|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 8:53 pm Assunto: Ajuda com junipero |
|
|
Pessoal!!! preciso de uma luz. A um tempo atrás fiz uns cortes loucos nessa cobaia rsrs.
Agora com mais calma e algum tempo em recuperação preciso seguir em uma direção...alguém poderia me ajudar??
frente[img]
Uploaded with ImageShack.us
fundo
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 25, 2011 8:17 pm Assunto: Re: Ajuda com junipero |
|
|
Otoniel Santos escreveu: | Pessoal!!! preciso de uma luz. A um tempo atrás fiz uns cortes loucos nessa cobaia rsrs.
Agora com mais calma e algum tempo em recuperação preciso seguir em uma direção...alguém poderia me ajudar??
frente[img]
fundo
Uploaded with ImageShack.us |
Se alguem tiver uma idéia para esse junípero eu agradeço. Hoje ele está assim:
Uploaded with ImageShack.us[/img] _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 8:57 am Assunto: bonsai |
|
|
Otoniel, a idéia é bem simples: usando arame em todos os galhos e tronco, dê a eles movimentos bem sinuosos, alterando bem a planta, para que daqui a uns dois anos, quando retirar o arame, ela esteja melhor, visualmente falando. Veja uma possibilidade:
[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/73/08/miura_baijuen/folder/723572/img_723572_31612387_0?1265347672[/img]
[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/73/08/miura_baijuen/folder/723572/img_723572_31612387_1?1265347672[/img]
Podemos dizer que a planta acima era mais ou menos parecida com a sua, antes que seu proprietário, com o uso de arames, a deixasse com a aparencia atual. Repare que na segunda imagem um galho foi convertido em jin, mas antes, foi devidamente aramado, recebendo um movimento bem sinuoso, para ficar mais bonito e interessante, tecnicamente falando, quando de sua conversão em jin. Vc pode seguir nesse sentido, ao aramar e movimentar sua planta, inclusive o tronco.
Repare nessa outra imagem, para assimilar melhor o que chamo de um bom movimento sinuoso no tronco:
Veja outra imagem, em que o tronco foi bem trabalhado, recebendo uma movimentação bem sinuosa. Ao cabo de uns dois anos, após retirar o arame, o cultivador então fez um lindo shari no tronco, para realçar o futuro trabalho a ser ainda realizado nos galhos da estrutura aerea:
[img]http://item.shopping.c.yimg.jp/i/l/bonsai-service_cp-1[/img]
Repare na imagem abaixo que o cultivador primeiro movimentou sinuosamente os galhos, para só depois fazer jin com eles:
Para testar a resistencia do galho ao arame, isto é, facilitar a escolha da bitola correta do arame, pegue a ponta e tente "empurrar" o galho. Se o galho resiste e o arame dobra, então é melhor usar uma bitola maior (maior diametro/grossura). Se o galho é "empurrado", então o arame está adequado.
Para "baixar" o galho, o arame entra por cima. Para "levantar", entra por baixo. Para fazer volteios, force o galho na mesma direção do enrolamento do arame, o que irá "cravar" ainda mais o arame. No caso dos juniperos, isso não constitui problema, pois os sulcos poderão ser mais tarde explorados, vez que ao retirarmos a casca do sulco ou do ressalto, criaremos mais beleza na madeira exposta, seja num shari ou num jin, a critério da escolha do cultivador, claro.
Uma planta simples, porém com um bom movimento sinuoso tanto no caule quanto nos galhos:
Como voce pode ver, o caminho para sua planta passa, necessariamente, primeiro pela formação estrutural correta, com o uso de aramação para dar a ela movimentos bem sinuosos no tronco e nos galhos, mantendo o arame pelos próximos dois anos, retirando e colocando novamente se for o caso, até que a formatação fique completa.
Bonsai é algo que fazemos sempre para o futuro, nunca para "ontem". Então, mãos à obra.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 26, 2011 2:28 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Entendido caro amigo Nick.Mas e quanto a época?? devo fazer agora?? aqui é muuuuito quente!!!!
Eu sempre vi falar que pinheiros devem ser mexidos no frio... _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 7:41 am Assunto: bonsai |
|
|
Otoniel, no inverno as coniferas entram no que chamamos de dormência, um estado letárgico em que a seiva diminui, restando uma circulação minima na planta, imperceptível, que flui no sentido de manter a planta estabilizada. Evitamos certas intervenções, nesse período, pois ao voltar a seu ciclo novamente, a planta pode não conseguir restabelecer a mesma vitalidade em determinados pontos, principalmente os quais foram equivocadamente prejudicados por nossas intervenções.
O período ideal para imprementar modificações estruturais como as que sugeri, então, é mesmo agora, na primavera. A planta está retornando ao seu vigor anterior ao inverno, com respostas mais rápidas quanto às novas brotações, bem como a seiva principia a circular mais rapidamente, atendendo todos os pontos em que é necessário um aporte maior de nutrientes. As raízes capilares reiniciam seu ciclo, em busca de umidade e nutrientes, de maneira que temos então uma garantia maior, bem como mais segurança, para lidar corretamente com a planta, sem riscos.
No inverno, o ideal é fazermos intervenções minimas, como pinçar as acículas (folhas em forma de agulhas ou escamas), reduzindo a massa verde e permeando-a, de maneira a permitir que a luz e o calor solar incidam em seu interior, contribuindo dessa forma não só para uma melhor oxigenação mas igualmente para um reforço nas novas brotações que virão após essa limpeza. Entrentanto, embora seja relativamente seguro aramar depois de pinçar, em alguns casos é recomendável fazê-lo apenas na primavera, quando a planta reinicia seu ciclo vegetativo intensamente.
Portanto, as intervenções que sugeri a voce podem ser imprementadas agora, sem nenhum problema.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 27, 2011 2:14 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Muito grato meu caro amigo!!!! vou providenciar. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sex Out 14, 2011 1:42 pm Assunto: |
|
|
Caro Otoniel,
Como bem dito anteriormente, possui um belissimo exemplar que te possibilitará várias nuancias, e entendo vossa dúvida, pois adquiri recentemente meu primeiro junipero e ainda não decidi o que fazer.
Estarei acompanhando seu trabalho para inspirar-me.
Parabéns. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Out 14, 2011 1:48 pm Assunto: |
|
|
_________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 14, 2011 7:16 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos, as vezes o caminho esperado é sempre o mais fácil, eu achei que os esperientes poderiam me indicar as intervenções rsrs mas o amigo nicky não me deu o peixe mas me indicou como pescar. Isso é o mais importante ( auxiliar sem estragar ) obrigado aos amigos.
Bruno no feriado eu passei e olhando como sempre para meu junipero tive um clik e fui fiz umas curvas muito forçadas e veja até onde consegui chegar: [img]
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Uploaded with ImageShack.us _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Out 15, 2011 12:03 pm Assunto: |
|
|
Meu post não entrou, mas queria passar o link do obonsai.com.br; clique em passo a passo, na demonstração de Francisco Huang. É bem interessante _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Out 15, 2011 9:08 pm Assunto: |
|
|
Realmente, esses passo-a-passo do oBonsai são ótimos! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Out 17, 2011 8:34 am Assunto: |
|
|
Otoniel, ficou muito bacana sua proposta. Gostei. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|