para caber dentro de um recipiente de cultivo mais adequado, que pode ser um vaso de treinamento ou um escorredor ou bacia plastica com altura máxima entre 5cm a 10cm.

Bem, a pergunta é: o quanto cortar? Bem, veja nas imagens abaixo algumas sugestões:



Todas as vezes que reduzimos massa verde, cortando galhos e folhas, devemos proceder o mesmo em relação às raízes, principalmente quando formos reenvasar, para adequar proporcionalidade entre uma situação e outra, de maneira a que a planta continue a produzir e crescer adequadamente. Uma boa estrutura nas raizes pode ser conseguida após retirar do recipiente atual, lavar bem e em seguida proceder aos cortes redutores até deixá-las na quantidade exata e compatível com a massa verde atual:



Nosso objetivo é reduzir ao máximo raizes pivotantes verticais, isto é, raizes grossas crescendo para baixo, mantendo apenas o volume lateral, que será então levemente reduzido para caber dentro de um recipiente de cultivo menor:



Veja um bom exemplo, em que após o corte das raizes pivotantes, busca-se a redução no volume das raizes laterais:





Como se vê, não há mistério algum nisso. Mas atenção: antes de replantar, deixe as raizes imersas numa solução liquida contendo hormonio enraizante por uns vinte minutos, tempo suficiente para preparar um bom substrato drenante (caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de arvore porosa (pinheiro é o ideal), carvão. Após plantar, deixe o recipiente em imersão na mesma solução, até que pare de sair borbolhas, escorrendo bem e levando a planta para um local onde receba luz e calor solar apenas pela manhã, enquanto se recupera.

Só volte a adubar depois de 45 dias do reenvase. Rega diária, evitando encharcamento. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jaderson de Oliveira



Registrado: 23/09/11
Idade: 38
Mensagens: 21
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 10:31 am    Assunto: Responder com citação

Caramba! que aula...

valeu Nick, parabéns por ajudar os iniciantes!!!

vou seguir os seu conselhos e trasnplantá-la numa bacia.

mais me ajude com mais alguma coisa, vc ou quem poder responder. Qual melhor substrato para Eugênia?

grato.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 8:13 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Anota aí: terra granulada, (que pode ser obtida via queima de granulos de cupinzeiro, ou então escavando uns 50cm de chão e retirando do fundo, peneirando e depois secando bem antes de usar), pedrisco, caco ceramico, carvão e casca de pinheiro seca. Os ingredientes devem ter uma mesma granulometria (tamanho) e em quantidades mais ou menos iguais. Essa composição deixa o substrato leve e solto, garantindo uma otima drenagem e uma excelente oxigenação nas raízes.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jaderson de Oliveira



Registrado: 23/09/11
Idade: 38
Mensagens: 21
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Blz nicky,

Estou anotando...

só uma dúvida:

O caco ceramico, poderia ser de telha ou tijolo??

E o carvão? qual seria, o Mineral ou o Vegetal??

Desculpe está te pertubando tanto...

Valeu.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil