FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PROMETI ,TAI TRONCO AMOREIRA VEJAM!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 12:17 pm    Assunto: PROMETI ,TAI TRONCO AMOREIRA VEJAM! Responder com citação

Amigos,haja disposição viu rss - depois de sentar debaixo da amoreira e demora mais de meia hora pra escolher um tronquinho, e tava dificil pois tinha muitos la e o pior peso 109 kg rss ai ja viu pra subi la na ponta ,to destreinado e custei pra corta ele rss pois o serrote ainda tava cego que doi,
consegui ai ta a criança

Vou começar, com a foto do tronco parte de baixo,assim que cortei deixei de molho 45 minutos em solução de tiamina vitamina b1 enraizador. cortei um pote de detergente lavei bem e coloquei o tronquinho de molho. em quanto isto fui preparar o substrato e fura o balde.

obs cortei o tronco e tinha ums 2 galinhos com frutos, ai deixei ele com os galhos pra ajuda a planta a respira,pois ta com bastante folinhas depois que pega talvez eu a cortarei, eu ia até corta com a makita mas vou deixa pra depois.

as medidas

espessura mais ou menos 12,5 cm circulei ela com a fita da trena e veja quase a espessura do pote de tergente ,um pouco menor.

altura ponta de baixo até altura do ultimo galho grosso em cima 64cm

cortei em estaca e foi enterrado 20cm

substrato 70% areia 30% terra pronta comprada

data plantio 27/09/2011 as 11:00hs manha (inicio primavera)

bom para polpar algumas fotos, furei o balde de 8 lt ,esses de mercado de 1,99 rss fiz 3 furos do tamanho de uma tampa de refri , coloquei no fundo la de nylon essas de filtro de aquario

ele lascado

Uploaded with ImageShack.us

enterrei 20 cm um pouco pra cima dessa lascada do tronco antes do primeiro galho

tronquinho de molho tiamina 45 minutos ai

ele plantado no balde

é isto ai amigos agora é espera pra ver.

OBS: ENQUANTO NAO PEGA ,ACHO QUE NEM DA PRA PENSA EM ESTILO!

esta semana ainda vou ve se tiro mais uns 2

agora depois de mexer com esses troncos eu desanimei de mecher com mudinhas ,espera tronco engrossa ninguém merece né rsss

abss

aproveitando o tópico fiz mais 3 troncos e replantei o primeiro retirando o material lascado.

seguem as fotos novas .

AMIGOS olhem que tronco maravilhoso este

vamos ver se esse ai pega

abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)

Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Set 27, 2011 3:24 pm; num total de 3 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Este final de semana também me animei de tanto ver posts de amora e da vontade de ter um bonsai carregado (sonho...)
Esse lascado não é muito bom para a recuperação, a amora tem uma casca frágil e mole. Aproveite e faça outros tocos sim. Eu peguei uma bacia e piquei vários tocos e coloquei na areia
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 1:11 pm    Assunto: AMORA Responder com citação

NikKey100 ,realmente eu também animei depois de ver umas fotos ai no forum ,realmente to que nem vc rss sonhando em ter um pé carregado de amora.
OBS ESTE LASCADO DO PRIMEIRO GALHO VAI SAI DEPOIS,SÓ NÃO CORTEI AGOARA POR CAUSA DOS 2 GALINHOS, DEPOIS VOU PASSA MAKITA NELE .

Como a época ta propicia,eu vo fazer mais uns tronquinhos, algum deve pega. Só que vou arruma um bom serrote primeiro rsss

abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)

Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Set 27, 2011 1:15 pm; num total de 1 vez
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

tb fiz algumas estacas de amora ha algum tempim atraz, e por experiencia quanto menos casaca retirada melhor, pq ela é muito propicia a da fungo!!! Fiz uma estaca da grossura da minha perna.... resumindo ela enraiza sempre, mais quando ta muito danificada a casca ela apodrece depois :/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Bax Jr.

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

Gente amora realmente pega bem fácil, a duas semanas fiz duas estacas bem grosas ( grossura de uma pet de 2 litros ou perto) e uma ja esta brotando!
Assim que for possível posto fotos!
Boa sorte com as suas !
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

opah

pra me junta a galera... tambem fiz algumas estacas de amora a menos de 15 dias... já estão brotando, não sei se por seiva acumulada no proprio tronco ou se realmente já é um sinal positivo, lembro que ha alguns anos eu tentei fazer algumas estacas, elas brotaram e secaram depois.

aproveito pra perguntar tambem, deixo no sol direto ou a meia sombra como se encontra atualmente?
tenho regado um dia sim e outro não, se por acaso vier a passar a deixa-la em sol pleno passo a rega-la diariamente?
não tenho o costume de fazer estaquia..

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Filipe, como a estaca ainda não tem raíz para absorver água, tem que ser bem criterioso na rega a fim de não ocasionar o apodrecimento.
Quato á estaquia de amora, por experiência própria, aconselho a aramar os ramos novos e posicioná-los tão logo dêem condições para isso, visto que crescem verticalmente e depois fica difícil reposicioná-los.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 10:37 pm    Assunto: amora Responder com citação

Nossa nunca imaginei que a amora teria tantos adeptos assim rss , mas é uma plantinha simpatica tenho que adimitir gostei dela também,depois que vi umas fotos resolvi ter umas . e pra gente que ta começando é uma beleza,pois cresce rapido pelo visto .

esta foto é do primeiro tronco, eu passei a faca nele rss, fiquei de orelha em pé com o que os amigos dizem sobre a sensibilidade de tira a casca e resolvi cortar a parte descascada e replantei novamente

ficou assim agora

esse é mais um que estava sobrando ai plantei tb

bom ai ta mais um no total de 4 estaquinhas que fiz

todos plantei hoje.

abs

希望 (esperança)
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 12:57 am    Assunto: Responder com citação

caraaaaaaaaaaaamba... que estaquinha heim...rs

Cara vou acompanhar só pra ver como vai ficar..

Abraço
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 9:30 am    Assunto: Responder com citação

tive ótimas ideias com estas fotos... abraços
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 4:52 pm    Assunto: amora Responder com citação

hoje não reguei,pois a areia ainda esta umida. vo tomar cuidado com estas regas,pra nao apodrecer os troncos.acho que só vo rega qdo o substrato estiver seco,ai regarei só um pouco
se alguem tiver alguma idéia de como fazer as regas pra nao apodrecer
aceito opiniões ai de vcs

depois as que pegarem agente define os estilos. conto com ajuda de vcs

no fim de semana devo fazer mais tronquinhos de amora, só to me recuperando da dor no braço e no pescoço pra serra mais alguns rss

agora arrumei um serrote e uma estenção pra makita , me aguardem ,qualquer dia to fazendo bonsai é com motoserra rsssrss

abs

希望 (esperança)
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Corte as estacas retas (isso já imaginando um possível posicionamento do tronco) na base e coloque um pedaço de plástico cortado em círculo fixo ao tronco, maior que a espessuar do tronco. Assim as raízes ao nascerem vão se "moldar" no plástico e já adianto o trabalho de acertar o nebari. Senão as raízes tendem a nascerem para baixo e só vão ser reposiionados num futuro transplante.
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 8:43 am    Assunto: AMOREIRA Responder com citação

NIK fiz um esbosso mais ou menos,ve se é isso.

só que no lugar do plastico eu poderia colocar um cd estragado, e planta normalmente
ou pegar um galão de 5 lt reto e cortar um circulo também ,ai nao precisa amarrar no tronco,é so coloca o tronco por cima e planta normalmente o que acha a idéia é esta mesmo ?

abs

希望 (esperança)
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 8:56 am    Assunto: Re: AMOREIRA Responder com citação

Marcelo, pega um pratinho da queles de vaso e vira ele de cabeça para baixo e planta a estaca em cima, eu fiz assim, furei o pratinho com um ferro de solda, coloquei a minha estaca de amora em cima e depois parafusei ela pelo buraquinho no prato!! E importante que vc fassa alguns furos no prato para nao acumular agua e e nao apodrecer a raiz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 9:25 am    Assunto: AMORA Responder com citação

Beleza de idéia Renan, gostei e é pratica também.

nas proximas estacas vou colocar. hoje ja achei mais 2 para coletar
muito promissoras se pegarem.

UMA DUVIDA
seria bom tirar as que plantei e fazer isto agora ou é melhor nao mecher e depois que elas pegarem coloca o prato o que acham
plantei elas anti ontem dia 27

abs

希望 (esperança)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: