FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Projeto jabuticabeira preciso de ajuda...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 3:35 pm    Assunto: Projeto jabuticabeira preciso de ajuda... Responder com citação

Amigos um amigo trouxe essa jabuticaba agora pouco é muda de viveiro, porem nunca foi mexida, tem mais de 5 anos só na casa dele nesse vaso sem trocar o substrato, as raizes estão compactadas precisando de um transplante mas gostaria de mexer primeiro na parte aerea da planta dando uma estilizada nela alguem se atreveria em dar palpites? ou uma futura projeção para ela, toda a ajuda é bem vinda conto com vcs obrigado...

[/img]

[/img]

ela apresenta grande potencial não achão??
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

Talves um hokidachi seria o melhor caminho???
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Marcio, no hokidachi, mas antes colocaria na mamadeira para dar uma encorpada nela, fiz a duas semanas um transplante de jabuticaba que estava também com o vaso cheio de raízes e a bichinha tá na meia sombra, aproveitei para podar um pouco os galhos, tá se recuperando a olhos vistos, nem parece que foi transplantada.

Sua planta não é de supermercado mais é parecida com a minha e estou seguindo as dicas que o Macdonald passou no fórum para outros iniciantes como nós, é só ler no link: http://macdonaldfernandes.wordpress.com/artigos/dicas-para-bonsai-de-supermercado/

Nicolau Copérnico
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Marcio , algumas especies não engrossam o tronco quando em vasos , mesmo que grandes , portanto não espere que esta sua jabu aumente o calibre do tronco . Trabalhe com a espectativa de que ela terá este mesmo diametro por muitos anos .

O tronco principal é reto e sem conicidade , o que dificulta um trabalho mais aprimorado, alem da parte exposta vc ainda terá mais alguns centimetros até o nebari . Já não é possivel tentar modelar o tronco desde a base para tentar força a existencia de curvas , eu vejo dois caminhos :

1- facil e rapido , mas sem muita qualidade tecnica que seria apenas encurtar os galhos para formar um hokidachi , vassoura invertida , flaptop todas designações para o estilo proposto, o que não seria errado, haja visto que é desta forma que encontramos a maioria das mirtaceas na natureza .

2- demorado e mais tecnico , com um resultado a meu ver bem melhor. Tendo a segunda foto como referencia seria eliminado todo o tronco principal a partir da bifurcação { em alguns anos a cicatriz se fechará ..}, sendo feito outro corte logo acima do proximo galho da esquerda, com este procedimento ganhariamos em conicidade .
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Ola Marcio , algumas especies não engrossam o tronco quando em vasos , mesmo que grandes , portanto não espere que esta sua jabu aumente o calibre do tronco . Trabalhe com a espectativa de que ela terá este mesmo diametro por muitos anos .

O tronco principal é reto e sem conicidade , o que dificulta um trabalho mais aprimorado, alem da parte exposta vc ainda terá mais alguns centimetros até o nebari . Já não é possivel tentar modelar o tronco desde a base para tentar força a existencia de curvas , eu vejo dois caminhos :

1- facil e rapido , mas sem muita qualidade tecnica que seria apenas encurtar os galhos para formar um hokidachi , vassoura invertida , flaptop todas designações para o estilo proposto, o que não seria errado, haja visto que é desta forma que encontramos a maioria das mirtaceas na natureza .

2- demorado e mais tecnico , com um resultado a meu ver bem melhor. Tendo a segunda foto como referencia seria eliminado todo o tronco principal a partir da bifurcação { em alguns anos a cicatriz se fechará ..}, sendo feito outro corte logo acima do proximo galho da esquerda, com este procedimento ganhariamos em conicidade .

Com esta poda drastica , uma boa adubação e paciencia todo o tronco se encherá de brotos surgindo assim muitas novas possibilidades de condução ....
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Sérgio, tem toda a razão.
Márcio, vc pretende engrossar mais o tronco dela? Caso queira, o ideal é plantar no chão e esquecer por um bom tempo sem podar. Pode plantar em uma vaso maior tb.
...mas se quiser uma planta mais fina, já pode começar a mexer. Podas drásticas com o objetivo de um Hokidachi. Depois do verão vc já terá muitas opções de galhos.
http://pedique.blogspot.com.br/
Lrgullo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2011 8:32 am    Assunto: Responder com citação

bom dia!
parace mto com uma q comprei, e me arrependo de não ter feito isso:

(desconsiderem a inexperiência da escolha do vaso e da projeção dos galhos, até la vc fará escolhas melhores q esta =D )

é bem oq falaram acima... poda drástica nela e esperar...

dai ela teria conicidade... depois é esperar a explosão de brotos e começar a escolher os futuros galhos e sempre fazendo o processo de corta/cresce... sempre tirando o terceiro ou quarto par de folhas, dai a ultima deixada sairão dois galhos... depois deixar crescer, tira o terceiro ou quarto par novamente, e assim vai...

pq a minha não tive coragem de podar tanto e ficou mto pescossuda agora vou ter q plantar no chão e esperar mto mais...
e pensando neste como mostrei... ela ficará menor então a grossura do tronco ja estaria boa como já falaram acima, entende?

abraço!!
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2011 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos só tem um problema, como disse a planta não é minha, se fosse eu optaria em dar mais conicidade para ela, e faria um projeto a longo prazo como sugirido pelos amigos, outro ponto é: o dono dela gosta de bonsai porem não entende nada e mostrar um projeto como esse do nosso nobre amigo Lrgullo ele não iria entender pois acharia uma loucura pelar a arvore toda para esperar mais tempo até crescer de novo rsrs coisas de quem não entende mesmo, porem como disse nosso amigo Bonsérgio o caminho mais rapido seria um hokidachi como eu tinha em mente quando postei o topico, achei no forum uma bem parecida como esta, que seria do amigo Flavio Francisco.
seguem abaixo as dele para comparar...

[/img]

(Onde eu deveria cortar para conseguir um hokidachi razoavel???)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: