Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 4:42 pm Assunto: Duranta? |
|
|
EAI PESSOAL ...
FIZ UM YAMADORI DESSA PLANTA SEM SABER A ESPÉCIE. E AO PESQUISAR NO FORUM ACHO QUE É UMA DURANTA, PODEM ME CONFIRMAR POR FAVOR.
PLANTEI ELA EM AREIA GROSSA, MAS SÓ TINHA ESSE VASINHO QUE NÃO SEI SE É IDEAL.
AGRADEÇO DESDE JÁ.
SUGESTOES SEMPRE SÃO BEM VINDAS |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 5:11 pm Assunto: |
|
|
Ricardo
Duranta sim.... Ótima planta para quem está começando.
Tinha bastante raízes quando vc tirou-a do chão?
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 6:54 pm Assunto: |
|
|
E AI MC BLZ???
ENTÃO BROTHER TINHA ALGUMAS SIM E UMA BEM GROSSA QUE PODEI UM PEDAÇO PRA REPLANTAR.
ELA ESTAVA EM UM JARDIM DETONADO PERTO DA CASA DO MEU IRMÃO, AI NÃO RESISTI. NA VERDADE TO VIDRADO E TUDA PLANTA QUE EU VEJO PENSO EM BONSAI E ESSA FOI MAIS UMA....KKKKKK
ME DA UMAS DICAS DE CUIDADOS PRA ELA, VI Q VC TEM UMA TBM .
ABÇ |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 6:57 pm Assunto: |
|
|
Nome Científico: Duranta repens aurea
Nome Popular: Pingo-de-ouro, duranta, violeteira-dourada, violeteira
Família: Verbenaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Este arbusto de folhas douradas surgiu através de uma mutação da violeteira. Sua popularização foi um verdadeiro fenômeno no paisagismo brasileiro. O pingo-de-ouro, ao contrário de outros arbustos tradicionais, tem um crescimento muito rápido, o que aliado à sua coloração exuberante foram os grandes responsáveis pela sua larga utilização. É uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes. Além disso presta-se como bordadura, cerca viva, renque e até mesmo para a formação de bonsai.
Não é indicada para jardins de baixa manutenção, pois exige podas mais frequentes que outros arbustos. Quando não podado produz pequenas flores arroxeadas, róseas ou brancas e frutos esféricos, pequenos e amarelos, além disso suas folhas perdem um pouco a tonalidade dourada.
Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante à seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, já que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formação e manutenção freqüentes, utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhentos.
O ideal a meu ver seria transplantar para uma bacia maior para que possa se desenvolver a contento .
Cuidado com o Oídio, um pó branco que aparece embaixo das folhas e é comum nesta especie , deve ser combatido pulverizando calda sulfo .
No mais , estude a condução da especie e boa sorte.  |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 7:05 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Lopes Crivelaro escreveu: | E AI MC BLZ???
ENTÃO BROTHER TINHA ALGUMAS SIM E UMA BEM GROSSA QUE PODEI UM PEDAÇO PRA REPLANTAR.
ELA ESTAVA EM UM JARDIM DETONADO PERTO DA CASA DO MEU IRMÃO, AI NÃO RESISTI. NA VERDADE TO VIDRADO E TUDA PLANTA QUE EU VEJO PENSO EM BONSAI E ESSA FOI MAIS UMA....KKKKKK
ME DA UMAS DICAS DE CUIDADOS PRA ELA, VI Q VC TEM UMA TBM .
ABÇ |
Então Ricardo...
Oque eu posso te dizer agora e vai precisar ouvir é...
Deixe ela em paz!!!
kkkkk... Isso mesmo... Sei como é o começo no bonsai e perdi uma duranta linda por mexer nela logo após o transplante...
Agora ela precisa se recuperar, criar raízes e daqui uns 5 ou 6 meses vc pode desfolhá-la para ver qual o caminho tomar.
Adubação só daqui 60 dias. Para garantir.
Qualquer coisa me liga... vc tem meu numero..
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 7:13 pm Assunto: |
|
|
VALEU MC E SÉRGIO´
SÓ MAIS UMA COISA, O SERGIO ACHA MELHOR COLOCA-LA EM UM RECIPIENTE MAIOR. E VC ACHA O MESMO?
E DEVO DEIXA-LA NA AREIA?
Ó DÚVIDA CRUEL>>> KKK |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 10:57 am Assunto: |
|
|
Ricardo Lopes Crivelaro escreveu: | VALEU MC E SÉRGIO´
SÓ MAIS UMA COISA, O SERGIO ACHA MELHOR COLOCA-LA EM UM RECIPIENTE MAIOR. E VC ACHA O MESMO?
E DEVO DEIXA-LA NA AREIA?
Ó DÚVIDA CRUEL>>> KKK |
Desculpa a intromissão companheiro, mas eu também plantaria em uma bacia por exemplo. Quanto mais espaço para desenvolvimento das raízes, maior será sua recuperação, maior será a brotação/copa lhe dando mais opções na hora de esolher o estilo.
Boa sorte! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 3:34 pm Assunto: |
|
|
Ola , no meu entender o uso da areia grossa pura só se justifica quando o yamadori feito não deixa alternativa, ou seja , não mantem nenhuma raiz capilar ou muito poucas . Outra justificativa seria com especies de dificil propagação , como as mirtaceas e os juniperos entre outras, que mesmo com uma quantidade razoavel de raizes tendem a interromper o fluxo de seiva e provocar a morte da planta.
Mas quando retiramos uma planta do solo e junto ao tronco conseguimos manter uma certa quantidade de raizes capilares ou mesmo o torrão é possivel formar um substrato com 50% areia + 30% cacos e pedriscos + 20 % de terra conseguindo assim , alem de uma exelente drenagem uma melhor fixação da planta .
Outro quesito importante é o tamanho do recipiente em que colocamos a planta recolhida; quanto maior , melhor . Neste pequeno prato que se encontra as raizes capilares tendem a secar totalmente entre uma rega e outra e se conseguir manter o nivel de umidade ideal em pouco tempo o espaço será pequeno para que a planta se desenvolva .
Mantendo num espaço tão pequeno assim ela não se desenvolverá e o risco de abalos nas raizes são bem maiores do que se estivesse numa bacia grande com a planta protegida pelas bordas da bacia.
Plantar uma arvore numa bandeja é fazer bonsai , mas somente depois da arvore pronta é que escolhemos a bandeja , o prato , o vaso , a laje para enfim concretizarmos todo o projeto que com certeza já contará com varios anos de cuidados e condução. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 5:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Sérgio
Vou providenciar uma bacia e coloca-la , para que ela desenvolva melhor.
Não quero perder essa planta , já que esta com um aspecto legal.
Valeu , é sempre bom ouvir as dicas de quem tem mais experiencia. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
Ricardo...
O Bonsergio disse tudo... Pode seguir o que ele falou... Duranta é bem resistente, mas não abusa dela não..... rs..
Faça o transplante e deixe ela quietinha por um bom tempo..
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 9:26 pm Assunto: |
|
|
Valeu MC , to aprendendo muito com vcs ...
abçs |
|
|
 |
|