Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Dom Set 30, 2012 11:39 pm Assunto: Cerejeira Anã (atualizada 06/10/12) |
|
|
primeiramente alguem poderia me dizer que tipo de pitangueira é essa? as folhas sao bem finas, quando olhei pensei que era alguma cerejeira, mas me falaram que é pitanga, e as flores são bem parecidas com de pitanga mesmo... segue as fotos
a proposito, a planta tem mais ou menos 20 anos
no dia que comprei
frente:
detalhe do nebari, que particularmente acho incrível
pretendo fazer uma boa limpeza nos galhos, e podar um pouco tb, tá muito denso, oque voces acham ?
Editado pela última vez por Paulo R B de Medeiros em Sáb Out 06, 2012 4:49 pm; num total de 5 vezes |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Dom Set 30, 2012 11:59 pm Assunto: |
|
|
Olha pelas imagens que postou me parece ser qualquer coisa menos pitangueira. Talvez uma cerejeira. Espere mais opiniões por que também estou curioso.
Valeu.
Diego. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 01, 2012 12:47 am Assunto: |
|
|
pois é, as folhas sao bem fininhas, me falaram que era pitanga, mas que eu saiba as folhas de pitanga são parecidas com de jabuticaba, porém, as flores são idênticas a flor de pitanga
flor de pitanga:
 |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 7:30 am Assunto: |
|
|
Não é pitangueira não, apósto na cereja anã... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 7:57 am Assunto: |
|
|
É da mesma família da pitanga, o Márcio mencionou o nome dela, ambas são eugenia, a pitanga(eugenia uniflora) e a cereja anã(eugenia matosi).
Tá bem bacana, uma desfolha para clarear a visão da estrutura, permitirá que se possa retirar galhos mal colocados e corrigir com arame o posicionamento de outros. Responde bem a poda drástica e desfolhas!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO

Registrado: 28/08/12 Idade: 39 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 9:00 am Assunto: |
|
|
Tenho alguns exemplares da especie...
Não tenho duvidas, é uma Cereja Anã.
Mas para facilitar seu diagnostico, mastigue uma folha dela.
Você verá que não possui o gosto característico da folha da pitanga.
Mas é um belo material... também faria uma desfolha total nela para definir melhor a ramificação dos galhos e estruturar melhor a planta.
Mas tem um belo potencial... _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO

Registrado: 28/08/12 Idade: 39 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 9:01 am Assunto: |
|
|
Da uma olhada nesse link, tem uma foto da flor da Cereja...você vai ver que é a mesma flor da sua planta!
http://www.flickr.com/photos/dinafontana/3927341461/ _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 01, 2012 11:16 pm Assunto: |
|
|
muito obrigado pelas informações galera !! posso realizar a desfolha nesta época mesmo sem problemas? se sim logo posto fotos do trabalho... |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

Registrado: 31/05/11 Idade: 46 Mensagens: 112 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 11:21 pm Assunto: |
|
|
Cerejeira Anã. Tenho uma desta espécie... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 8:46 am Assunto: |
|
|
A planta estando saudável iria adorar soltar o "pelego" do inverno e renovar na primavera... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 8:18 pm Assunto: |
|
|
Acho meio difícil que uma pitangueira com 20 anos e provavelmente sem técnicas de bonsai, ainda fosse deste tamanho.
Opinião de um iniciante. Seja qual for a espécie é uma bela planta, parabéns!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 9:06 pm Assunto: |
|
|
se tem 20 anos eu não tenho certeza também, mas que é velha é ! 20 anos foi oque me falaram, mas acho que tem +- 15, proximo final de semana vou desfolhar ela e posto aqui como ficou |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 06, 2012 4:47 pm Assunto: |
|
|
Atualizando:
desfolhei, direcionei uns galhos, mas não vou realizar podas agora, vou esperar brotaçoes, para depois tomar forma, o estilo será Hokidashi
podem notar que a planta está bem sem formato ainda, mas vou trabalhar nisso... e tenho uma duvida, como puderam ver a planta apresenta muita diferença entre espessura dos galhos, uns bem grossos, outros bem finos, tem algo que eu possa fazer para suavizar essa diferença ? aceito todas as opiniões dos colegas ! abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 07, 2012 7:28 pm Assunto: |
|
|
Blz!
Sua planta tem muito potencial, mas a estrutura está tumultuada, vç poderia escolher a frente que melhor lhe agrada e tirar umas fotos bem claras como as últimas que postou, só que na horizontal em vez de aérea. Provável que terá que sacrificar muitos galhos, para que se possa visualizar o tronco, depois alguns galhos primários mais grossos e depois os secundários que serão muitos após a brotação...abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|