FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minha Jabu 12 anos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 2:49 pm    Assunto: Minha Jabu 12 anos Responder com citação



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 6:11 pm    Assunto: Jabu Responder com citação

Ola amigo belo exemplar este seu tenho uma jabu de 30 anos que estou trabalhando daqui a pouco coloco as fotos dela pra ver como esta ficando ela estava na estufa ate aparecer as novas brotações depois das opinioes do pessoal aqui do furum .Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Leonardo Lyra Lyrio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 26/08/06
Mensagens: 380
Localização: Vitória - ES

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 6:38 pm    Assunto: Jabuti Responder com citação

Linda Jabuticabeira,
Só uma pergunta. Já frutificou?

abraço
_________________
"Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 7:29 pm    Assunto: Re: Jabu Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola amigo belo exemplar este seu tenho uma jabu de 30 anos que estou trabalhando daqui a pouco coloco as fotos dela pra ver como esta ficando ela estava na estufa ate aparecer as novas brotações depois das opinioes do pessoal aqui do furum .Abraços


Oi André, adoraria ver fotos dessa sua Jabu, 30 anos é um bonsai de responsa e o caule da Jabu fica lindo quando atinge essa idade...
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 7:34 pm    Assunto: Re: Jabuti Responder com citação

Leonardo Lyra Lyrio escreveu:
Linda Jabuticabeira,
Só uma pergunta. Já frutificou?

abraço


Oi Leonardo, quando crescia livremente no chão já frutificou, ela é híbrida frutifica mais rápido, diferentemente da Jabuticaba Sabará que se for obtida por sementes só frutifica com pelo menos 15 anos Shocked .

Agora depois da poda de raízes, poda radical, desfolhas constantes e aramações, já está a dois anos sem frutificar, Sad Sad . Espero que quando eu diminuir as intervenções ela volte a produzir.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 43
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Eu selecionaria alguns galhos e podaria alguns!
Vc ter 3 troncos grossos, e deles saem inúmeros raminhos finos!
Eu deixaria 3-4 galhos pro tronco e deixaria eles engrossarem um pouco!
Vc tem ramos finos, longos e sem ramificação!
Melhoraria se tivesse menos ramos, mais grossos e com ramificação mais intensa!
Wink
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Fecho com o markus hraphi, sua jabu está saudável mas realmente seus galhos são muitos e estão muito finos.
Eu selecionaria os melhores posicionados e deixaria crescer para aumentar o calibre. Com a técnica do cresce/corta provocaria a ramificação.
Ficará muito mais bela e natural.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Markus Von Kossel escreveu:
Eu selecionaria alguns galhos e podaria alguns!
Vc ter 3 troncos grossos, e deles saem inúmeros raminhos finos!
Eu deixaria 3-4 galhos pro tronco e deixaria eles engrossarem um pouco!
Vc tem ramos finos, longos e sem ramificação!
Melhoraria se tivesse menos ramos, mais grossos e com ramificação mais intensa!
Wink


Opa, boa visão a sua Markus, realmente esses galhinhos tem que dar uma encorpada, mas ela foi retirada do chão a apenas dois anos e foi feita uma poda radical ficando apenas os três galhos mais grossos, vai ser preciso muito mais tempo para ramificar e engrossar os galhos secundários, vou selecionar alguns e retirar outros.Muito obrigado pelas ótimas dicas, vamos ter paciência, ela chega lá, rssrsrsr. Abraço.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.


Editado pela última vez por hraphi em Qui Abr 07, 2011 3:41 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizada depois de algumas intervenções, com destaque para o refinamento do ápice que estava sem conicidade, e diminuição de alguns ramos favorecendo o engrossamento de outros.



_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 6:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Hraphi, os arames finos em galhinhos finos não têm praticamente eficácia alguma em sua modelação, vez que à medida que engrossam os galhos acabam por perder a forma obtida através deles. Por isso, minha sugestão é no sentido de deixar os galhos crescerem, alongando-se bem, sem usar arame, de forma a engrossarem adequadamente. Em todo o tempo de cultivo, vc poderá então reduzir seu comprimento, buscando com isso a formação estrutural adequada, isto é, com bifurcação e ramificação terciária, fechando sua complementação a partir de brotações mais iniciais, isto é, mais próximas ao tronco, o que irá contribuir para uma densificação correta.

Essa variedade de jabu, hibrida, recebeu esse nome não por que seja resultado de manipulação genética, como ocorre com o milho hibrido, por exemplo, mas apenas uma nomição diferenciadora das outras variedades, como a sabará e a paulista. Suas folhas são relativamente maiores que as dessas duas, mas bem menores que a variedade olho branco, que são bem maiores.

Para lidar com isso, pode-se então efetuar desfolhas mais frequentes, como por exemplo: uma no inverno, outra na primavera e mais uma no verão. O unico período em que ficará sem desfolhar será no outono. Adubação reduzida tambem, logo após a desfolha completa, proporciona uma estabilização no tamanho das folhas para menores por mais tempo, bem como igualmente um controle na agua da rega diária. Com a exposição solar o dia inteiro, faça a rega reduzida apenas ao final da tarde e apenas se o solo estiver, abaixo da superficie, ligeiramente seco. Se permanecer levemente umido, não regue.

A ramificação dos galhos deve seguir como mostrado na imagem abaixo:



Após formar os ramos primário, secundário e terciário, vem a busca pela ramificação fina:



Lembrando sempre que, às vezes, precisamos cortar tudo curto e reiniciar o trabalho de formação do galho, para não perder tempo e para obter um galho com qualidade e técnica. Veja isso, por exemplo, na imagem abaixo, que caracteriza a formação estrutural lateral do galho, caso siga um movimento levemente sinuoso, proporcionando uma estabilidade visual mais adequada à formação:



Veja na imagem abaixo, o correto posicionamento de um galho em formação:



Minha sugestão para sua planta é que vc aguarde o inverno e faça uma desfolha completa, para analisar detidamente a estrutura aerea atual. Em seguida, corte todos os galhos, reduzindo seu comprimento e reiniciando alguns, buscando formar neles as ramificações explicitadas acima. Os cortes redutores, como expliquei, visam a aproximar as brotações do tronco, criando uma massa verde mais compactada, no que chamamos de densificação. Ao mesmo tempo em que irá formar os galhos, irá tambem proporcionar estabilidade visual através da densificação, resultando num trabalho mais primoroso, com qualidade técnica superior.

A manter como está, infelizmente, vc nunca terá em mãos um bonsai de qualidade dessa nativa. Mas, como repito sempre, gôsto é igual pescoço: cada um de nós tem o seu. Então, talvez prefira continuar na mesma linha..... Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nycky, primeiro muito obrigado pela aula, seus posts como sempre muito instrutivos. Estou deixando os galhos crescerem para engrossarem um pouco, mas com certeza vou encurtá-los e ramificar próximo do tronco como sugeriu, pode ter certeza, se olhar as fotos já dá pra notar um leve engrossamento, agora quanto a técnica de déficit hídrico após as desfolhas, assim como a não adubação e pleno sol para reduzir o tamanho das mesmas, conhecia, mas ainda não estou fazendo, parece que a planta diminui o tamanho das folhas para perder menos água, tendo em vista que está passando por uma escassez, e "suando" por estarem a pleno sol, logo que as folhas chegam a maturidade pode adubar e regar normalmente.
Minha idéia é essa, está de acordo com o que sugeriu, deixo crescer livre agora, só para engrossarem, e no inverno, desfolho e podo curto os galhos, se podasse curto antes poderiam secar as brotações pois estavam muito fininhas.Mas uma vez muito obrigado pela atenção,abraço.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2011 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

PS: Nicky, no inverno posto fotos dela desfolhada para vc me ajudar com os cortes redutores , pode ser?
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 7:00 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Hraphi, será um imenso prazer poder ajudar vc a melhorar a estrutura de sua planta. Aguardemos, pois, o inverno. Cool
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 10:38 am    Assunto: Responder com citação

Opa, valeu Nicky, bom saber que posso contar com a sua ajuda, por isso gosto desse fórum.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/06/10
Idade: 39
Mensagens: 109
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2011 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, gostei muito desse tópico.
Várias informações importantes. Será muito útil para mim também.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil