Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Sex Ago 06, 2010 12:12 pm Assunto: Cereja do Rio Grande |
|
|
Prezados
Tinha uma muda de Cereja do Rio Grande (Eugenia involucrata) já fazia um bom tempo e neste inverno resolvi intervir e fazer a modelagem em Hokidashi.
Porém ao fazer a "limpeza" dos galhos notei que ela não estava tão "formada" quanto achei na hora da compra.
Acho que a árvore está muito alta em relação a altura do tronco.
Também não gostei da daquele galho ao fundo, que tentei melhorar a posição.
O que posso fazer? Como ela tem uma brotação intensa, pensei em fazer no final do inverno uma poda e reduzir drasticamente a altura.
Também pensei em eliminar aquele galho ao fundo e então tentar "fechar" os demais galhos para substituir o espaço que ele vai deixar..
O que acham? Aguardo opiniões...
Frente:
Trás
Cima
Tronco
Abraços |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sex Ago 06, 2010 1:36 pm Assunto: |
|
|
Eu podaria todos os galhos na altura da terceira volta do arame do galho de fundo na primiera foto e esperaria brotar! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sex Ago 06, 2010 1:38 pm Assunto: |
|
|
Oi Prumo, peço licensa para fazer uma correção ok? essa não é a cereja do rio grande, trata-se da cereja anã "Mirtus communis".
A planta parece bem saudável, se fosse minha aramaria quase todos os galhos e abriria como se fosse um leque, para deixar o sol entrar nas partes internas e estimular ainda mais brotação, estilizando Hokidashi obviamente, depois uma poda para encurtar os galhos na metade, abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Ago 06, 2010 7:47 pm Assunto: |
|
|
isso é uma eugenia mattossi, o Myrtus communis é nativo da europa tem a folha mais larga e nao apresenta maturacao das folhas.
Myrtus communis
 |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 07, 2010 12:18 am Assunto: |
|
|
Verdade, acabei trocando a nome científico, mas de toda forma trata-se da cereja anã, a não da rio grande, rsrsrsrsrsrs, desculpa o fail. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Editado pela última vez por hraphi em Sáb Ago 07, 2010 2:48 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 07, 2010 1:06 am Assunto: |
|
|
Eu faria o que o Markus falou, ou talvez até um pouco mais curto, fazendo um mame. A copa desse tamanho que está é desproporcional ao tronco. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Ago 07, 2010 11:33 pm Assunto: |
|
|
Também concordo com o Markus e cortaria ainda mais: deixaria todos os demais com apenas uns 2 cm de comprimento.
Depois de rebrotar, ficaria com uma copa muito compacta! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 10, 2010 10:04 am Assunto: |
|
|
Seria algo assim?
Pelo que pesquisei o inverno é a melhor época para podar a cerejeira, então posso operar?
Será que posso expor um pouco mais das raízes para melhorar o neabari e tentar aumentar um pouco a altura do tronco?
Abraços |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 27, 2010 5:57 pm Assunto: Cereja Anã |
|
|
Então... fiz a poda radical a uns 40 dias e nenhum sinal de brotação até agora... Outras várias árvores que fiz depois já estão brotando, é normal a cereja anã demorar tanto?
Abraços |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 11:10 am Assunto: |
|
|
Curioso aqui como está a cerejeira? Rebrotou ou perdeu a planta? _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 4:43 pm Assunto: |
|
|
Também estou curioso, pois comprei duas da mesma espécie e pretendo trabalha-las neste inverno. gostaria de saber se aceita bem as podas drasticas? |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 9:46 pm Assunto: |
|
|
[quote="prumodeq"]Seria algo assim?
JA VERIFICOU SE O TRONCO AIDA ESTA VERDE POR BAIXO DA CASCA? _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 10:03 pm Assunto: |
|
|
Cometi um erro de principiante, fiz uma poda drastica, agora no verão,
para melhorar a ramificação, e fiquei sem ramo nenhum ela morreu. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 10:15 pm Assunto: |
|
|
Erros são lições que devemos aprender para toda a vida.
Eu também perdi várias plantas, por motivos diferentes e também por poda drástica no verão. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 17, 2011 9:44 am Assunto: |
|
|
Prezados
Desculpe a demora em responder, mas estava atarefado e não estava acompanhando o site
A planta aceitou bem a poda, demorou bastante para rebrotar, até fiquei preocupado, mas no fim ela voltou e pela foto abaixo, não tive nenhum problema... Agora é só esperar o tempo cicatrizar as feridas...
No final do inverno quero começar a redução do tamanho das raízes, que hoje está em um torrão de terra duro....
Sobre a poda, eu uso a velha sabedoria popular: "não podar em meses que tem 'r'"
Abraços |
|
|
 |
|