FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estaquia de Roseira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vívian Costa



Registrado: 16/08/11
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Cachoeiro do Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2012 9:58 pm    Assunto: Estaquia de Roseira Responder com citação

Olá gente , gostaria de saber tudo sobre estaquia de rosas
como fazer , qual o melhor pedaço a retirar , como plantar a estaca, qual o melhor substrato , quanto tempo deve demorar pra saber se pegou , resumindo , tudo ... rssss
=))

Obrigada a quem tiver essas respostas Razz
_________________
A melhor forma de ter é tentar ! a melhor forma de tentar , é ter paciencia! Deixa o tempo agir , é o melhor remedio =D
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Manoel Félix



Registrado: 13/12/11
Idade: 28
Mensagens: 64
Localização: Quissamã-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 8:55 am    Assunto: Re: Estaquia de Roseira Responder com citação

Dia 8 fiz duas estaquias de roseira, Eu peguei uma faca e cortei o ramo (o ramo deve ter 1 ano ou mais) a estaca não pode ter mais de 40 cm as estacas que eu fiz uma tem 25 cm e a outra 30 cm, depois disso corte a base da estaca em formato de v invertido, retire a ponta e corte algumas folhas na metade e arranque algumas, o solo mais indicado é argila e areia, se sua estaca for de 30 cm enterre 20 cm, regue todo dia até que os brotos apareção. (As mudas vão estar pegas em 40 ou 50 dias )

Boa Sorte Vívian. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2012 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Vivian, em minha chácara fazemos anualmente dezenas de estacas de roseira. Preferimos fazer no final do inverno, no momento em que é feita a poda para a brotação e floração primaveril. Mas veja bem, moramos no RS, o que sempre podeser bem diferente do que para você aí no ES. Mas também fazemos em outras épocas, quando aparece por aí algum broto de roseira diferente... As estacas podem ser feitas em substrato conforme o Manoel falou. Mas muitas vezes temos tantas estacas que fazemos direto no solo, em canteiros. Nunca fazemos estacas com mais de 30 cm, preferencialmente entre 20 e 30 cm... o corte da ponta a fincar na terra pode ser feito da forma que o colega manoel falou, ou simplesmente o que chamamos corte em bisel, que é um corte único na dizgonal da estaca...Costumamos usar qualquer pedaço para estaquear, tanto lignificados quanto de brotos logo após passada a floração... É sempre bom fazer uma quantidade maior de estacas pois a estaquia é uma técnica que sempre tem um percentual de perda e se você fizer só uma ou duas, pode não vingar nenhuma...Para saber que pegou, tem que esperar brotação nova, e para replantar é melhor esperar sempre para o próximo inverno...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2012 2:55 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Vivian, além das excelentes informações do nobre amigo Elio Luis, que conta com vasta experiência na lide com essa espécie, há alguns sites que mostram, em detalhes, o procedimento que ele descreve, além de informar outras particularidades que poderão vir a ajudá-la tambem:

http://www.portaldahorticultura.xpg.com.br/rosa.html

http://www.cultivando.com.br/termos_tecnicas_multiplicando_estaquia.html

Não sei o destino que voce pretende dar às suas roseiras, mas se for o bonsai, faça como eu: adoro fazer bonsai com mini roseiras. Além de terem o tamanho das flores e folhas diminutos o bastante para ficarem bem naturais, são sempre um charme a mais no viveiro, florindo praticamente o ano todo. Pegue a pedra que iria atirar no cachorro do vizinho para ele parar de latir e plante sobre ela uma mini roseira:







_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil