Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 12:32 pm Assunto: Oq fazer neste FICUS |
|
|
Qual estilo posso fazer nesse ficus?
Sugestões são bem vindas... |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 2:57 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, vou dar minha opinião:
1. Seriam necessárias mais fotos, de outros ângulos para poder avaliar se algum outro estilo pode ser trabalhado.
2. O tronco (vendo pela foto) está fino, necessitaria engrossar um pouco mais, para isso seria bom trocar de vaso para um maior com substrato melhor.
3. Neste primeiro momento olhando assim o estilo que mais se adequaria seria o Hokidachi, pois o tronco não apresenta grande movimento, mas com podas e muita paciência pode ser que dê para alterar, vai depender da tua vontade e coragem.
Bom, no momento é isso que posso te falar, espero de alguma maneira possa ter te ajudado. Abraço! _________________ Alexander |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 4:26 pm Assunto: |
|
|
Valeu alexmikol, vou postar outras fotos, mas por enquanto obrigado |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 7:12 pm Assunto: |
|
|
Também te dou a dica de trocar de vaso.
Coloca para engrossar o tronco.
Abraços e boa sorte. _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 5:04 pm Assunto: |
|
|
Tira As Pedrinhas brancas na minha percepção seria ideal.
Abrç |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 5:23 pm Assunto: |
|
|
Xará, para te dar algum palpite vou começar te fazendo uma pergunta: que tipo de bonsai você quer: grande, médio ou pequeno?
Isto vai fazer toda a diferença.
Por exemplo, digamos que você queira um bonsai pequeno. O que você precisará fazer neste exemplar é começar a modelar a copa.
Não, você quer um bonsai médio. Então será preciso que ele "engorde". Aí é suficiente coloca-lo num a bacia grande.
Legal, mas você quer um bonsai grande. Bom, aí você vai precisar plantá-lo no chão mesmo e cultivá-lo por uns bons anos.
Por isso acho minha pergunta muito importante.
Veja. Eu adquiri várias bonsais destes de supermercado, destes que o tronco tem no máximo a espessura de um lápis. Mas o que eu queria? Queria formar um pequeno bosque, então não precisava "engordar" as plantas. E pra minha surpresa, ficou um trabalho exatamente como eu queria.
Veja as plantas como foram compradas:
[img]http://ricardopaiva.files.wordpress.com/2009/09/bosque_setembro_2009-001.jpg?w=500&h=375[/img]
E o bosque finalizado:
É um pequeno bosque de jabuticabas. Sabes quando elas vão frutificar? Acho que nunca pois também não é meu objetivo.
Quando se pensa em bonsai é preciso definir um objetivo. O que se quer da planta.
Todo o trabalho deste bosque pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bosque-de-jabuticabas-1/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 5:25 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald, excelente a postagem do seu blog. Muito instrutiva.
Ricardo, mais uma coisa: esta espécie não deve ser toda desfolhada pois corre o risco de perder galhos. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 7:54 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | Mcdonald, excelente a postagem do seu blog. Muito instrutiva.
Ricardo, mais uma coisa: esta espécie não deve ser toda desfolhada pois corre o risco de perder galhos. |
Ricardo...
Muito obrigado pelas palavras.... vindo de vc é um grande estímulo.... Admiro muito vc e seu trabalho....
Parabéns.
Grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
ACHO QUE O MCDONALD JA DISSE TUDO, E SO SEGUIR . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 7:20 am Assunto: |
|
|
Mac, dei uma navegada no teu blog. Muito bom cara.
Tens uns trabalhos muito maneiros com os juníperos. E aquela azaléia vai dar o que falar!
Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 12:31 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva
O que eu quero é um bonsai médio, e já segui algumas dicas como planta-lo em um escorredor pra engrossar e aumentar seu porte. Só ficou uma duvida , quanto tempo tenho que esperar pra começar aramar???
Valeu pelas dicas |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 12:49 pm Assunto: |
|
|
Cara, ficus é uma família de plantas muito resistentes. Eu acredito que não tem problema nenhum em vc aramar agora, mas seria bom primeiro dar uma desfolhada parcial nele para ver bem a estrutura antes de qualquer intervenção.
Posta mais algumas fotos, que o pessoal dá umas boas dicas.
abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 8:49 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, eu não mexeria antes de 6 messes para garantir a emissão de novas raízes e a planta estar bem estabilizada. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
|