|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sarmento
Registrado: 27/10/11 Mensagens: 13 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 1:33 pm Assunto: Ajuda Bonsai Romãzeira |
|
|
Olá pessoal!
Ganhei de presente um bonsai, que pelo que vi pesquisando sobre, na verdade ainda é um “pré-bonsai” ou uma muda. Seguem as fotos abaixo.
Não sabia nada sobre bonsais, a partir do momento que o ganhei, há pouco mais de uma semana, passei a ler bastante sobre o assunto.
Entre as coisas que li, está que não posso mexer nele enquanto ele estiver com flores e/ou frutos.
Mas por onde começo após as flores e frutos caírem?
Minhas dúvidas são as seguintes:
1) Devo colocá-lo em um vaso maior para que se desenvolva e aumente a espessura do caule mais rápido?
2) Devo podá-lo? Li que para aumentar a espessura do caule mais rápido o ideal é não podar, porque quanto mais ramos ele tiver, maior é fluxo de seiva pelo caule o que propicia o seu aumento. Isso é verdade?
3) O que mais vocês sugerem?
Agradeço a ajuda de todos. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 1:44 pm Assunto: |
|
|
É importante uma informação:
Qual espécie de romã é essa? Digo isso porque a mini romã demora uma eternidade para crescer, enquanto a romã comum vira uma árvore em poucos anos.
Pelo tamanho das flores eu acho que não é mini. Então, o primeiro procedimento é retirar todas as flores, tirar desse vaso e, sem mexer nas raízes, plantar em uma bacia plástica grande (a maior que encontrar, pois o crescimento radicular é impressionante).
Feito isso, esquece ela lá (lembre-se de regar todos os dias e adubar a cada 15 dias).
Deixe em um local onde ela pegue sol direto durante todo o dia.
Enquanto ela se recupera, leia bastante, compre outras mudas e apaixone-se pela arte do bonsai, que é muito gratificante.
Um forte abraço. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 3:19 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Sarmento.
Concordo com as orientações do Thiago. Lembre de fazer bastante furos no fundo da bacia e tente usar um substrato bem drenante, que vai ajuda no engrossamento do tronco e desenvolvimento de raízes.
Poda-lo por ora nem pensar, ainda precisa desenvolver bastante.
Paciencia é o segredo, mas se quiser mesmo levar o bonsai a diante, consiga outras especies mais desenvolvidas para que possa trabalhar agora.
Abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Sarmento
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 4:04 pm Assunto: |
|
|
Valeu pessoal.
Muito obrigado pelas dicas.
Outra dúvida:
Qual a composição da "terra" que ponho nessa bacia? 50% de areia peneirada e 50% de condicionador de solo? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 27, 2011 6:18 pm Assunto: |
|
|
Não se preocupe, cara, estamos todos aqui para aprender e repassar o conhecimento.
Uma das primeiras coisas que se aprende é que se está sempre aprendendo. hehehe.
Eu me dou bem com 50% areia, 30% terra preta e 20% pedriscos (pedrinhas de tamanho variado). Substrato é uma coisa muito pessoal, e você só vai descobrir o ideal para você e suas plantas na base da tentativa e erro. Pode utilizar substrato industrial, casca de coco, folhas secas (até o limite de 20%), brita, material inorgânico (bolinhas de isopor, plástico, etc.), caco de telha moída, e tudo mais o que puder imaginar. Você tem que cuidar para que ele fique drenante (no geral, deve ficar quase totalmente seco a cada 24 horas, mais ou menos, em dias quentes). Uma boa maneira de saber se está bom é você colocar um pouco em um vaso bem perfurado e molhar até empoçar. Se secar rapidamente (uns 10 a 40 segundos), está bom.
Uma informação importante é peneirar a areia e jogar fora o que sair em baixo. Aproveite só o que ficar poor cima. Pode ser uma peneira dessas de cozinha mesmo. Eu não faço isso, pois já compro peneirada (areia grossa) em uma loja de construção perto da minha casa, e já vem, inclusive, ensacada.
Outra informação importante é começar a adubar só depois de uns 40 dias depois de transplantar.
Um abraço. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 10:23 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando! |
|
|
 |
Sarmento
|
Enviada: Sex Nov 11, 2011 3:08 pm Assunto: |
|
|
A falta de tempo fez o transplante esperar um pouco. Mas agora está transplantado para o escorredor.
 |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 11:04 am Assunto: |
|
|
Acompanhando
Boa sorte. |
|
|
 |
Sarmento
|
Enviada: Sáb Nov 19, 2011 10:04 am Assunto: |
|
|
As folhas estão ficando amarelas e caindo.
Alguém sabe o por que? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 19, 2011 12:21 pm Assunto: |
|
|
Posta algumas fotos.
Provavelmente foi a mudança de recipiente, mas não vamos descartar a possibilidade de alguma praga ou doença.
Observe as folhas que estão amarelando, para verificar se tem algum inseto ou se há pontinhos pretos, sinal de fungos.
Abraços. |
|
|
 |
Sarmento
|
Enviada: Sáb Nov 19, 2011 1:05 pm Assunto: |
|
|
Não percebi nenhum inseto não.
Seguem as fotos, agora têm poucas folhas amarelas porque ontem retirei muitas que estavam mais amarelas.
Antes da mudança de recipiente ela já estava com algumas folhas amarelas, mas é agora que estão aparecendo mais.
 |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 19, 2011 9:17 pm Assunto: |
|
|
Como está a rega? Sol o dia inteiro, ou só parte do dia? Já adubou alguma vez?
Bom, às vezes algumas plantas perdem as folhas quando mudam de local, pois a forma de cultivo muda também. Eu costumo comprar umas mudas em um local uns 100 Km aqui da minha casa, mais ao sul, e quando chegam aqui, quase todas perdem as folhas. Algumas parecem mortas, mas depois de alguns dias, começam nova brotação vigorosa. Então, pode ser isso o que está acontecendo. Com a mudança de criadores ela se estressou um pouco, e agora, com o transplante, deu mais uma sentida. Mas pode ficar calmo, pois a romã suporta bem essas mudanças. Ela não deve piorar não. Tenha um pouco de paciência. Se observar que ela está brotando novas folhas, aí então, pode ficar despreocupado, pois não é nada.
Um abraço e boa sorte com o cultivo. |
|
|
 |
Sarmento
|
Enviada: Seg Nov 21, 2011 11:17 am Assunto: |
|
|
Caro Thiago,
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Vou aguardar pra ver se ela vai se desenvolver.
Quanto a rega, estou regando quando percebo que o substrato está seco. Quando tá frio molho 1 vez a cada dois dias, no calor todo dia.
Ela pega sol, quando faz, na parte da manhã até 11:30/meio-dia. É o sol que eu tenho, moro em apartamento e é o único período de sol que tenho.
Ainda não adubei, estou aguardando 40 dias do transplante. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|