|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 26, 2011 3:03 pm Assunto: Substrato |
|
|
Amigos preciso de ajuda
Estou a uma semana vendo milhares de artigos sobre substrato.
e minhas duvidas só aumentam.
Moro em São Paulo, capital, já fui ao Shopping Gardem (antigo Tatuapé Gardem) e não acho substrato correto, como areia com granulometria maior , nem tijolo ou telha moído .
Bem minhas duvidas são :
Tenho 2 juniperus de 6 anos e uma muda de caliandra de 3 anos , qual o substrato ideal para estas plantas? e principalmente onde posso compra-las por um preço justo?
Já que vi no site idealbonsai, por um preço ótimo, mas o frete devido ao peso é absurdo.
Conto com a colaboração de todos....
Desde já muito obrigado. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 3:31 pm Assunto: |
|
|
Caro basmooca,
Como aqui em Juiz de Fora/MG somos muito carentes de estabelecimentos especializados não costumo comprar substrato pronto. Procuramos sempre adaptar ou procurar pela cidade em partes para a composição.
Minha experiencia com juniperos ainda não é relevante, mas adoto a orientação que obtive para manter um substrato com predominancia de material orgânico. Nos meus, estou mantendo uma mistura de 70% de terra vegeral preta e 30% de areia de construção grossa.
Essa composição por aqui não é cara pois o a terra sai a R$1,50/kg e a lata de areia a R$ 2,00/20litros.
Quanto a caliandra não tenho nenhuma para ajudar, mas acredito que possa ser adotado mesma mistura tolerada pela bougainvillea, de aproximadamente 50% de areia, e outros 50% de caco de telha/tijolo e terra preta. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 5:27 pm Assunto: |
|
|
Basmooca, uso basicamente mistura de areia, caco de telha, carvão vegetal moído e pouco de terra, em proporções variadas. Existem várias receitas de substratos, não sou o mais indicado para te passar uma.
As caliandras são bem resistentes e crescem onde for. Nas minhas uso caco de telha, areia grossa e pouca terra. Lembrar que as caliandras gostam de bastante água, então substrato que não retém muita umidade tem que ficar bem atento.
O caco de telha tem que por a mão na massa e triturar. Como não tenho muitas plantas eu mesmo faço: na base do martelo ou, da última vez eu fiz caco de tijolo baiano, colocando os tijolos no chão e passando com o pneu do carro por cima para triturar (é bem menos cansativo e poupa um bom tempo). Depois passo por 3 peneiras de tamanho diferentes e obtenho 3 tamanhos de granulometria de tijolo moído. A vantagem do tijolo é que retém umidade e é bastante drenante.
Pode usar também pedrisco de rio (dá para comprar em loja de aquário por exemplo). Ele é drenante, mas não retém muita umidade.
Areia grossa compra em loja de materiais para construção. Normalmente eles vendem o equivalente a uma lata e sai baratinho. As areias grossas variam de loja para loja, mas se achar que está muito fina pode passar uma peneira de furos pequenos (pode ser até aqueles de cozinha) para retirar aquele "pó" e deixar a areia mais grossa.
Carvão de churrasqueira dá para moer fácil com martelo ou coisa do tipo.
Se for procurar por telha moída não vai encontrar em lojas como tatuapá gardem, tem que ser em lugar especializado em bonsai. Procure em São Paulo estes locai e suas possíveis vendas de telha moída, pois quem trabalha com bonsai tem moedor elétrico para isso.
Espero ter ajudado, abraço _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|