|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lbandeira

Registrado: 18/01/12 Idade: 44 Mensagens: 82 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 1:03 pm Assunto: Figueira |
|
|
Essa semana eu adquiri uma figueira e gostaria de alguma opiniões do pessoal do forum sobre oq fazer com ela.
 |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 1:15 pm Assunto: |
|
|
É um belo material, Ficus Carica, tem seus pros e seus contras, seu pro é que frutifica rápido quando bem conduzida e seu contra é o tamanho da folha que por ser grande demora-se muito para reduzi-la.
Atenciosamente. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 2:10 pm Assunto: |
|
|
Lbandeira,
Eu plantaria nesse chão aí que aparece na foto, para engrossar um pouco mais, e para também favorecer a estruturação aérea.
Esse corte aparente na foto deve ser melhorado. Eu acredito que um corte chanfrado, descendo em direção oposta à do crescimento do galho favoreceria uma melhor cicatrização - o que é bem difícil nessa espécie, diga-se de passagem. Essa madeira seca deve ser toda retirada, e o local do corte coberto com alguma pasta cicatrizante ou selante, ou mesmo, cola de madeira.
Como estilo, eu adotaria um moyogi clássico, com poucos galhos principais, mas todos bem ramificados.
Abraços e boa sorte. |
|
|
 |
Lbandeira

Registrado: 18/01/12 Idade: 44 Mensagens: 82 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 2:44 pm Assunto: |
|
|
Mas por enquanto nada de podas, aramação ou algo assim?
Ah...não dá pra plantar no chão pq é lotado de cupins nesse pedaço de chão. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 9:31 pm Assunto: |
|
|
Bandeira, para podar precisa esperar o final do inverno. Daqui há pouco ela vai perder todas as folhas e o momento da poda é pouco antes de reiniciar a brotação. Aqui no sul, fazemos em julho/agosto. Quanto a colocar no chão, sem problemas quanto aos cupins, em todo lugar tem... Outra coisa importante; tem que proteger aqueles furos na madeira onde foram feitas podas mais severas. Talvez seja difícil para você conseguir por aí uma pasta cicatrizante, então pode improvisar. Para este tipo de situação um material muito eficiente e barato é a massa de modelar. isso mesmo, a massinha usada pelas crianças. Sem puxar a brasa para marca nenhuma, não ganho nada com isso, mas a meu ver a Acrilex é a melhor, mais durável.
Quando plantar no chão, ou mesmo trocar de vaso, para um vaso maior a fim da planta engordar, seria interessante inclinar um pouco o tronco, esta inclinação para o lado oposto em que saem os primeiros galhos...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|