Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 3:53 pm Assunto: ::Ulmus mg:: |
|
|
Ola amigos do Forum essa é uma muda de ulmus, que ganhei do amigo Genesio da ''Bonsai Blumenau'' preciso de ajuda para dar um caminho a ela e formar uma estrutura, oque eu percebi feito foi um corte na diagonal e deixado crecer livre até o momento, gostaria de dar um estilo a ela me veio um hokidachi devido a distribuição dos galhos mas não sei se combinaria com o nebari se alguem poder sugerir outro estilo ou alguma sugestão ficarei grato.
Desculpe pelas fotos mas tirei de celular...
Ela chegou assim:
Fiz uma desfolha para poder ver os melhores galhos.
Possivel frente visto que o corte fica escondido na parte de traz.
Parte de traz onde aparece o corte...
[/img]
Lateral:
Lateral:
[/img]
Vista de cima:
[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 7:57 pm Assunto: |
|
|
?? _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 11:46 am Assunto: |
|
|
sugestões?? _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Israelbonsai
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 12:13 pm Assunto: Re |
|
|
Muito bonita esta árvore, se eu fosse você, eu iria deixar ela brotar mais e mais, depois iria fazer uma poda pra deixar a copa mais triangular. O galho mais baixo poderia ser transformado em jin, seguido em baixo por um shari longo, mas que não toque no substrato. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 12:20 pm Assunto: |
|
|
Eu logo faria um transplante nela, escondendo esta raiz exposta para poder se adequar melhor ao estilo mais recomendado neste momento, o hokidashi.
Visto que sua planta está com várias ramificações na mesma altura e de todos os lados, o trabalho de formar a copa ficará mais fácil.
Selecione os galhos que você deseja (não retire muitos se possível) e então arame-os, fazendo com que haja ramos apontando para todas as direções.
Ex.:
Feita a aramação, pode os galhos até um certo comprimento, visando formar uma copa mais redonda ou triangular (isto depende de você).
Conforme o tempo for passando, vá podando a planta e, se necessário, faça novas correções.
Abraços!!  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 2:53 pm Assunto: |
|
|
Pedro eu ja tinha pensado em fazer um falso transplante para um escorredor mas não tinha me atentado em esconder o nebari, hj buscando alguma inspiração em fotos encontrei um que me agradou mas foge do estilo pretendido.
Sera que conseguiria algo parecido?
Se sim como proceder com os cortes??
O ulmus é este do amigo Joellagunasc http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19147&highlight=ulmus _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 6:42 pm Assunto: |
|
|
Difícil cara... veja bem:
- Você teria que dar uma boa sinuosidade no tronco... E já que ele está meio grosso, teria de usar algum tipo de rafia ou borracha enrolada no tronco para não quebrá-lo.
Agora, não sei se com um ulmus isso é possível.
- Você teria que deixá-lo crescer bastante, para poder engrossar. Não podemos esquecer que o estilo pretendido é um moyogi, ou seja, você teria que "continuar" o tronco com algum tipo de galho de sacrifício.
- Sua planta ainda é nova e, para poder criar algo parecido, teria que desenvolver por mais uns 3 a 5 anos.
Vamos esperar que os mais experientes nos ajudem também!
Abraços!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 7:31 pm Assunto: |
|
|
É Pedro o hokidachi seria o caminho mais facil a seguir e com resultados mais rapidos e ''talvez'' veja bem ''talvez'' um moyogi seria um caminho muito longo a percorrer mas não impossivel e como disse espero que os mais experientes nos ajude rsrs abraços... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 10:38 pm Assunto: |
|
|
brother,
se vc fizer um alporque bem no meio do tronco, vc consegue atenuar a sinuosidade do tronco que o Pedro citou.
alem de diminuir o tamanho da planta possibilitando formar um shorim ou mame.
pra isso é basicamente ir podadno logo apos da segunda ou terceira gema de cada galho que ele vai ramificando cada vez mais.
t+]
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 11:44 pm Assunto: |
|
|
É Pedro não tem jeito de fugir do estilo, é hokidachi mesmo, Filipe obrigado e me corrige se eu estiver errado pensei em fazer algo assim vejá se a altura do alporque esta bom,e se a poda dos galhos seria mais baixo ou ta bom, e se é arredondado assim.
[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 7:15 am Assunto: bonsai |
|
|
As duas opções oferecidas, Moyogi ou Hokidachi estão bem e o ulmus pode ser convertido em qualquer uma delas, sem nenhum problema. No caso do Hokidachi, mantenha todos os galhos, sem cortar fora nenhum deles, mas reduza o comprimento de todos, deixando os entrenós mais curtos, com apenas duas gemas de novas brotações em cada galho.
No caso do Moyogi, corte todos os galhos exceto dois: um será o novo apice e outro, aramado e horizontalizado, será o primeiro galho. Na sequencia, replante inclinando o tronco ligeiramente para a direita (com o apice aramado seguindo em sentido contrário. O resultado seria uma imagem parecida com um ">". Dessa forma, com o passar dos anos a copa (estrutura aerea) será toda construida sobre esse galho superior, que passa a fazer parte do tronco. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 5:36 pm Assunto: |
|
|
amigo Nickyfury decidi fazer o hokidachi pois ainda não tenho nenhum em minhas plantas por receio de fazer, e não der conta rsrs mas aproveitando que o Ulmus é resistente e tem uma resposta muito rapida as intervenções o farei mas digo vou precisar de ajuda mais para frente ok.
O estilo hokidachi embora muitos pensão em ser facil de ser obtido, é mais complexo na minha opnião, pois se não bem estiver encaminhado a condução acabara ficando parecido com uma árvore com aspecto de bolinha, por isso meu receio de se trabalhar nesse estilo, pois vejo muito material por ai nesse aspecto ok. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 7:06 pm Assunto: |
|
|
marcio gabiatti escreveu: | É Pedro não tem jeito de fugir do estilo, é hokidachi mesmo, Filipe obrigado e me corrige se eu estiver errado pensei em fazer algo assim vejá se a altura do alporque esta bom,e se a poda dos galhos seria mais baixo ou ta bom, e se é arredondado assim.
[/img] |
Márcio, o que a planta melhor te oferece é o hokidachi. Com base na foto acima, faça o alporque mais acima. No meio do tronco. Mas, só faça depois que a planta enfolhar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 7:18 pm Assunto: |
|
|
Elio, tudo bem?
Hoje tive o prazer de conhecer pessoalmente o teu xara. Foi em um encontro
aqui em Rolante.O cara é gente finíssima. foi a primeira vez que participei de uma reunião e adorei...
um abraço.
Desculpas por invadir seu tópico Marcio.
Um abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 7:30 pm Assunto: |
|
|
amigo Elio e Filipe, uma duvida se eu fizer um alporque no ponto que vcs indicarão eu não terei uma arvore muito baixa não? _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
|