Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 27, 2011 7:09 pm Assunto: Jabuticabeira - O que fazer? |
|
|
Pessoal, estou mais uma vez recorrendo a vocês como meu único ponto de apoio. Recentemente uma amiga comprou esse pré-bonsai numa sementeira, e ela deixou comigo pois sabe que agora eu estou tentando aprender a arte do bonsai. Bom, gostaria da opinião de vocês a respeito do intervenção que fiz. Não coloquei fotos antes para opiniões para ver até que ponto eu fui correto ou não, meio que um teste para mim, para saber a minha condição de aprendizado!
Vi em alguns tópicos de iniciantes, assim como eu, e opinaram a fazer uma desfolha total, para ver onde poderia ser podado. Logo, na planta que está comigo fiz o mesmo. Desfolhei ela toda, podei alguns galhos, e coloquei alguns arames (os que vem em embalagens de pães de caixa) e tracionei com linha encerada (de pulseiras de hippies). Não retirei alguns galhos, pois não sei como é a resposta da jabuticabeira nesse aspecto, e como é a resposta quanto a brotação de novos galhos. Preciso ainda aramar mais galhos, pois acabou não tendo o suficiente!
Bom, seguem abaixo as imagens para opiniões!
Agradeço desde já!
Abraços
ANTES
DEPOIS
[frente escolhida]
 |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 10:21 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando! |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 10:48 am Assunto: |
|
|
E ai AguiaR Beleza ? cara sua jabuticabeira é bem legal, se fosse minha eu a colocaria em um escorredor de macarrão com um substrato dr3enante para se desenvolver, e engrossar, da uma olhada na minha os mais experientes aqui do forum tem me ajudado muito !
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16846 |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 11:20 am Assunto: |
|
|
ADN escreveu: | E ai AguiaR Beleza ? cara sua jabuticabeira é bem legal, se fosse minha eu a colocaria em um escorredor de macarrão com um substrato dr3enante para se desenvolver, e engrossar, da uma olhada na minha os mais experientes aqui do forum tem me ajudado muito !
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16846 |
ADN, muito obrigado pelo apoio!
Eu penso em fazer isso nela mesmo, mas acredito que não seja o momento ideal, como disseram no seu tópico, é melhor no inverno, então agora eu vou ficar adubando e mantendo nesse vaso até ela ter uma boa estrutura e chegar o momento certo.
Hoje irei aramar o restante dos galhos, pois acabei de chegar da cidade com os fios de cobre.
Comprei a R$4,00 cada 100g de bitola 14 e 18. Foi barato ou caro?
Abraços! |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 11:56 am Assunto: |
|
|
Gostei bastante dessa estrutura aqui:
Tente abrir um pouco mais a copa tracionando os galhos... aquele galho perto do ápice pode ser forçado um pouco para tras também.
Depois plante em uma bacia maior, com uns 10cm de altura, já retirando o máximo possível da raíz pivotante, desde que isso não cause uma redução grande de raízes capilares. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 1:33 pm Assunto: |
|
|
Tiago R,
essa estrutura que você gostou foi a frente escolhida, para quando eu for transplantar, adequá-la de maneira mais coerente. Acabei de aramar os galhos, em breve postarei fotos. Abri mais e dei uma inclinada para baixo, foi minha primeira aramação!
Nem sei se está de acordo, mas espero que a planta não sofra ou deixe de brotar! Até porque não é minha! Hahahaha
Posso transplantar pra uma bacia mesmo agora na primavera?
Abraços e grato pelos comentários |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 2:05 pm Assunto: |
|
|
Há quanto tempo ela está nesse recipiente aí?
Se já tiver um tempinho pode transplantar. Mas um falso transplante.... é tirar o torrão que está ai e depositar no outro recipiente mais largo, da mesma altura... Sem abalar as raízes. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 2:10 pm Assunto: |
|
|
Não sei dizer o tempo que está nesse recipiente. Ela (minha amiga) comprou como pré-bonsai numa sementeira. Mas o substrato é bem drenante, e quando eu desfolhei haviam novos saindo em alguns galhos, mas, todas as folhas estavam com a ponta seca. Havia até me esquecido de comentar isto. O que pode ser? |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 2:13 pm Assunto: |
|
|
Então faça o transplante do jeito que eu disse e depois nos mostre. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 2:21 pm Assunto: |
|
|
Qual substrato seria ideal? Mantenho o torrão mas complemento com qual substrato? |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 6:46 pm Assunto: |
|
|
Eu poderia começar a adubar a planta, mesmo ela desfolhada?
No meu caso, estou com a mistura pronta de TORTA DE MAMONA + FARINHA DE OSSO. Vocês acham que pode ser agora?
Abraços |
|
|
 |
|