|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Misso 1.o PASSO

Registrado: 09/07/11 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Dez 01, 2011 3:30 pm Assunto: Caliandra Spinosa |
|
|
Oi pessoal
Tenho uma Caliandra spinosa que tá bem magrinha ainda. peço ajuda a vcs para formatá-la direitinho e fazer um esquema para engrossar mais rápido o tronco.IMG]http://img821.imageshack.us/img821/5010/dscn2080p.jpg[/IMG]
By marciomisso at 2011-12-01
Ela já passou por uma aramação e está inclinada para frente. |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 01, 2011 3:31 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 01, 2011 3:31 pm Assunto: |
|
|
By marciomisso at 2011-12-01 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Dez 01, 2011 6:00 pm Assunto: |
|
|
Márcio, eu aproveitaria que a planta está magrinha e colocaria um arame um pouco mais grosso que este para dar mais sinuosidade no tronco e nos galhos. Isto deve gerar no futuro outras possibilidades de trabalho se quiser, e também deve ficar mais interessante..
Aconselho iniciar a aramação enterrando a ponta do arame na terra uns 10 cm próximo ao tronco e vir subindo firme no tronco, assim pode iniciar a sinuosidade perto do nebari.  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 01, 2011 11:04 pm Assunto: |
|
|
Não tem jeito não Marcio...
Bacia grande e tempo...
Não sei muito sobre o crescimento da espinosa, mas a selloy é rapidinho.
Seria legal fazer uma poda bem baixa para já ganhar um pouco de conicidade. Na hora do transplante, incline a planta para ganhar movimentos...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 6:53 am Assunto: bonsai |
|
|
Somadas as sugestões do Nikkei e do Mc, não há mistério: aramação desde a base inferior do tronco, dando a este um movimento mais sinuoso que torne a planta, no futuro, mais interessante para um trabalho de formação como bonsai e o replantio numa bacia plastica, com no máximo 10cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral. O substrato ideal para essa espécie é: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinus e um pouco de suas folhas (é só desfolhar a planta e manter as folhas ao sol, para secarem mais rapido).
Essa variedade de caliandra tem um crescimento acelerado e engrossa mais rapidamente o tronco que qualquer outra variedade, bastando oferecer a ela condições propícias a isso, como um recipiente maior e substrato drenante. Na sequencia, após os primeiros 30 dias do replantio, inicie adubação organica, para estimular o desenvolvimento saudável da planta. Sol pleno, rega apenas uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, são os outros ingredientes que irão proporcionar um retorno rapido. Em cinco anos sua planta terá atingindo uma boa proporção quanto ao engrossamento do tronco. Até lá, vá podando os galhos do centro, mantendo os dois primeiros galhos sem poda, para "puxarem" o engrossamento da base, bem como os galhos apicais, se houver mais de um, para estimular o crescimento acelerado da planta. Os demais galhos devem ser cortados e poderão ser usados para formar novas plantas, via estaquia. O indice de "pega", isto é, enraizamento, é bem superior a outras variedades tambem, bastanto deixar imersas as estacas em solução contendo superthrive por uns vinte minutos, plantando em areia grossa somente em seguida. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 9:08 am Assunto: |
|
|
Irado, boas dicas!!
O tronco já possui uma leve sinuosidade e os patamares estão alinhados. Devo aumentar essa sinuosidade e mudar o formato dos patamares? O ápice dela dá para ver nessa foto, mas tem um pendão reto para cima de uns 10 cm que está brotando. Estou sem máquina fotográfica aqui, mas vou tentar postar mais fotos da spinosa.
Interessante as dicas do mestre NickFury, agora tenho suporte para o cultivo dessa espécie.
Valeu, Mc, bacia e substrato já. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 3:04 pm Assunto: É |
|
|
OS DOIS PRIMIEROS GALHOS ESTÃO NA MESMA ALTURA,, _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 12:09 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Resolvi, depois de um tempo, mexer nessa planta!
Tive a inspiração de uma matéria que via aqui no fórum que mostrava uma Caliandra Spiniosa no estilo chorão e, como os galhos estavam longos e meio sem graça, resolvi incliná-los para baixo, a fim de formatar um chorão. Claro que está muito longe do galho ficar grossão e o estilo ficar nitido e pendente. Mas como sempre quis ter um chorão, o primeiro pesso já dei.
Peço ajuda aos foristas para desenvolver essa planta. as fotos com fundo laranja foram tiradas em setembro de 2011, eu acho e essas ultimas em março de 2012.
By marciomisso at 2012-03-13
By marciomisso at 2012-03-13
Abraços |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 5:55 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Marcio.
Pois é , vc pediu ajuda em Dez/2011 na condução da sua muda de caliandra , as opiniões e sugestões foram dadas pelo Nikkei e Mcdonald , inclusive em detalhes pelo Nickyfury. Mas depois de 4 meses vemos que não acatou nenhuma , e novamente pede ajuda aos foristas para desenvolver essa planta.
A ajuda esta descrita acima , é só segui-las e terá retorno quanto ao desenvolvimento da planta.
Quanto ao estilo , acho um tanto quanto duvidoso este " estilo chorão/miojo", mas enfim , como diria um amigo : gosto e pescoço , cada um tem o seu .
Paciência e dedicação são indispensáveis na arte Bonsai. |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 6:12 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta, Bonsérgio!
Eu não achei legal retorcer o tronco, uma vez que os patamares estavam alinhados. Da mesma forma, não estava contente com os galhos laterais longos e resolvi incliná-los em forma de arco para baixo.
Eu gostei, rs.
Dizer tb que é um chorão é exagero, mas essa é uma intenção baseada e inspirada no que vi...
Valeu, grande abraço |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Mar 18, 2012 10:23 pm Assunto: |
|
|
Alô !!!
Como se trata de uma planta considerada rara, acho que deveria ir para o chão para servir de matriz....
Mas issso eu faria se fosse minha. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|