FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

::Ulmus mg::
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2011 3:53 pm    Assunto: ::Ulmus mg:: Responder com citação

Ola amigos do Forum essa é uma muda de ulmus, que ganhei do amigo Genesio da ''Bonsai Blumenau'' preciso de ajuda para dar um caminho a ela e formar uma estrutura, oque eu percebi feito foi um corte na diagonal e deixado crecer livre até o momento, gostaria de dar um estilo a ela me veio um hokidachi devido a distribuição dos galhos mas não sei se combinaria com o nebari se alguem poder sugerir outro estilo ou alguma sugestão ficarei grato.
Desculpe pelas fotos mas tirei de celular...
Ela chegou assim:

Fiz uma desfolha para poder ver os melhores galhos.

Possivel frente visto que o corte fica escondido na parte de traz.

Parte de traz onde aparece o corte...
[/img]

Lateral:

Lateral:
[/img]

Vista de cima:

[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2011 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

??
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 11:46 am    Assunto: Responder com citação

sugestões??
Israelbonsai

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 12:13 pm    Assunto: Re Responder com citação

Muito bonita esta árvore, se eu fosse você, eu iria deixar ela brotar mais e mais, depois iria fazer uma poda pra deixar a copa mais triangular. O galho mais baixo poderia ser transformado em jin, seguido em baixo por um shari longo, mas que não toque no substrato.
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Eu logo faria um transplante nela, escondendo esta raiz exposta para poder se adequar melhor ao estilo mais recomendado neste momento, o hokidashi.

Visto que sua planta está com várias ramificações na mesma altura e de todos os lados, o trabalho de formar a copa ficará mais fácil.

Selecione os galhos que você deseja (não retire muitos se possível) e então arame-os, fazendo com que haja ramos apontando para todas as direções.

Ex.:

Feita a aramação, pode os galhos até um certo comprimento, visando formar uma copa mais redonda ou triangular (isto depende de você).

Conforme o tempo for passando, vá podando a planta e, se necessário, faça novas correções.

Abraços!! Very Happy
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro eu ja tinha pensado em fazer um falso transplante para um escorredor mas não tinha me atentado em esconder o nebari, hj buscando alguma inspiração em fotos encontrei um que me agradou mas foge do estilo pretendido.
Sera que conseguiria algo parecido?
Se sim como proceder com os cortes??
O ulmus é este do amigo Joellagunasc http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19147&highlight=ulmus
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Difícil cara... veja bem:

- Você teria que dar uma boa sinuosidade no tronco... E já que ele está meio grosso, teria de usar algum tipo de rafia ou borracha enrolada no tronco para não quebrá-lo.
Agora, não sei se com um ulmus isso é possível.

- Você teria que deixá-lo crescer bastante, para poder engrossar. Não podemos esquecer que o estilo pretendido é um moyogi, ou seja, você teria que "continuar" o tronco com algum tipo de galho de sacrifício.

- Sua planta ainda é nova e, para poder criar algo parecido, teria que desenvolver por mais uns 3 a 5 anos.

Vamos esperar que os mais experientes nos ajudem também!

Abraços!!
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

É Pedro o hokidachi seria o caminho mais facil a seguir e com resultados mais rapidos e ''talvez'' veja bem ''talvez'' um moyogi seria um caminho muito longo a percorrer mas não impossivel e como disse espero que os mais experientes nos ajude rsrs abraços...
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

brother,
se vc fizer um alporque bem no meio do tronco, vc consegue atenuar a sinuosidade do tronco que o Pedro citou.

alem de diminuir o tamanho da planta possibilitando formar um shorim ou mame.

pra isso é basicamente ir podadno logo apos da segunda ou terceira gema de cada galho que ele vai ramificando cada vez mais.

t+]

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 11:44 pm    Assunto: Responder com citação

É Pedro não tem jeito de fugir do estilo, é hokidachi mesmo, Filipe obrigado e me corrige se eu estiver errado pensei em fazer algo assim vejá se a altura do alporque esta bom,e se a poda dos galhos seria mais baixo ou ta bom, e se é arredondado assim.

[/img]
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2011 7:15 am    Assunto: bonsai Responder com citação

As duas opções oferecidas, Moyogi ou Hokidachi estão bem e o ulmus pode ser convertido em qualquer uma delas, sem nenhum problema. No caso do Hokidachi, mantenha todos os galhos, sem cortar fora nenhum deles, mas reduza o comprimento de todos, deixando os entrenós mais curtos, com apenas duas gemas de novas brotações em cada galho.

No caso do Moyogi, corte todos os galhos exceto dois: um será o novo apice e outro, aramado e horizontalizado, será o primeiro galho. Na sequencia, replante inclinando o tronco ligeiramente para a direita (com o apice aramado seguindo em sentido contrário. O resultado seria uma imagem parecida com um ">". Dessa forma, com o passar dos anos a copa (estrutura aerea) será toda construida sobre esse galho superior, que passa a fazer parte do tronco.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2011 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

amigo Nickyfury decidi fazer o hokidachi pois ainda não tenho nenhum em minhas plantas por receio de fazer, e não der conta rsrs mas aproveitando que o Ulmus é resistente e tem uma resposta muito rapida as intervenções o farei mas digo vou precisar de ajuda mais para frente ok.
O estilo hokidachi embora muitos pensão em ser facil de ser obtido, é mais complexo na minha opnião, pois se não bem estiver encaminhado a condução acabara ficando parecido com uma árvore com aspecto de bolinha, por isso meu receio de se trabalhar nesse estilo, pois vejo muito material por ai nesse aspecto ok.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2011 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

marcio gabiatti escreveu:
É Pedro não tem jeito de fugir do estilo, é hokidachi mesmo, Filipe obrigado e me corrige se eu estiver errado pensei em fazer algo assim vejá se a altura do alporque esta bom,e se a poda dos galhos seria mais baixo ou ta bom, e se é arredondado assim.

[/img]

Márcio, o que a planta melhor te oferece é o hokidachi. Com base na foto acima, faça o alporque mais acima. No meio do tronco. Mas, só faça depois que a planta enfolhar.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2011 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, tudo bem?

Hoje tive o prazer de conhecer pessoalmente o teu xara. Foi em um encontro
aqui em Rolante.O cara é gente finíssima. foi a primeira vez que participei de uma reunião e adorei...
um abraço.
Desculpas por invadir seu tópico Marcio.
Um abraço.
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2011 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

amigo Elio e Filipe, uma duvida se eu fizer um alporque no ponto que vcs indicarão eu não terei uma arvore muito baixa não?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: