Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gledson santos de jesus

Registrado: 25/06/10 Idade: 40 Mensagens: 33 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Nov 09, 2011 2:13 am Assunto: Transplante para escorredor |
|
|
Ola amigos estou com duvida de como deve ficar as raizer dentro do escorredor
E se posso podar 1/3 das raízes, depois de ter diminuído o torrão para melhor acentalo no substrato.
Obrigado pela ajuda.
 _________________ Gledson Santos
O livro é um mestre que fala mas que não responde
(Platão) |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qua Nov 09, 2011 10:05 am Assunto: |
|
|
sou novato e não tenho esperiencia com escoredor...
porem pelo q entendo se vai passar pro escoredor e para q ela aproveite tanto o material do vaso como o do escoredor... se vc cortar qualquer quantia de raises ela vai demorar mais para crecer elas novamente, entendo q deve-se podar quando se retira do escoredor mais não quando vai colocar. pelomenos e o q eu entendo... se vc pode ela gasta seus recursos focando na recuperação das raises... se não podar ela não tera no q gastar os recursos e usara para crecer e engrosar... |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Nov 09, 2011 1:24 pm Assunto: |
|
|
Gledson,
Entendo que deve observar três coisas. A primeira é a espécie da planta, se possui raiz pivodante muito grande e a idade da mesma, a segunda é se a planta está saudável o suficiente para não sentir uma eventual poda de raízes e a terceira é a quantidade de raízes que hoje dispõe.
Ao meu ver se estiver tudo ok com ela e vc pensar em passar para o escorredor, caso ela tenha muitas raízes ou pivodante que atrapalhe encaixar no escorredor (obviamente dependendo do tamanho de sua planta e do escorredor), pode-se fazer um poda de raízes, contudo, sugiro manter o torrão de terra para que ela possa se recuperar melhor.
Num segundo transplante daqui uns anos 2 aí sim, acho que poderá diminuir mais o torrão ou finaliza-lo, bem como uma poda mais abrangente de raízes. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
gledson santos de jesus

Registrado: 25/06/10 Idade: 40 Mensagens: 33 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Nov 10, 2011 12:20 am Assunto: |
|
|
Ate o presente momento muito obrigado pelas dicas _________________ Gledson Santos
O livro é um mestre que fala mas que não responde
(Platão) |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 2:21 pm Assunto: |
|
|
Gledson,
As raízes mais finas são as que nutrem mais a planta. Ao meu ver você não precisa cortar as raízes, já que a técnica do escorredor conciste em engrossar o caule. Passe a planta para o escorredor e quando as raízes estiverem saindo pelos buracos coloque na mamadeira.
Navegando no site você vai encontrar muita coisa bacana a esse respeito.
abraço! _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Nov 22, 2011 12:19 pm Assunto: |
|
|
Mantenha o máximo de raízes finas. O que não pode é as raízes ficarem enroladas dentro do escorredor. Como já disseram, retirar a pivotante pode facilitar mais para frente, mas desde que ainda mantenha quantidade razoável de raizes na planta. Cada caso é um caso... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|