|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 5:12 pm Assunto: AJUDA PLANTA DOENTE |
|
|
Olá pessoal, talvez este não seja o melhor lugar para postar esse tópico, mas é caso urgente pois tenho uma planta (cereja d rio grande) que esta um pouco doente.
de uma semana pra ca começaram a aparecer pequenos pontinhos "enferrujados" e as folhas estão muito fracas, quase caindo sozinhas, basta encostar e elas caem, algumas folhas estão enrugadas, outras debilitadas como podem ver nas imagens, ALGUÉM JÁ PASSOU POR ISSO? O QUE DEVO FAZER? É PRAGA OU DOENÇA? por favor me ajudem....
Uploaded with ImageShack.us[/img]
[img]http://imageshack.us/photo/my-images/37/s73f2540.jpg/[/img]
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 8:50 pm Assunto: |
|
|
Edicarlos...
Cara eu acredito que passei pelo mesmo problema véi... Pesquisei em tudo quanto é canto, até que um amigo me indicou usar sulfeto de cobre. Um pó verde. Diluir a 15% em um litro de água e borrifar 2 vezes por semana durante 3 semanas. Minha laranjeirinha acho que pegou isso ai e pra mim foi tiro e queda. Tenta ai... Só não sei onde comprar. A marca se não me engano era dimmy...
Se alguém mais experiente achar que estou errado, que ajude por favor..
Abraço e boa sorte.. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 8:08 am Assunto: |
|
|
valeu Mcdonald!!
eu já vi alguns posts aqui no forum, mas ninguem havia dito como resolver o problema realmente!!!
mas alguem tem um diagnóstico pro que esta acontecendo? fico na dúvida se é uma bacteria, fungo ou se é uma debilidade nutricional da planta! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 10:15 am Assunto: |
|
|
Então ...
Meu amigo me disse que era um fungo, mas não sabia dizer exatamente qual. Vc transplantou recentemente? _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 10:53 am Assunto: |
|
|
NÃO, COMPREI ... é um daqueles "pré bonsais " que vem em bandejas de plastico.... sei que não é recomendado mas comprei há uns 3 meses pois faz pouco tempo que começei na arte e além desse aí só tenho mudas.. na verdade comprei com a intenção de me aperfeiçoar no desenvolvimento das plantas em um modo geral e não perder as minhas mudas quando transplanta-las na badeja, mas infelismente aconteceu isso....
vai ser uma ótima experiencia tentar curá-la!!! |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 11:09 am Assunto: |
|
|
tive probleme bem parecido, se não for o mesmo, so q o meu era num cajueiro, fui procurar um inseticida e tava tudo muito cara tipo 30 reais o Litro mais o pe de caju era relevante e num valia tanto heh, ae me indicaram um tal de Barage (inseticida de gado) segundo eles o principio ativo era bem parecido e podia servir, so num tinha muita garantia ja q era de gado e não de planta, a dose custa 5 reais então num custava nada tenta heh, comprei e misturei tb com 1 oleo mineral q tenho ja q tinha algumas cochonilhas enxendo o saco tb. aparentemente resolveu o problema pelomenoas as brotações novas num vi sinal da ferrugem...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19413&highlight=
ela dava esse sinal q tem nas fotos la e depois ficava preto o local e ia secando os brotos |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 8:27 pm Assunto: |
|
|
Edicarlos Roberto escreveu: | valeu Mcdonald!!
eu já vi alguns posts aqui no forum, mas ninguem havia dito como resolver o problema realmente!!!
mas alguem tem um diagnóstico pro que esta acontecendo? fico na dúvida se é uma bacteria, fungo ou se é uma debilidade nutricional da planta! |
É fungo!
Pode usar fungicida, Enxofre ou Sulfado de cobre.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 61 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 12:06 am Assunto: |
|
|
É um fungo chamado ferrugem das myrtaceas, Puccinia psidii.
É ligado a umidade e as vezes frio, favorezido por chuvas frequentres e orvalho Fungicidas e produtos com silício tem reduzido,, mas de forma preventiva. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 3:52 pm Assunto: bonszai |
|
|
Um bom fungico para atacar o problema pode ser obtido a partir da diluição de calda sulfocalcica em agua, promovendo uma asperção bem intensa na planta, tanto na parte superior quanto inferior das folhas. Em seguida, cubra toda a planta com um saco plastico transparente, preso no fundo do vaso e deixe a planta apartada das demais, para controlar e administrar melhor o resultado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 11:25 pm Assunto: Re: bonszai |
|
|
nickyfury escreveu: | Um bom fungico para atacar o problema pode ser obtido a partir da diluição de calda sulfocalcica em agua, promovendo uma asperção bem intensa na planta, tanto na parte superior quanto inferior das folhas. Em seguida, cubra toda a planta com um saco plastico transparente, preso no fundo do vaso e deixe a planta apartada das demais, para controlar e administrar melhor o resultado. |
Nick...
Fiz o uso desta calda diluida a 15 ml por litro nas minhas plantas. E não sei se foi coincidência mas minha laranjeirinha está caindo as folhas novamente..
Será que tem alguma relação?
Pode-se usar nos cítricos também? _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 5:59 am Assunto: bonsai |
|
|
Mc, se não me engano, na pagina principal do site do Atelier voce irá encontrar informações mais precisas sobre a volume correto de diluição desse produto, para aplicar em qualquer planta, visando combater algumas pragas. O pessoal mais antigo que eu há muito vem usando para debelar ataques e combater agentes fungicos, com relativo sucesso. A queda das folhas deve estar relacionada não com a aplicação do produto em si, mas com o ataque das pragas, que de uma maneira ou de outra, deixam a planta (tronco, casca, raizes, galhos e folhas) sujeitas a morte prematura.
Em todo caso, dê uma lida na matéria contida no link abaixo, para esclarecer qualquer dúvida a respeito do uso desse produto em citricos:
http://guia.mercadolivre.com.br/calda-sulfocalcica-produto-alternativo-citricultura-13692-VGP _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|