|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 4:41 pm Assunto: Acer Palmatum (Pó Branco) |
|
|
Galera boa tarde
Este Acer esta comigo a 15 dias, comprei ele no Ceasa é uma muda, fiz o transplante para este vaso para ele ganhar tamanho, ele estava naqueles sacos pretos de mudas , fiz o substrato com
60% Cascalho mineiro
10% Tijolo Moído
30% Biomix
Ele de uns 4 dias para cá teve uma brotação muito boa , mas as folhas estão estranhas , parecem "muchas" e estão apresentando marcas brancas , alem da folhas mais velhas estarem toda manchadas(tipo Ferrugem ) , abaixo segue as fotos , conto com a ajuda dos amigos , estou regando a cada dois dias , ou seja excesso de água não é, mesmo porque este substrato drena bem , vou adubar daqui uns 15 dias , farinha de osso e torta de mamona .
Abs
Valew |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 7:18 pm Assunto: |
|
|
Basmooca, a reação de uma planta após transplante pode ocasionar folhas murchas e\ou secando, amarelando.
Outra coisa, o transplante fora de época piora a situação.
Ainda, o Ácer palmatum é mais sensível.
Ainda, o pó branco, embora a foto esteja desfocada, me parece Oídio (fungo)
Adubo, só depois de 6o dias do transplante.
Minha recomendação, no momento, é tirar todas as folhas que apresentem esse pó branco e sol indireto.
Aplicar um fungicida agora, só se as manchas brancas continuarem.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
basmooca 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 8:29 pm Assunto: |
|
|
Elio, Muito obrigado
Mas tenho algumas duvidas,
Pelo que vi no site bonsaikai a época para fazer transplante do Acer é a primavera correto ?
Por que ela pode estar com fungos , se não esta com excesso de agua ?
Sol tenho feito o seguinte, ele tem pego o sol da manhã direto e tarde ele fica na claridade , mas sem sol , esta correto ?
se for o caso qual fungicida indica ?
Se ela estivesse doente , ela não teria parado de brotar ? ela esta brotando com bastante vigor !!!!
Perdoe a "folga" por tantas questões ,
Mais uma vez muito obrigado !!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 11:02 am Assunto: |
|
|
basmooca escreveu: | Elio, Muito obrigado
Mas tenho algumas duvidas,
Pelo que vi no site bonsaikai a época para fazer transplante do Acer é a primavera correto ?
R: a época é final de inverno ou início de primavera. Pelo homem nós estamos na primavera mas, pelas plantas, já estamos no verão. O Ácer é uma planta de clima frio e o palmatum muito sensível. O Kaede (buergerianum é mais forte)
Por que ela pode estar com fungos , se não esta com excesso de agua ?
R: O Oídio se dá nas folhas e no verão, mesmo sem umidade.
Sol tenho feito o seguinte, ele tem pego o sol da manhã direto e tarde ele fica na claridade , mas sem sol , esta correto ?
R: OK!
se for o caso qual fungicida indica ?
R: 2 aplicações de enxofre resolve. Se for Oídio, pois como disse, pelas fotos não dá pra ver direito. Procure no Google e compare.
Se ela estivesse doente , ela não teria parado de brotar ? ela esta brotando com bastante vigor !!!!
R: O Oídio não impede a brotação.
Perdoe a "folga" por tantas questões ,
Mais uma vez muito obrigado !!! |
Brasmooca, disponha à vontade! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|