FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

jabuticaba no caminho de projeto
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ricardo.n.r

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 7:14 pm    Assunto: jabuticaba no caminho de projeto Responder com citação

esta jabuticaba eu ganhei da minha esposa quando ainda eu era namorado portanto ela ja esta comigo faz 6 anos ela compro em um mercado era bem pequena e feia agora ta melhorando retirei ela do vaso que ela veio e nova progressão

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2011 11:40 pm    Assunto: Responder com citação

Ola meu amigo . eu acho que vc tem um otimo material , eu so iniciante mas arrisco uns pitacos.

em meu ver eu faria um alporque para diminuir o tronco , pois acho ela um pouco pescoçuda e tbm para retirar está rais enrrolada o que daria uma melhora o nebari .

e no estilo eu faria um hokidachi, até arisco um pitaco maior um moyogi só não sei se a planta é apropriada.

Abraço.

Mas sugiro tbm aguarda os nossos amigos, eles saberão te ajuda melhor que eu.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 12, 2011 3:25 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Ricardo , como bonsai , esta um tanto dificil de se corrigir problemas basicos e graves, entre eles o tronco reto e sem conicidade { pescoçudo , como disse o Marcos ..}e o nebari em nó , sem chances de ser desatado.
Da metade prá cima esta bem melhor , mas alborque em mirtaceas é quase um milagre de acontecer , se e quando , levará alguns anos com o risco de se perder sua jabu.
Como é uma planta de estimação com uma história que remete ao seu passado plante num vaso bem grande e coloque na varanda ou diretamente no chão se for casa propria e aguarde os frutos doces e suculentos que virão para aprecia-los ao lado da sua amada ...
Ou ainda se vc esta feliz com ela assim , mantenha como esta , adube e cuide bem dela .

Esta é a minha opinião ... Very Happy
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2011 7:27 am    Assunto: Responder com citação

Defeitos graves citados pelo nosso colega Bonsergio não farão desta planta um bonsai de qualidade.
Porém estas plantas que nos trazem sentimentos especiaissempre temos o incentivo de torná-las cada vez mais belas e trabalhadas. Trabalho este que resultará em aprendizagem e uma bela planta. Talvez não para nós bonsaístas que visamos algumas características especíificas de bonsai, mas como satisfação pessoal e das pessoas que não entendem muito de bonsai.
Meu conselho é: continue cuidando dela, aprendendo e deixando ela cada vez mais bonita. Very Happy
Me paree que você não faz uso de aramação, só podas?! Poderia aramar os galhos dando a eles um aspecto de palma de mão com dedos bertos, para formar patamares que ao meu ver ficam mais interessantes. Inclusive no topo da planta
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2011 8:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, tanto o colega Bonsergio, quanto o amigo Nikkei souberam como ninguem traduzir em palavras o sentimento que permitiu a voce manter sua planta corretamente cultivada e bonita, tanto aos seus olhos quanto aos de sua esposa e outros familiares.

O mais importante que podemos depreender do que eles colocaram é que voce pode melhorar um pouco mais o aspecto, com vistas a obter o que de melhor sua planta tem a oferecer. Algumas intervenções podem ser feitas agora, que estamos na primavera, enquanto outras, como um reenvase, só poderão ser realizadas no inverno, por ser a melhor época para mexer nas raízes sem comprometer a planta. Alporque na base para corrigir defeito ou melhor nebari? Esquece. Nessa nativa é arriscado demais, e vc pode perder sua magnifica planta. Não vale a pena correr esse risco.

Então vejamos: primeiro, promova uma desfolha total, cortando fora todas as folhas, sem exceção. Use uma tesoura de pontas finas e corte no pecíolo (talinho), mantendo-o. Ele irá cair por si, sem nenhum problema. Em seguida, fotografe novamente a planta, dessa vez mostrando-a por quatro lados distintos (numere com um papelote cada um dos lados, para facilitar). Assim, todos nós teremos condições de analisar com maior clareza a estrutura aerea atual e indicar o que cortar fora e o que manter, para melhorar essa parte.

Podar a planta nessa época do ano é de praxe. As jabu que cultivo, por exemplo, agora é que estão começando a reiniciar suas brotações, após eu promover desfolha total nelas e podar todos seus galhos, buscando com isso a bifurcação dos galhos e brotações mais direcionadas. Por isso, não se preocupe. Se dá certo no meu viveiro, dará tambem com sua jabu.

A parte "nebulosa" da raiz enovelada pode ser corrigida. Basta cobrir com terra, colocando musgo por cima, ou esconder, usando uma pedra de bom tamanho, ocultando o defeito. Qualquer que seja a opção, todavia, apenas quando estivermos no inverno, e voce retirar a planta do recipiente atual, desnudando as raizes (eliminando o substrato atual com um bom jato de agua nelas) é que poderemos analisar melhor essa parte do tronco e sugerir mudanças que possam corrigir o defeito.

Esse novelamento é muito comum e a maioria dos leigos (não bonsaistas) acha isso extremamente atrativo no momento da aquisição de uma jabu (ou pitangueira) que apresenta essa caracteristica. Mas esse pormenor depõe contra, quando o comprador ou apreciador é um bonsaista. No caso de sua planta, ainda que o problema não seja totalmente corrigivel, é possível reduzir sua presença, tornando-o menos visivel, ou mesmo totalmente oculto. Aguardemos, pois, a chegada do inverno, para resolver essa parte. Por ora, desfolha total, fotografias e nova analise indicativa da melhor condução da parte aerea.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ricardo.n.r

MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2011 2:22 pm    Assunto: desfolha Responder com citação

ola nickyfury como vc pediu fiz a desfolha pra dar uma olhada nela olhe e me de uma opinião como proceder

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2011 4:24 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, sua planta precisa de alguns cortes para melhorar não só a aparencia da estrutura aerea, corrigindo-a, mas tambem aproximar a densificação do tronco, isto é, aumentar a massa de folhas deixando-a mais compacta mas próxima do tronco e naõ apenas nas extremidades dos galhos, como estava antes. Para isso é necessário naõ ter dó nem piedade e passar a faca, isto é, o alicate de corte lateral, cortando justo nos pontos em que marquei em linha vermelha.

O primeiro ponto negativo é o segundo galho, existente num ponto excelente, mas mais grosso que o primeiro. Para corrigir é preciso estar cortando justo onde está uma nova brotação, usando-a para continuar o galho, o que irá forçar mais à frente novas brotações anteriores a esse ponto, de maneira que, na próxima primavera, vc possa então cortar ainda mais esse galho e reduzir seu comprimento até o maximo possivel, ou mesmo eliminando-o de vez, se por ventura surgir uma nova brotação na area próxima ao seu ponto de saída no tronco. Nesse caso, iremos então usar essa nova brotação para formar o segundo galho a partir dela, o que será bem melhor, pode acreditar, do que preservar esse galho grosso nessa posição.

O primeiro galho, situado à esquerda na primeira foto, está muito longo com brotações apenas na extremidade. Para corrigir, corte logo acima da primeira brotação, estabelecendo o novo galho a partir dela. O primeiro terço do galho, que é mais grosso, pede uma aramação que reposicione esse galho, mantendo-o num ponto levemente horizontalizado, em harmonia com os demais galhos e não voltado para cima, como está agora.

O tronco segue bem mas está muito alto e "pescoçudo", como se costuma dizer. Para corrigir, sugiro a construção de um novo ápice, a ser realizado com o segundo galho que cresce no primeiro terço dessa parte do tronco, usando o primeiro para ser um galho de apoio, reposicionando-o levemente horizontalizado via aramação. Corte então logo acima desses dois galhinhos, como mostra a linha vermelha na imagem abaixo, para estimular o desenvolvimento desse novo apice, que irá contribuir significativamente para uma melhor aparencia no futuro de sua planta.

Os cortes que estou sugerindo tem a finalidade de conter o avanço anti estético que sua planta apresenta atualmente, além de favorecer uma brotação mais próxima ao tronco, ao invés de tão afastada como ocorre. Lembre-se: um bonsai é feito a partir de um minimo de galhos, não de um máximo. Então não se acanhe em cortar o excedente, pois fazendo isso estará garantindo no futuro uma planta melhor construída. E não se preocupe: com seus cuidados diários a planta rapidamente irá emitir novas e vigorosas brotações, que permitirão até mesmo uma seleção mais criteriosa de galhos, talvez até com dispensa dos atuais, visando sempre uma construção mais corretamente executada, com o correto posicionamento dos galhos (busque sempre orientação levemente horizontal, com nuances de movimentos laterais, e com a ponta ligeiramente voltada para cima).

Após proceder aos cortes, aplique pasta cicatrizante na area exposta, e cultive a planta em local ensolarado, para acelerar sua recuperação (sol pleno o dia inteiro, com rega sempre ao final da tarde). Eis minha sugestão de corte e reposicionamento:

Se "ousar" fazer as alterações que estou sugerindo, melhor "esconder" a planta por algum tempo, longe dos olhos da familia, para evitar "brigas" e reclamações. rss

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2011 8:24 pm    Assunto: JABUTICABA Responder com citação

Ricardo.n.r

Tenho acompanhado muito as postagens do Nicky,pois sempre admirei a visão que ele tem,em relação a estilização . Com certeza seguida de muitos anos de estudo e literaturas. Eu venho gatinhando com meus estudos tb,
e estou numa parte agora se me permitem usar os termos do nicky (direcionamento de podas) eu estou estudando muito sobre esse assunto,pois jugo importantissimo, pois se vc ja tem um estilo, vc agora precisara de saber onde podar e prever o resultado que tera depois da poda .

Depois se possivel Ricardo gostaria que mantesse atualizado as fotos ,caso faça as podas indicadas pelo nicky, pois estou estudandop sobre direcionamento das podas.

abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2011 10:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcelo, estudar a arte com maior profundidade é sempre algo que todos nós devemos estar sempre fazendo, pois apenas dessa maneira é que podemos estar de fato aprendendo a maneira correta de fazer um bonsai. Muito do que consegui até hoje se deve basicamente aos estudos que faço sempre, lendo e relendo artigos que julgo interessantes e importantes, estejam eles inseridos em livros, revistas ou mesmo apostilas e anotações de cursos de que tenho participado.

A net sem duvida nenhuma, atualmente, oferece um sem numero de adicionais que complementam esses estudos. Seja materias que colegas e amigos disponibilizam em seus sites, blogs ou mesmo através de email que enviam para mim, aos poucos vão somando mais e mais informação e conhecimento, que procuro sempre estar repassando para outros bonsaistas, pois é importante não retermos informações, mas sim compartilhar o que sabemos, para o engrandecimento da nossa arte bonsai nacional, principalmente.

Sua colocação sobre o direcionamento da poda é importantissimo, pois denota que vc é um ótimo observador e que está atento aos pontos importantes da correta construção da parte estrutural de uma planta. As podas de manutenção e desbaste, em determinadas espécies, devem ser implementadas e constantemente realizadas, para que possamos obter o melhor da planta com um minimo de esforço. Só que, às vezes, nosso trabalho só surte efeito depois de repetirmos diversas vezes a mesma tarefa, no transcorrer dos anos, sendo necessário por vezes reduzir bem, para reiniciar o galho de forma correta, sempre visando a amplitude das novas brotações, com a abertura de bifurcações ou trifurcações.

Na formação estrutural do galho citando por exemplo em espécies como no ulmus, jabu, pitangueira, caliandra, piracanta, dentre outras, cuidaremos de formar uma estrutura iniciada com os galhos primários, corretamente posicionados e com um sequencial visando uma planificação (o galho segue como se fosse uma mão aberta, com os dedos afastados), após abrirmos a primeira bifurcação, será mais fácil então encontrar o ponto correto para estabelecer as ramificações secundárias, terciárias e sobre estas, a ramificação fina.

Ocorre que para direcionar uma poda, há que estabelecer dois critérios: um, com o uso de aramação, e outro com a poda de direcionamento sendo que num aspecto e noutro sempre irá prevalecer a espécie trabalhada. As arvores de folhas caducas permitem o estabelecimento correto quanto a formação planificada ou ramificada de seus galhos através da poda direcionada:

A imagem acima é emblemática desse tipo de trabalho, exemplificando otimamente a maneira correta de se estar conduzindo o trabalho com essa finalidade. Lembrando que esse tipo de execução deve ser realizado sempre em todos os galhos, inclusive apice, pois sua aplicação conduz mais rapidamente ao melhor resultado possível de ser obtido. Na jabu, por exemplo, podemos estar preparando todos os galhos para serem conduzidos dessa forma, quase que dispensando o uso de aramação, a não ser claro nos casos em que é imprescindível seu aporte, como forma de educação e condução fixadora de posicionamento.

Ao ressaltar o correto posicionamento do galho, como sugeri no caso da jabu, horizontalizando o galho, há que se observar contundo que o galho, ainda que o tronco não apresente movimento, deve receber um movimento lateral, e não ser deixado totalmente reto ou crescendo voltado para cima. Isso se aplica para que o galho possa estar sendo reproduzido conforme ocorre na natureza, onde o crescimento é irregular e não há formas totalmente retas. Assim, o melhor exemplo desse formato é dado pela imagem abaixo:

Podemos ainda dizer que esse tipo de poda conduz a formação da conicidade correta dentro do galho. Todos sabemos que a conicidade, é importante tambem na estruturação aerea e não só no tronco, daí a importancia em executar esse trabalho de poda. Um galho começa grosso em seu ponto de partida, mas irá sempre se afunilando, abrindo-se em ramificações cada vez mais finas:

Dessa maneira temos então que há realmente uma maneira de prever o desenvolvimento do galho, ao implementar a correta execução da poda, usando-a não só para corrigir defeitos, mas principalmente para direcionar seu crescimento. A orientação das novas brotações, ao realizarmos cortes que preservem os pontos onde elas irão surgir, permitirão incluso dispensarmos o uso de aramação, facilitando sobremaneira o nosso trabalho.

Como costumo sempre dizer, fazer bonsai é fácil. Dificil mesmo é fazer bonsai com qualidade técnica superior. Ao adotarmos o processo correto de poda, usando técnicas e seguindo as regras, estaremos sempre um passo à frente no nosso objetivo, aprimorando cada vez mais nosso trabalho, e tornando-o igualmente fácil, ainda que com qualidade superior. A previsão disso nos permite então ter em nosso viveiro lindos bonsai, dignos de figurar em qualquer exposição e participar de qualquer concurso, virtual ou não.

Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2011 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

belo material.. acompanhando....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: