FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dicas para uma muda - Não sei a especie
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 12:30 pm    Assunto: Dicas para uma muda - Não sei a especie Responder com citação

Galera, tenho uma muda de uma planta que não se qual espécie ela é e também não faço ideia do que fazer com ela e nem sei se tem algum potencial para um bonsai.

Comprei ela já faz vários meses e deixei ela no vaso, não mexi nela depois. Já fui informado de que é um jasmim, mas não tenho certeza se é mesmo.

Queria algumas dicas do que fazer com ela. Sei que o melhor agora é deixar ela crescer engrossar, mas já queria ir ao menos dando um formato ao tronco ou aos galhos para depois não ficar mais difícil de fazer algum movimento no tronco.

hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcello, trata-se de uma Murta ou Jasmim branca como tb é chamada, sendo minha eu descascaria a parte interna dos troncos amarraria com borracha e deixaria crescer livre por um tempo, isso faria a planta fundir os três troncos, e em pouco tempo vc já teria um tronco bem grosso, abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Ola marcelo ela é conhecida como jasmim laranja ou murta de cheiro tenho uma se te servir de base de uma olhada no meu topico e veja a minha.
Se tiver que fazer algum movimento faça agora pois depois acho que ficara mais dificil.
mas espere a opinião dos amigos...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19125&highlight=jasmim++murta
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Fala hraphi, bom, eu tinha aparrado o tronco com uma borracha, passou alguns meses mas a planta não fundiu os troncos, depois a borracha ressecou e quebrou ai também não coloquei outro. Mas vou fazer isso novamente então.

Será que se colocar ela em um vaso maior ela vai crescer mais rápido? Quanto a estilização será que eu já poderia ir conduzindo os galhos e fazendo algumas podas?

O estilo dela acha que fiaria bom para fazer o que?

Valeu ai pelas dicas, abraço!
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

Por enquanto não tenho idéias de projeção, as brotações estão muito altas, só depois de uma poda radical e nova reconstrução é que vc iria ter mais opções para estruturação do estilo, desse jeito que está, só consigo imaginar um hokidashi ( vassoura ) , mas mesmo assim, os primeiros galhos ainda estariam muito altos para a espessura do tronco.
Uma pergunta. Vc descascou os troncos e colocou as partes descascadas em contato direto antes de amarrar a borracha? com a cicatrização a murta costuma fundir sim, mas leva um certo tempo, os troncos devem engrossar um pouco, nada de pressa para retirar ok?Lembre-se que a paciência é fundamental.
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

não descasquei não, acho que foi isso. Vou ver se faço isso hoje então. Ai será que eu já posso fazer tudo isso de uma vez? Descascar e juntar os troncos, , fazer um movimento no tronco e fazer uma poda pequena?
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Pode fazer as interveções sem problemas, mas a poda eu não faria agora, quanto mais folhas mais rápido vai engrossar, depois da fusão dos troncos e consequentemente o engrossamento dos mesmos, faria uma poda radical, deixando o tronco bem curtinho e recomeçaria a formar uma copa. O bom é ter muitas plantas para trabalhar, quando temos poucas plantas, existe uma tendência nbatural de ficar mexendo toda hora nas mesmas, e com isso, as vezes, pulamos etapas importantes, que só fazem tetardar ainda mais a evolução. Minha dica, faça as intervenções necessárias e esqueça ela por um bom tempo, claro que sempre observando a rega e adubação...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: