FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

FICUS - Dicas para estilização
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 19, 2011 9:13 am    Assunto: FICUS - Dicas para estilização Responder com citação

Fala galera! Estou com um fícus em uma bacia e a algum tempo venho percebendo que, naturalmente ele está adquirindo um formato legal. Ainda é uma planta jovem, mas a meu ver, se for bem trabalhada poderá dar uma bela planta futuramente(Opinião de iniciante).

Coloquei alguns arames, para dar uma forma, mas gostaria de algumas opiniões quanto ao formato que seria legal para ele e se seria bom também dar um formato com podas e como devo fazer!

Segue as fotos. Desde já agradeço pela colaboração dos amigos!

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 19, 2011 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

Gosto muito de ficus, nos permitem muitas possibilidades.
Esta parte reta inicial não agrada e confere a sua futura planta uma falta de qualidade que eu pensaria em corrigir o mais rápido possível. Se deixar mais para frente vai ficando com dó...
uma opção seria realizar um alporque próximo ao final da parte que sobe reta. A prte de cima que está sinuosa vai formar outra planta, pode pensar em um moyogi, um raiz sobre pedra, um neagari, até kengai e hankengai se quiser. Na parte de baixo que sobrou, faria poda logo acima do primeiro galho, fazendo deste galho a continuação do tronco para a formação da nova planta.
O ficus cresce rápido, tendo a possibilidade de ter um (ou dois) belos pré bonsais em um ano. Very Happy
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 19, 2011 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Eu usaria o primeiro galhinho como novo ápice.

Nem daria ao trabalho de alporque. Já colocaria a estaca na areia pura direto. Laughing
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 19, 2011 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Uma observação: Ela está com trips. Essas folhinhas fechadas, se você abrir, vai ver um insetinho preto, minúsculo. Umas duas aplicações em uma quinzena de um inseticida qualquer deve resolver, mas é bom combater para não passar para as outras plantas.

Quanto à estilização, concordo com o Nikkei 100, mas dá para tirar uns três alporques daí. Assim, ficam 4 plantas para trabalhar. Quanto ao tamanho, ela cresce que é uma maravilha. Pode fazer que é certo.

Um abraço, e boa sorte.
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 19, 2011 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Fala galera, Brigadão ai pelas dicas... Boa observação do Thiago Batista, não sabia que essas folhas fechadas eram pragas, pensei que era normal, por ser folhas novas, pois desde que comprei ela está assim e a medida que vai passando o tempo, as folhas crescem e abrem, e olhe que já deve fazer uns 8 meses que tenho essa planta.

Eu tenho aqui óleo de neem, isso resolve? Posso aplicar também nas outras plantas pra prevenir? Ouvi falar também que é bom misturar detergente e aplicar na planta pra pragas, isso é verdade ou mito??

Bom, quanto ao alporque, o pessoal vem me falando isso desde que eu transplantei ela para a bacia, já fazem uns 10 meses e realmente eu não queria cortar, ainda mais agora que depois desse tempo eu vi a planta se desenvolver bastante.

Pensei em deixa-la no estilo CHOKKAN. A ideia seria deixa-la formar uma copa bem densa e depois trabalhar as raízes aéreas deixando a planta cheia delas em volta do tronco, assim o tronco principal iria se destacar pouco e não iria fazer muita diferença se ele está muito reto ou não. O que vocês acham galera?
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 9:32 am    Assunto: Responder com citação

O neem serve sim para controlar os tripes, mas como ele tem efeito sobre a alimentação dos insetos, eles não vão morrer imediatamente. Deve repetir a aplicação algumas vezes.

Você tem que abrir as folhinhas para ter certeza de que é trips mesmo, pois você falou que quando ficam mais velhas elas costumam abrir de novo, mas quando é trips, geralmente elas não abrem não. Ficam amarelas e caem.

Observe também as outras plantas, pois em algumas as folhas não fecham. O trips ataca qualquer planta, principalmente as de folhas mais macias, como as primaveras e romã, mas pode ser que se espalhem sobre as outras. Quando ataca folhas duras, como as da goiaba, percebe-se uma mancha branca se formando, como se fosse um ninho de aranha. São os ovos. Aplique sobre eles e irá matar os adultos. Continue a aplicação, pois os ovos não morrem.

Um abraço. Boa sorte.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Tive infestação por trips duas vezes e observei o seguinte nas minhas plantas:
ficou restrito aos ficus,
ir retirando todas as folhas dobradas e jogando fora (longe das plantas) e, passar um inseticida comum (spray de supermercado) elimina fácil e rápido o problema.
Quando comecei no bonsai achava que o estilo chokkan era dos mais fáceis de atingir: tronco reto e galhos direcionados para o lado, fácil. Mas hoje vejo que não é tão simples assim, o estilo precisa ter várias caracteristicas importantes que o caracterizam. caracteristicas essas que às vezes não é tão fácil de conseguir, como conicidade, tamanho das folhas e disposição dos galhos.
No que você mensionou, acho que seria mais interessante um hokidashi, não sei. Mas o alporque ainda acho interessante
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 20, 2011 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, eu pensei em fazer um estilo meio parecido com o hokidashi ou algo como uma "mistura" de hokidashi e chokkan. Mas estou pensando em fazer o alporque a aproveitar as duas partes. A parte de cima, como a copa ja está com um formato bom para ser trabalhado eu poderia já aproveitar isso e fazer um novo ápice na parte de baixo.

Quanto a praga, eu apliquei óleo de neem. Isso resolve? Seria melhor óleo de neem ou óleo mineral (ou os dois)??

Outra dúvida. O alporque eu posso fazer com que? Não encontro musgo e nem esses outros insumos aqui pela região. Ao invés de usar um saco, poderia colocar alguma outra coisa como uma vasilha de manteiga???
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 21, 2011 7:15 am    Assunto: Responder com citação

Pode usar o pote de manteiga sim, desde que consiga manter o alporque sempre úmido para não prejudicar as raízes novas. Pode tentar usar vermiculita se conseguir achar.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 21, 2011 8:29 am    Assunto: Responder com citação

Eu usei areia grossa com sucesso no fícus. Enraizou rapidinho.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: