Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 1:03 am Assunto: Reutilização de substrato??? |
|
|
Gostaria de saber se existe alguma recomendação quanto a (reciclagem do substrato).
Quando faço o transplante de minhas plantas, costumo depositar o substrato antigo todo em um mesmo local e em alguns casos por não ter um substrato disponível já acabei usando desse mesmo, no novo reenvase.
Claro que entendo que o substrato que sai de uma planta já apresenta um certo nível de desgaste, como menor quantidade de nutrientes, maior acidez, maior quantidade de pequenas partículas e até mesmo presença de patógenos.
Mas as minhas dúvidas são:
- como procecer com o substrato antigo após um transplante?
- descarte total desse?
- reciclagem - como?
De antemão agradeço a colaboração de todos! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO


Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 9:47 am Assunto: |
|
|
ESSA TBM É UMA DUVIDA MINHA...
TAMVEM QUERO SABER OQ OS MASI EXPERIENTES DIZEM A RESPEITO DISSO...
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 10:01 am Assunto: |
|
|
Elimina o pó e usa as particulas maiores que normalmente é o mais dificil de conseguir. Areia e tijolo (desde que não esteja esfarelado) não perde as propriades por estar no solo... já a materia organica sim.
é oq eu tenho feito.
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 5:24 pm Assunto: |
|
|
Um interessante , vou começar a fazer isso daqui para frente era uma duvida minha tambem obrigado... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 6:42 pm Assunto: |
|
|
Eu, como tenho espaço, jogo tudo fora (quintal, horta, etc)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 7:56 pm Assunto: |
|
|
Certo...
Claro que entendo que se realizarmos uma separação da matéria orgânica da inorgânica, através de peneiras, poderemos reutilizar a parte inorgânica (tijolo, pedras, etc) sem maiores problemas.
Mas quanto a parte orgânica, penso se essa não seria prejudicial as plantas por se tratar de um substrato envelhecido e sem nutrientes suficientes? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Nov 29, 2011 10:50 am Assunto: bonsai |
|
|
O ideal é manter o material e usá-lo para o plantio de mudas, sejam elas estacas, sementes ou plantas retiradas do chão. Como se trata de um substrato rico em matéria organica, as plantas envasadas com ele recebem um up grade em seu desenvolvimento, com uma aceleração no processo que permite um bom retorno. Eu uso o substrato integral, sem peneirar para separar residuos. Há quem prefira peneirar e usar apenas os granulos secos, sem o pó.
Mas é importante observar que esse material não serve para todas as plantas. Algumas espécies são mais sensíveis a acidez presente nesse tipo de solo, então é importante estar analisando bem, para só usar com as espécies mais resistentes e que não requerem um solo menos organico. Pinheiro e junipero, por exemplo, bem como azaleas, pedem solo novo. Por outro lado, serissa, piracanta, ficus, ulmus, caliandra, são algumas das espécies que aceitam e se desenvolvem bem em substrato usado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Nov 30, 2011 7:58 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela contribuição Nicky
Essas novas informações permitem realizar um rodízio no substrato e aproveitar assim o substrato antigo de modo mais prático.
Mais uma vez obrigado |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|